Homem que faleceu na A7 em Famalicão era de Angola e morava temporariamente em Guimarães

Era natural de Angola, emigrado em França, mas estava a residir temporariamente em Guimarães, o homem que, este domingo, faleceu num acidente de viação na A7, em Vila Nova de Famalicão.

Fredson de Jesus Lobo dos Santos (na imagem) tinha 50 anos e circulava no mini que capotou naquela autoestrada, na zona de Oliveira Sta Maria. Com ele seguia uma mulher, também com cerca de 50 anos, que foi transportada com ferimentos graves para o Hospital de Braga.

Fonte: Guimarães Digital

Famalicão: Festa a S. Vicente (Sezures) começa sábado com o levantamento do arco

As festas a S. Vicente, em Sezures, começam no próximo sábado com o levantamento do tradicional arco, momento marcado para as 15 horas. A festa prolonga-se até 25 de janeiro e do programa destacam-se os concertos da Banda Myllenium e de Augusto Canário.

No domingo, dia 11, às 9h30, celebra-se eucaristia e na terça-feira seguinte, pelas 19 horas, têm início as Novenas. No sábado, dia 17, às 21h30, atua a Banda Myllenium, segue-se uma sessão de fogo, prosseguindo o concerto da banda famalicense e a partir da 1 hora a animação fica a cargo do DJ Diogo Fonseca.

No dia 18, domingo, às 8 horas, há uma salva de morteiros; às 10 horas, eucaristia em honra de S. Vicente, seguida de procissão acompanhada pela fanfarra dos BV Famalicenses. De tarde, a partir das 15h30, atuam Os Pêgas. Na quarta-feira, dia 21, às 22 horas, atuação dos Tradição D´Ouro, segue-se sessão de fogo de artifício e a animação com dj Pette. No dia seguinte, às 10h30, eucaristia; às 15 horas, atos religiosos e procissão e uma hora depois atua o conhecido Augusto Canário.

Por último., no dia 25, às 9h30, celebra-se eucaristia.

Famalicão: Homem de 63 anos atropelado em Bairro

Na manhã desta segunda-feira, um homem de 63 anos foi atropelado em Bairro, na Avenida Silva Pereira. O alerta foi dado por volta das 08h54 e para o socorro foram acionados os Bombeiros Voluntários de Riba d’Ave que transportaram a vítima, com ferimentos ligeiros, para o Hospital de Famalicão.

Famalicão: Assembleia Internacional Juvenil discutiu a Educação para a Paz e Multilateralismo

A PASEC – Plataforma de Animadores Socioculturais organizou, em Ponta Delgada, nos Açores, o Encontro Internacional que encerrou a Assembleia Internacional Juvenil 2025/26 e marcou o arranque do projeto Youth 4 Regeneration.

A iniciativa, apoiada pelo Programa Erasmus +, envolveu a participação de 2300 jovens, entre os 12 e os 30 anos, de Portugal, Espanha, Itália, Turquia e Cabo Verde.

Foram duas semanas de trabalho, onde foram escolhidos os 30 jovens que participaram na final dos Açores. Durante os dias de trabalho cooperativo, os jovens discutiram e refletiram os conceitos de “Educação para a Paz” e “Multilateralismo” tendo como ponto de partida as atuais situações de conflito e o papel dos jovens na construção da paz.

Do programa fizeram parte eventos de partilha de boas práticas internacionais com recurso a meios digitais.

De todo o trabalho de reflexão levado a cabo pelos jovens delegados saiu um documento orientador que valoriza o papel interventivo dos jovens, tendo como principais questões os desafios climáticos, a inteligência artificial e a novas formas de multilateralismo.

Famalicão: Liberdade vence na S. Silvestre de Esmeriz

O Liberdade FC venceu coletivamente os escalões jovens da 36.ª S. Silvestre de Esmeriz, a mais antiga prova do concelho. No passado sábado, a associação de Calendário levou 21 atletas e, individualmente, realce para o terceiro lugar de Duarte Almeida, no escalão minis; em benjamins B, Beatriz Monteiro e Martim Sousa terminaram em segundo lugar, enquanto que Gabriel Sathler foi terceiro. Em iniciados, vitórias para Carolina Faria e Gabriel Abreu, com Leonor Monteiro a terminar no segundo lugar. Outros atletas jovens contribuíram para o bom resultado coletivo.

O clube também teve atletas na prova principal, de 10km, todos com bons desempenhos individuais.

Famalicão: Ecos Culturais do Louro apresenta concurso de bandas

A associação Ecos Culturais do Louro, que organiza o Laurus Nobilis, promove o terceiro concurso de bandas Laurus Metal Battle, já com pergaminhos no horizonte da música alternativa nacional.

Já são conhecidas as 9 bandas apuradas para o LMB 2026 originárias de vários pontos do país, mas também de Espanha e de França.

De Setúbal vêm os Gnosis; de Espanha os Inussual, residentes em Vigo; do grande Porto os Narga, os Nothisera e os Viledog; de Lisboa os Killt; de França, mais propriamente de Bordéus, os Silicium; de Guimarães os Mismatch; e de Braga os Straight Against Fall.

Serão 3 eliminatórias a realizar na Casa do Artista Amador, a primeira começa a 7 de fevereiro, a segunda a 14 de março e a terceira a 18 de abril. Em cada eliminatória apura-se uma banda para a grande final que será a 16 de maio.

A banda vencedora do concurso terá a honra de tocar no palco principal do CEVE Laurus Nobilis 2026. No Festival, que se realiza de 16 a 18 de julho, destaque para a presença da banda Abbath como um dos nomes principais do festival, que regressa novamente ao nosso país. Brevemente serão divulgadas mais novidades sobre o cartaz, incluindo mais um cabeça de cartaz.

Famalicão: Casa do Povo de Lousado aprova plano e orçamento e presta homenagem a José Mesquita

Em Assembleia Geral ordinária, os sócios da Casa do Povo de Lousado aprovaram, por unanimidade, o Plano de Atividades e Orçamento para o ano de 2026.

A Casa do Povo mantém o espaço de convívio entre sócios e amigos, aos domingos de manhã, entre as 10h00 e 12h00, no salão nobre. Estão disponíveis os tradicionais jogos de mesa e ainda diversa leitura regional e nacional. A próxima atividade inicia-se a 11 de janeiro, com o arranque do torneio de bilhar livre e snooker, que termina em abril. Destaque ainda para o sucesso da Academia Sénior e Grupo de Cavaquinhos, com cerca de 30 elementos, incentivados pela cultura da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão.

Nesta Assembleia Geral foi, ainda, homenageado José Mesquita, presidente da direção. Com um percurso ligado à cultura, desporto e associativismo, José Mesquita, de 87 anos, preside à direção da Casa do Povo de Lousado há dez anos. Trabalhou na rádio durante mais de vinte anos, escreveu poesia e peças de teatro de revista. A “Adega de Mateus”, peça de sua autoria, estará em exibição, brevemente, em Lousado.