Juventude concentra-se até domingo no Extreme Gaming

Largas centenas de jovens de diferentes pontos do norte do país estão esta sexta-feira no Famalicão Extreme Gaming. O evento decorre até domingo, dia 8, no Lago Discount em Ribeirão.

Mariana Machado, da organização, que pertence à Associação de Desportos Eletrónicos, diz que este é o maior evento do género no norte do país. Algumas competições nacionais acontecem neste festival. É o caso de uma competição para o Euro 2020, que pela primeira vez vai ser realizada em Portugal.

Além dos videojogos, simuladores, realidade virtual estão presentes youtubers, que são ídolos para muitos jovens. Jamie Drake explica que ser youtuber é uma grande responsabilidade, porque são uma influência para os mais novos. Para Chentric, outro youtuber, esta é uma profissão e aquilo que parece ser espontâneo é pensado e exige muito trabalho.

A Câmara Municipal de Famalicão apoia o evento do ponto de vista financeiro e logístico. Para o vereador do Desporto, Mário Passos, o Extreme Gaming é um evento à escala europeia que dá notoriedade a Famalicão.

O Exército Português está presente. O major-general, Rui Lopes, diz que o exército está onde estão os jovens, que são a base de recrutamento. Além disso, o exército traz propostas lúdicas, como um simulador de realidade virtual, que mostra aos jovens como é fazer parte de uma viatura de combate.

Controlo de Fronteiras nos Aeroportos pode parar no Natal para evitar filas

O Sistema de Segurança Interna (SSI) admite que o novo sistema europeu de controlo de fronteiras para cidadãos de países fora da UE pode ser suspenso no Natal para evitar filas nos aeroportos. A decisão dependerá das informações que chegarem de cada aeroporto.

Em resposta à Agência Lusa, o SSI explicou que a Comissão Europeia já deu autorização para esta suspensão temporária. A medida surge porque, em vários aeroportos europeus, o Sistema de Entrada/Saída (EES) tem criado atrasos devido aos novos procedimentos exigidos.

O SSI garante, no entanto, que a suspensão só será usada se for mesmo necessária e sempre sem colocar em causa a segurança das fronteiras.

O EES começou a ser aplicado em Portugal e no espaço Schengen a 12 de outubro.

Famalicão: Unidade de Saúde de Joane pode não estar pronta dentro do prazo

A construção da nova Unidade de Saúde Familiar de Joane pode não estar pronta dentro do prazo. A preocupação foi manifestada pelo presidente da Câmara, Mário Passos, no decurso da Assembleia Municipal que decorreu na noite desta sexta-feira.

Se a construção não terminar antes de junho de 2026, corre o risco de perder o financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência.

Imprevistos na construção, designadamente ruínas de instalações anteriores quando a empresa fazia as fundações do edifício, provocou atrasos na obra que arrancou a 23 de dezembro do ano passado.

A nova USF de Joane representa um investimento de 2,1 milhões de euros, dois milhões dos quais comparticipados pelo PRR e com um prazo de execução de 540 dias.

 

Famalicão: Duas pessoas atropeladas na Avenida do Brasil

Duas pessoas foram, na manhã deste sábado, atropeladas por um veículo ligeiro, na Avenida do Brasil, em Famalicão.

O acidente aconteceu minutos antes das 11h00, junto à farmácia e ao posto de combustível.

Para o local foram acionados os Bombeiros Voluntários Famalicenses.

As primeiras informações dão conta de que as vítimas deverão ter sofrido ferimentos considerados ligeiros e serão encaminhadas para o hospital local.

A PSP tomou conta da ocorrência.

Famalicão: Falta de eficácia ofensiva dita derrota

Na noite desta sexta-feira, na primeira jornada da segunda volta, o FC Famalicão visitou a ADCR Caxinas Poça Barca, último da classificação da Liga de Futsal, e perdeu, por 2-1. Um resultado que se explica pela falta de eficácia ofensiva famalicense que, na primeira parte atirou três bolas aos ferros, teve outras oportunidades e a oposição do guarda-redes adversário.

Os golos vieram apenas na segunda parte, com a equipa de Vila do Conde a chegar aos 2-0. O Famalicão ainda reduziu, por Douglas Risi. Neste período, a equipa de Kitó Ferreira apostou no 5×4, aumentou a pressão, mas teve pela frente um inspirado Daniel Osuji, guarda-redes do Caxinas.

Com 12 jornadas, o Famalicão mantém os 11 pontos. No dia 13 de dezembro recebe o Elétrico.

 

Assembleia Municipal dá “luz verde” a PPP no Hospital de Famalicão

A Assembleia Municipal de Vila Nova de Famalicão aprovou, na noite de 5 de dezembro, uma moção da Iniciativa Liberal que defende a criação de uma Parceria Público-Privada (PPP) para a gestão do Hospital S. João de Deus e o avanço urgente do seu alargamento e modernização. A proposta contou com os votos favoráveis de PSD e CDS, a abstenção do Chega e os votos contra do PS e da CDU.

O coordenador da IL Famalicão, Paulo Ricardo Lopes, afirmou que se “congratula pela aprovação da moção” e elogiou “a responsabilidade do PSD e CDS”, sublinhando que “a saúde dos famalicenses tem tudo a ganhar com esta postura de procura das melhores soluções para o futuro do nosso Hospital”.

A IL reforça que a saúde deve servir as pessoas e que não deve existir preconceito ideológico relativamente às soluções mais eficazes. A moção recomenda ao Governo a avaliação e promoção de um modelo de PPP para o Hospital de Famalicão, acompanhado de um plano de expansão que permita aumentar camas, reforçar as urgências, modernizar serviços cirúrgicos e melhorar todas as áreas assistenciais.

Famalicão: Colisão entre camião e carro na variante nascente

A manhã deste sábado fica marcada por um colisão a envolver um veículo pesado e outro ligeiro, na variante nascente de Famalicão, em Antas.

Ao que a Cidade Hoje apurou, o aparatoso sinistro aconteceu instantes antes das 10h00 e para o socorro foram acionados os B.V.Famalicão.

Segundo fonte do socorro, as vítimas recusaram transporte ao hospital.