Concelho

Já reabriu ao trânsito a ponte da Lagoncinha

A Ponte da Lagoncinha sobre o rio Ave, na freguesia de Lousado, em Vila Nova de Famalicão, abriu esta terça-feira ao trânsito, depois de cerca de 5 meses encerrada para a realização de obras de conservação e valorização. A Ponte que integrou recentemente a Rota do Românico do Ave, é um dos acessos mais utilizados por quem tem de circular entre Santo Tirso e Vila Nova de Famalicão.

Neste momento, as obras no tabuleiro da ponte estão concluídas, faltando apenas terminar alguns arranjos nas guardas laterais da ponte.

Refira-se que as obras de conservação e valorização da ponte, tinham um prazo de execução de seis meses e implicaram um investimento de cerca de 154 mil euros contando com o cofinanciamento de cerca de 128 mil euros, pelo Programa Operacional Regional do Norte – Norte 2020, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

Para além da limpeza e tratamento das cantarias em granito, do restauro e nivelamento do tabuleiro da ponte, a intervenção implicou também a consolidação estrutural de fissuras existentes nos paramentos e intradorso do tabuleiro da ponte.

No fundo, o objetivo consistiu em eliminar os fatores de risco e de degradação infraestrutural e melhorar as condições de segurança, protegendo e salvaguardando, ao mesmo tempo, os elementos patrimoniais e melhorando as condições de fruição.

Previous post

Ministro da Economia no Fórum Económico Famalicão Made IN

Next post

Cerca de 150 jovens de Famalicão em projetos de intervenção socioeducativa e mobilidade

Cidade Hoje