
Concelho, Desporto
Hóquei em patins: Riba d´Ave no torneio do Lavra



Os alunos que frequentam cursos mais tecnológicos na Escola Profissional CIOR estão, desde o início do mês passado, em contacto com tecnologias relevantes da indústria moderna em termos de processos e metodologias de trabalho. Com visitas a várias unidades industriais e a participação em workshops, no âmbito da iniciativa “A Escola na Empresa e a Empresa na Escola”, «os alunos aproximam a sua formação com a realidade industrial do município e da região fortalecendo competências e preparando-se para os desafios dos diferentes setores industriais em permanente inovação», salientou o diretor da CIOR, Amadeu Dinis.
Alunos dos cursos de Maquinação e Programação CNC visitaram a AMOB, onde tomaram conhecimento do percurso e crescimento desta empresa de referência no setor, constatando na área produtiva o funcionamento de máquinas, equipamentos e diferentes fluxos de produção.
Por sua vez, alunos de Eletrónica, Automação e Comando e Instalações Elétricas visitaram a WEGeuro. Nesta empresa vivenciaram o ambiente industrial, observaram processos de produção e perceberam como a tecnologia e a engenharia elétrica ganham vida no dia a dia da empresa. Em breve, esta empresa vai visitar a CIOR, para palestras e momentos de partilha com os alunos.
O FALUAL GROUP, um grupo empresarial na área da metalomecânica de produção de soluções tecnológicas e industriais de alta qualidade, desenvolveu uma sessão destinada aos alunos de Maquinação e Programação CNC e Desenho de Construções Mecânicas. Ainda na área de metalomecânica, na Universidade Lusíada, estudantes de duas turmas participaram numa atividade prática dedicada ao Corte a Laser, como importante tecnologia de ponta.
Já os alunos do curso Técnico Especialista em Gestão e Controlo de Energia participaram num workshop dinamizado pela Hager, uma referência internacional em soluções elétricas e de eficiência energética.

A depressão Davide deverá chegar ao Minho durante a noite desta sexta-feira, trazendo chuva persistente e localmente forte até ao início da tarde de sábado, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Segundo o IPMA, este sistema depressivo será responsável por forte agitação marítima ao longo dos próximos dias. A norte do Cabo da Roca, prevê-se a ocorrência de ondas de oeste/noroeste que podem atingir 5,5 metros até à manhã de domingo, com uma pausa na intensidade apenas durante o dia 7.
Devido ao mau tempo, toda a costa portuguesa está hoje e durante o fim de semana sob avisos meteorológicos. Até às 21h desta sexta-feira, todos os distritos mantêm aviso amarelo. Já Porto, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga passam para aviso laranja entre as 12h e as 18h de sábado, regressando depois ao nível amarelo até às 06h de domingo.
O estado do mar levou à interdição de várias barras marítimas, incluindo as de Caminha, Douro, Esposende, Vila Praia de Âncora, Póvoa de Varzim, Vila do Conde e Portinho da Ericeira. As barras de Aveiro, Viana do Castelo e Figueira da Foz encontram-se apenas condicionadas, informou a Autoridade Marítima Nacional.
Além do mar alterado, a depressão Davide vai provocar chuva intensa no Minho e Douro Litoral, bem como nos distritos de Aveiro, Vila Real e Viseu. Para Braga e Viana do Castelo, está ativo um aviso amarelo por precipitação forte entre as 21h de hoje e as 15h de sábado.
O aviso amarelo é emitido em situações que representam risco para atividades dependentes das condições meteorológicas.

Um episódio insólito surpreendeu moradores e automobilistas em Famalicão, na tarde desta quinta-feira, quando um cão decidiu fugir de casa e rumar, sozinho, em direção à clínica veterinária onde costuma ser atendido.
O animal, de porte médio, encontrou o portão de casa aberto por instantes e aproveitou para fazer uma “visita inesperada” ao veterinário. No percurso, atravessou uma das principais avenidas da cidade, tendo obrigado vários condutores a reduzir a velocidade para evitar o inesperado amigo de quatro patas.
O dono ter-se-á apercebido da fuga e iniciou uma perseguição a pé, na esperança de conseguir travar o animal, longe de imaginar a fuga desenfreada até ao veterinário.
O desfecho só aconteceu quando o cão chegou ao destino: a porta da clínica onde costuma ser seguido.
O episódio, embora curioso, terminou sem qualquer ferimento e com muitas gargalhadas. Os moradores da zona já brincam com a situação: “Há cães que fogem do veterinário mas este foge para o veterinário.”

No próximo fim de semana os campeonatos da AF Braga param para dar lugar à terceira eliminatória da Taça. No sábado, às 14 horas, a Oliveirense visita o São Mamede e o Joane, à mesma hora, joga no reduto do Soares. Uma hora depois, o Ribeirão mede forças, na condição de visitante, com o Pevidém.
No domingo, às 14 horas, o Fradelos recebe o Martim e o Ninense visita, às 16 horas, o Ronfe.

O Centro de Cultura Musical e a ARTAVE – Escola Profissional Artística do Vale do Ave realizam, na próxima semana, três concertos de Natal.
Apresentam-se as classes de conjunto do 2.º ciclo do CCM e a Orquestra Artavinhos, do 7.º e 8.º anos, que vão interpretar um repertório natalício.
O primeiro concerto é no dia 10 de dezembro, às 18h30, no Auditório 1 Padre António Vieira, nas Caldas da Saúde, em Santo Tirso; dois dias depois, às 21 horas, na igreja paroquial de Joane; no dia seguinte, à mesma hora, é a vez da Igreja Matriz Nova de Famalicão receber um concerto.

Gil Dias, que nas últimas partidas se tem destacado na equipa do FC Famalicão, fez a antevisão à partida de sábado, no Estádio Municipal. O extremo reconhece «que vai ser um jogo complicado perante uma equipa que está no seu melhor momento de forma» e que só um Famalicão também «no seu melhor» poderá conquistar a vitória.
O FC Famalicão «está a praticar bom futebol» e os adversários, já avisados, «apresentam-se com um certo receio», nota o jogador. Da parte do conjunto de Hugo Oliveira «temos de continuar a trabalhar e fazer o nosso melhor», tanto que «jogamos em casa, com o apoio dos nossos adeptos. Eles são uma força maior que nos ajuda».
Confira as declarações de Gil Dias na antevisão ao FC Famalicão x SC Braga deste sábado, às 20h30, no Estádio Municipal.