
Concelho, Desporto
Hóquei em patins: Riba d´Ave no torneio do Lavra



O Sistema de Segurança Interna (SSI) admite que o novo sistema europeu de controlo de fronteiras para cidadãos de países fora da UE pode ser suspenso no Natal para evitar filas nos aeroportos. A decisão dependerá das informações que chegarem de cada aeroporto.
Em resposta à Agência Lusa, o SSI explicou que a Comissão Europeia já deu autorização para esta suspensão temporária. A medida surge porque, em vários aeroportos europeus, o Sistema de Entrada/Saída (EES) tem criado atrasos devido aos novos procedimentos exigidos.
O SSI garante, no entanto, que a suspensão só será usada se for mesmo necessária e sempre sem colocar em causa a segurança das fronteiras.
O EES começou a ser aplicado em Portugal e no espaço Schengen a 12 de outubro.

A construção da nova Unidade de Saúde Familiar de Joane pode não estar pronta dentro do prazo. A preocupação foi manifestada pelo presidente da Câmara, Mário Passos, no decurso da Assembleia Municipal que decorreu na noite desta sexta-feira.
Se a construção não terminar antes de junho de 2026, corre o risco de perder o financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência.
Imprevistos na construção, designadamente ruínas de instalações anteriores quando a empresa fazia as fundações do edifício, provocou atrasos na obra que arrancou a 23 de dezembro do ano passado.
A nova USF de Joane representa um investimento de 2,1 milhões de euros, dois milhões dos quais comparticipados pelo PRR e com um prazo de execução de 540 dias.

Duas pessoas foram, na manhã deste sábado, atropeladas por um veículo ligeiro, na Avenida do Brasil, em Famalicão.
O acidente aconteceu minutos antes das 11h00, junto à farmácia e ao posto de combustível.
Para o local foram acionados os Bombeiros Voluntários Famalicenses.
As primeiras informações dão conta de que as vítimas deverão ter sofrido ferimentos considerados ligeiros e serão encaminhadas para o hospital local.
A PSP tomou conta da ocorrência.

Na noite desta sexta-feira, na primeira jornada da segunda volta, o FC Famalicão visitou a ADCR Caxinas Poça Barca, último da classificação da Liga de Futsal, e perdeu, por 2-1. Um resultado que se explica pela falta de eficácia ofensiva famalicense que, na primeira parte atirou três bolas aos ferros, teve outras oportunidades e a oposição do guarda-redes adversário.
Os golos vieram apenas na segunda parte, com a equipa de Vila do Conde a chegar aos 2-0. O Famalicão ainda reduziu, por Douglas Risi. Neste período, a equipa de Kitó Ferreira apostou no 5×4, aumentou a pressão, mas teve pela frente um inspirado Daniel Osuji, guarda-redes do Caxinas.
Com 12 jornadas, o Famalicão mantém os 11 pontos. No dia 13 de dezembro recebe o Elétrico.

A Assembleia Municipal de Vila Nova de Famalicão aprovou, na noite de 5 de dezembro, uma moção da Iniciativa Liberal que defende a criação de uma Parceria Público-Privada (PPP) para a gestão do Hospital S. João de Deus e o avanço urgente do seu alargamento e modernização. A proposta contou com os votos favoráveis de PSD e CDS, a abstenção do Chega e os votos contra do PS e da CDU.
O coordenador da IL Famalicão, Paulo Ricardo Lopes, afirmou que se “congratula pela aprovação da moção” e elogiou “a responsabilidade do PSD e CDS”, sublinhando que “a saúde dos famalicenses tem tudo a ganhar com esta postura de procura das melhores soluções para o futuro do nosso Hospital”.
A IL reforça que a saúde deve servir as pessoas e que não deve existir preconceito ideológico relativamente às soluções mais eficazes. A moção recomenda ao Governo a avaliação e promoção de um modelo de PPP para o Hospital de Famalicão, acompanhado de um plano de expansão que permita aumentar camas, reforçar as urgências, modernizar serviços cirúrgicos e melhorar todas as áreas assistenciais.

A manhã deste sábado fica marcada por um colisão a envolver um veículo pesado e outro ligeiro, na variante nascente de Famalicão, em Antas.
Ao que a Cidade Hoje apurou, o aparatoso sinistro aconteceu instantes antes das 10h00 e para o socorro foram acionados os B.V.Famalicão.
Segundo fonte do socorro, as vítimas recusaram transporte ao hospital.