Karaté: Famalicense Tânia Barros é campeã nacional

Decorreu este sábado, na cidade do Porto, Campeonato Nacional Sénior de Karaté em categorias individuais.

Vila Nova de Famalicão esteve muito bem representado com Tânia Barros a chegar ao topo do pódio. A atleta ao serviço do SC Braga conseguiu trazer a medalha de ouro na categoria -50kg, depois do confronto com Catarina Rodrigues do Sporting.

https://www.facebook.com/scbragakarate/posts/1049976388718056?__xts__%5B0%5D=68.ARAD9GbkzTlXyU2ghxexGLu6ncW1xUQGBlMJmYhrX2l5rpOTXy1k6pZxYDJaPum23BC8LOeeOTuHDhga2L4Bj13MGPas10sI7DNYSlZepiJKHMJapo-0W-ccCxnNemYG3quAeGCt2axQkZnkv7ZARHznG2MGDGjkt9KgBVWrjF-CHC0VQ1uHqqTJ3G0Iyowaq0wfRZBhDjRjeLu71PvTsBURb_gpMYXe9krbpF35oMlsXQsGpdOihs2a4ZAo8CW31TZZX_8pkg1pPRaM1_shO43ptjXkRmEGSKQSeKg5S2AIh923JUbCDwropzbKcpg6bRAWnzgRf-8JYH3jD-fJZuSiFQ&__tn__=-R

Famalicão: Câmara e ARS Norte assinam contratos-programa para duas unidades de saúde

A Câmara Municipal e a ARS Norte já assinaram os contratos-programa com vista à construção dos novos edifícios para as unidades de saúde familiar de S. Miguel o Anjo, em Calendário, e a da vila de Joane.

O presidente da Câmara Municipal de Famalicão deu a novidade na Assembleia Municipal desta sexta feira, que ainda decorre. Mário Passos considera que são boas notícias, ainda que tenha assinalado que o Município terá de assumir uma parte dos gastos com estas obras.

Famalicão: PS considera que fecho da maternidade é “alarmismo’

Os partidos com assento na Assembleia Municipal não manifestaram unanimidade na posição sobre o possível encerramento da maternidade do hospital de Famalicão.

Os grupos parlamentares do Chega, CDS, CDU e PSD apresentaram votos que vão no sentido da defesa da manutenção da maternidade. Sobre esta matéria, o PS não apresentou qualquer moção e votou ao lado da CDU rejeitando todas as outras.

O voto da CDU vai no sentido da defesa do Serviço Nacional de Saúde e colheu a unanimidade do plenário que decorre na noite desta sexta-feira; já acerca dos votos de protesto que, especificamente, sinalizam o eventual fecho da maternidade, o PS votou contra, considerando que se trata “de alarmismo'”.

Recorde-se que, recentemente, foi tornado público o relatório da comissão sobre a reforma das maternidades, que propõe o fecho da unidade de Famalicão no plano nacional de reorganização destes serviços.

 

Mário Jorge Machado reeleito presidente da ATP

Mário Jorge Machado foi reeleito presidente da direção da Associação Têxtil e Vestuário de Portugal (ATP), mandato de 2022/2024. O administrador da Estamparia Adalberto liderava uma lista única, com António Falcão como presidente da Assembleia Geral, em representação da Têxtil António Falcão, e Ana Júlio Furtado, como presidente do Conselho Fiscal, em representação da A. Sampaio & Filhos.

O mote da candidatura era “Reinventar o setor, construir um futuro sustentável”. Em alguns pontos, Jorge Machado promete lutar em defesa dos interesses do setor e das suas empresas, particularmente na melhoria das suas condições de competitividade; quer prosseguir com o esforço de dar visibilidade à fileira têxtil e da moda portuguesa, no país e no exterior; pretende reforçar a proximidade da Associação aos associados; defende a contratação coletiva com o objetivo de assegurar a paz social e o desenvolvimento sustentado.

Mário Jorge Machado mostra-se, ainda, empenhado em «desenvolver os projetos que possibilitem a realização da missão e objetivos consignados à ATP, particularmente aqueles que terão de estar alinhados com a estratégia da União Europeia, em que prevalecerão as iniciativas destinadas à descarbonização e transição energética, à sustentabilidade e circularidade, à digitalização, à capacitação, à inovação produtiva e à internacionalização das atividades».

Famalicão: Parque da Ribeira em Joane vandalizado

O Parque da Ribeira, na vila de Joane, foi alvo de atos de vandalismo.
A denúncia é feita pelo autarca local, António Oliveira, que lamenta que «apesar de toda a formação, cultura e educação que é ministrada a todos, isto continua a acontecer».
Como de pode ver na foto, mesas foram, literalmente, arrancadas do chão.
Uma péssima imagem da localidade que, este domingo, e a partir deste mesmo local recebe os Campeonatos Nacionais de Estrada de atletismo, uma organização da ATC, com o apoio da Federação Portuguesa de Atletismo, Associação de Atletismo de Braga e Câmara Municipal.

Famalicão: Lions Clube ajuda Lar em S. Tomé e Príncipe

O Lions Clube de Vila Nova de Famalicão enviou, no dia 29 de setembro, tonelada e meia de material para o Lar de São Francisco de Assis, na Ilha de Príncipe, S. Tomé e Príncipe. Trata-se de material hospitalar, de higiene e desinfeção, que resulta da parceria estabelecida entre o Lions Clube de Famalicão e o Lions Clube de Roissy Pays de France. Colaborador importante nesta operação solidária é frei Fernando Ventura, também associado à construção do lar local.

O Lar São Francisco de Assis, inicialmente denominado “Casa Betânia”, vai acolher os idosos da Ilha do Príncipe que necessitem e também casos sociais.

O projeto, que começou há 4 anos, com um custo global de 317.000€, foi feito integralmente com donativos “dos pobres”, e aos quais o Papa Francisco juntou os últimos 30.000€ necessários para a sua conclusão. Daí o mote registado junto do nome do Lar de São Francisco de Assis: “dos pobres para os pobres”.

Os Lions Clubes de Vila Nova de Famalicão e Roissy Pays de France aliaram-se a este projeto no fornecimento de equipamento tão necessário para o Lar.

Este é um primeiro envio, composto por material de higiene e desinfeção hospitalar, EPI’s e canadianas, estando ambos os Lions Clubes empenhados na concretização de um donativo mais significativo, com a maior brevidade possível.

 

 

Famalicão: Casa do Artista Amador do Louro inaugurada este domingo

O presidente da Câmara Municipal, Mário Passos, participa este domingo, às 12h30, na inauguração da Casa do Artista Amador do Louro, espaço que vai funcionar na antiga escola primária de Gandra.

A Casa do Artista Amador, que servirá também de sede para a associação promotora do festival Laurus Nobilis, a Associação Ecos Culturais do Louro, funcionará como um novo polo cultural na freguesia.

Outubro marca, assim, o arranque da programação com a realização de cerca de 25 eventos ao longo deste mês, como concertos, exposições, palestras, entre outros.

A reabilitação do edifício representou um investimento municipal de cerca de 77 mil euros.