Homem que faleceu na A7 em Famalicão era de Angola e morava temporariamente em Guimarães

Era natural de Angola, emigrado em França, mas estava a residir temporariamente em Guimarães, o homem que, este domingo, faleceu num acidente de viação na A7, em Vila Nova de Famalicão.

Fredson de Jesus Lobo dos Santos (na imagem) tinha 50 anos e circulava no mini que capotou naquela autoestrada, na zona de Oliveira Sta Maria. Com ele seguia uma mulher, também com cerca de 50 anos, que foi transportada com ferimentos graves para o Hospital de Braga.

Fonte: Guimarães Digital

Famalicão: Catarina Rocha é a nova líder do PAN

O PAN, Pessoas-Animais-Natureza, elegeu uma nova Comissão Política Concelhia, com mandato até 2028. Catarina Rocha é, agora, a nova líder do partido, sucedendo a Sandra Pimenta.

A nova porta-voz, candidata nas passadas eleições autárquicas à Assembleia Municipal, lidera uma equipa «renovada», mas conta com a experiência de membros mais antigos.

A CPC apresentou uma moção política estratégica para o concelho, com uma visão «transformadora, ética e responsável», reafirmando o compromisso de colocar as pessoas, os animais e a natureza «no centro das decisões políticas municipais».

A moção pretende responder aos problemas da habitação, à emergência climática e ao bem-estar animal, porque «o progresso de Famalicão tem de ser feito com responsabilidade social e ambiental», afirma a porta-voz. Doravante, a CPC liderada por Catarina Rocha assume, também, o compromisso de escrutínio da ação municipal, bem como a urgência de uma estratégia local de combate à violência doméstica, reforçando a rede de apoio às vítimas.

«Acreditamos que o desenvolvimento do concelho deve ser feito com responsabilidade ambiental, solidariedade social e respeito pelos limites do território, recusando modelos de crescimento que geram desigualdade, degradação ambiental ou exclusão e, por isso, é essencial que o PAN Famalicão continue o seu trabalho», conclui a porta-voz.

Famalicão: David Vieira de Castro é candidato à presidência da Mesa do Plenário do PSD

David Vieira de Castro é candidato à presidência da Mesa do Plenário do PSD, alinhado com a proposta política do candidato à presidência da Concelhia, Paulo Reis.

O histórico militante, que concorre para suceder a Leonel Rocha, está acompanhado por Liliana Ribeiro, atual presidente da Junta de Freguesia de Carreira e Bente, e Vítor Martins, membro do executivo da Junta de Freguesia de Antas e Abade de Vermoim.

Assumindo a proximidade com os militantes, «o forte conhecimento do poder local e a aposta nos plenários, como espaços relevantes para a construção do futuro do PSD de Famalicão», David Vieira de Castro e Paulo Reis assumem as candidaturas «como uma força motriz de união, legado e futuro para o presente e o futuro do PSD e de Famalicão».

O anúncio desta candidatura acontece no após a apresentação de Paulo Reis à Comissão Política, de que Cidade Hoje deu conta em primeira mão, sob o lema “Mais Fortes, Mais Unidos: Por Famalicão”. Desde então, e segundo consta de comunicado, «um conjunto alargado de militantes iniciou um processo de avaliação das condições necessárias para a criação de uma lista que, ao mesmo tempo, alinhe na visão de unidade interna, de serviço público a Vila Nova de Famalicão, de isenção e transparência na ação, de respeito pelo legado de mais de duas décadas de poder no município e preparação do futuro».

As eleições são a 28 de fevereiro e a apresentação de candidaturas pode ser feita até ao dia 26 do mesmo mês.

Grupo Desportivo de Cavalões remove torre de iluminação para garantir a segurança de todos

O Grupo Desportivo de Cavalões procedeu à remoção da torre de iluminação do Complexo Desportivo Amândio Carvalho, que tinha sido danificada pelas fortes rajadas de vento da última semana.

A decisão visa garantir a segurança de todos durante os jogos deste fim de semana e evitar danos maiores no equipamento.

A equipa do clube continuará a avaliar e a reparar os estragos, de forma a restabelecer as condições normais do complexo desportivo o mais rapidamente possível.

De Famalicão para Leiria / Marinha Grande: Ass. de Busca e Salvamento ajuda população atingida pelo mau tempo

A Associação Portuguesa de Busca e Salvamento (APBS), com centro logístico na vila famalicense de Riba d’Ave, está há três dias a apoiar as populações afetadas pela Tempestade Kristin, nos concelhos de Leiria e da Marinha Grande, sob coordenação do Comando Subregional de Leiria da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.

A equipa, composta por 11 operacionais e quatro viaturas, tem estado no terreno a abrir acessos, remover destroços e apoiar moradores, trabalhando em articulação com os Bombeiros Voluntários da Marinha Grande.

Segundo a organização, a missão mantém-se no terreno enquanto for necessário para ajudar a repor a normalidade nas zonas mais afetadas.

Famalicense TMG envia 18 toneladas de lonas para proteger telhados em Leiria

A empresa TMG Automotive, sediada em Vila Nova de Famalicão, enviou este sábado 18 toneladas de lonas, destinadas a apoiar as populações afetadas pelo mau tempo da última semana, na região de Leiria.

O material seguiu num camião TIR e será utilizado para ajudar a proteger habitações e infraestruturas danificadas pelo temporal. Naquela região, os ventos ultrapassaram os 140 quilómetros por hora, provocando a queda de várias estruturas e deixando muitos telhados descobertos, expondo famílias às condições meteorológicas adversas.

Com este envio, a empresa pretende contribuir para a resposta imediata às necessidades das pessoas afetadas, ajudando a minimizar os impactos causados pelo mau tempo.

Exército Português leva ajuda de Famalicão a Leiria

O Exército Português iniciou o transporte de lonas a partir de uma empresa situada em Vila Nova de Famalicão para Figueiró dos Vinhos, no distrito de Leiria, onde vários edifícios ficaram danificados pela depressão Kristin.

O material será utilizado na cobertura provisória de telhados, numa operação realizada por militares da Engenharia do Exército, especializados em trabalhos em altura, permitindo minimizar os estragos causados pelo mau tempo.

A ação insere-se no apoio prestado pelas Forças Armadas às populações afetadas pelo temporal que atingiu várias regiões do país.