“IN.AVE Empreende tem candidaturas abertas até 15 de maio

A segunda edição do “IN.AVE Empreende – Programa Avançado de Aceleração de Ideias” tem candidaturas abertas até 15 de maio. A iniciativa da Comunidade Intermunicipal (CIM) do Ave apoia os empreendedores de oito concelhos. Esta segunda edição decorre entre 28 de maio e 10 de setembro, na sede da CIM do Ave, em Guimarães. A Comunidade Intermunicipal do Ave, em conjunto com os oito municípios que a integram, em concreto, Cabeceiras de Basto, Fafe, Guimarães, Mondim de Basto, Póvoa de Lanhoso, Vieira do Minho, Vila Nova de Famalicão e Vizela, organiza a iniciativa.

O IN.AVE Empreende é um programa de apoio ao empreendedorismo de base tecnológica que pretende fomentar a criação e a consolidação de iniciativas inovadoras de negócio. A iniciativa destina-se a empreendedores residentes no espaço territorial da CIM do Ave, ou que pretendam constituir uma empresa com sede social neste espaço, e cujas ideias de negócio estejam associadas às áreas da “Cultura, Criação e Moda”; “Sistemas Agroambientais e Alimentação” e “Capital Simbólico, Tecnologias e Serviços de Turismo”.

Os empreendedores selecionados beneficiam de onze workshops para aceleração das ideias de negócio, de sessões de
mentoria individualizada para o desenvolvimento do plano de negócios e sessões de apoio individualizado para o desenvolvimento técnico de um protótipo ou prova de conceito. Há ainda espaço para um apoio individualizado
ao nível da “Negociação e definição de modelos de participação societária” e “Apoio na constituição de novas empresas”. O programa culmina com uma apresentação, junto de potenciais investidores, dos dez melhores projetos empresariais numa sessão de “elevator pitch”, no âmbito do Business Summit. Os empreendedores interessados podem apresentar a candidatura online no website da CIM do Ave dentro do prazo previsto, individualmente ou em grupo. Apenas pode ser apresentada uma ideia de negócio por equipa.