Homem que faleceu na A7 em Famalicão era de Angola e morava temporariamente em Guimarães

Era natural de Angola, emigrado em França, mas estava a residir temporariamente em Guimarães, o homem que, este domingo, faleceu num acidente de viação na A7, em Vila Nova de Famalicão.

Fredson de Jesus Lobo dos Santos (na imagem) tinha 50 anos e circulava no mini que capotou naquela autoestrada, na zona de Oliveira Sta Maria. Com ele seguia uma mulher, também com cerca de 50 anos, que foi transportada com ferimentos graves para o Hospital de Braga.

Fonte: Guimarães Digital

Famalicão: Autocarros gratuitos e bilhete especial de comboio para a noite de Carnaval

Aproxima-se a noite mais longa e animada do ano com a cidade a receber milhares de foliões que saem à rua para celebrar o Carnaval.

A Câmara Municipal volta a assegurar transporte rodoviário gratuito em todo o concelho, disponibilizando 12 linhas de autocarros, com partidas das freguesias de Mogege, Pedome, Riba de Ave, Bairro, Ribeirão, Fradelos, Gondifelos, Nine, Portela, Nine, Jesufrei e Lousado, às 21h45, 22h30 e 23h15, em direção ao centro da cidade, onde a animação se prolonga até às 4h30 da manhã.

O regresso a casa está garantido com autocarros às 03h00, 04h00 e 05h00, a partir do Parque 1.º de Maio, em frente à Escola Secundária D. Sancho I.

Mantém-se, também, a parceria com a CP – Comboios de Portugal com um bilhete especial de ida e volta pelo preço único de três euros. O bilhete é válido em todas as linhas dos Comboios Urbanos do Porto e deve ser adquirido entre os dias 2 e 14 de fevereiro nas bilheteiras CP.

A partir das 21 horas do dia 16 de fevereiro, o centro da cidade é o epicentro da festa, com animação nas ruas, bares e espaços de restauração, bem como nos quatro palcos localizados na Rua Luís Barroso, Praça 9 de Abril, Praça D. Maria II e Praça – Mercado Municipal.

O Carnaval em Famalicão decorre entre 13 e 17 de fevereiro, com um programa que pode ser consultado em www.famalicao.pt.

Famalicão: PS pede esclarecimentos sobre educação, alimentação escolar e apoio a clubes

Na última reunião de Câmara, duas propostas, relacionadas com a educação e desporto, geraram contestação da parte dos vereadores do Partido Socialista, que se queixaram de falta de informação e transparência.

Uma das propostas está relacionada com as Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) lecionadas no concelho, nomeadamente as ministradas por entidades externas, como associações ou IPSS. O Partido Socialista perguntou se os animadores e docentes apresentavam registo criminal, recordando que todos os profissionais que trabalham com menores estão legalmente obrigados a apresentar registo criminal, incluindo os professores pertencentes aos quadros do Ministério da Educação.

O presidente da Câmara perguntou se estava a denunciar algo em concreto, mas não obteve resposta, acabando por responder que não se pode desconfiar das associações.

Os eleitos quiseram saber da qualidade nutricional das ementas nas escolas e se há alternativa vegetariana. Acabaram esclarecidos de que o nutricionista da Câmara procede a essa regulação. Isto porque há escolas que têm cantina própria e outras têm as refeições confecionadas fora. A alternativa vegetariana é duas vezes na semana.

A outra discussão foi sobre o apoio a vários clubes concelhios para a manutenção dos campos relvados. A proposta assentava num orçamento único, algo que os socialistas discordam e a proposta acabou retirada para voltar a uma próxima reunião. Os vereadores do PS reiteraram que defendem o apoio aos clubes, «desde que assente em procedimentos claros, legais e transparentes».

Famalicão: Colheita de sangue em Landim

No próximo sábado, dia 7, a Associação de Dadores de Sangue de V. N. de Famalicão promove uma colheita na Fábrica Mehler, em Landim.

Aberta à população em geral, a colheita decorre entre as 9 e as 12h30, pelo Instituto Português do Sangue e do Transplantação.

 

 

Famalicão: Junta de Pedome procura condutor que derrubou muro e fugiu

No passado sábado, por volta das 14h00, parte do muro do cemitério da freguesia de Pedome foi derrubado por uma viatura.

A pessoa responsável pelos danos ainda não foi identificada e a junta de freguesia pede a colaboração de todos que possam ter informação relevante que ajude a chegar ao autor deste episódio.

 

Famalicão: Autocarro preso em buraco de grandes dimensões que se abriu no meio de rua

Um autocarro ficou preso num buraco de grandes dimensões, na manhã desta segunda-feira, na Avenida Dr Ângelo Vidal Pinheiro, em Oliveira S.Mateus, Famalicão.

O piso cedeu aquando da passagem do autocarro o que obrigou à imobilização imediata do veículo.

Há registo de dois feridos ligeiros.

Para o local foram acionados bombeiros e Proteção Civil.

O incidente aconteceu às 06h50.

 

Famalicão: Catarina Rocha é a nova líder do PAN

O PAN, Pessoas-Animais-Natureza, elegeu uma nova Comissão Política Concelhia, com mandato até 2028. Catarina Rocha é, agora, a nova líder do partido, sucedendo a Sandra Pimenta.

A nova porta-voz, candidata nas passadas eleições autárquicas à Assembleia Municipal, lidera uma equipa «renovada», mas conta com a experiência de membros mais antigos.

A CPC apresentou uma moção política estratégica para o concelho, com uma visão «transformadora, ética e responsável», reafirmando o compromisso de colocar as pessoas, os animais e a natureza «no centro das decisões políticas municipais».

A moção pretende responder aos problemas da habitação, à emergência climática e ao bem-estar animal, porque «o progresso de Famalicão tem de ser feito com responsabilidade social e ambiental», afirma a porta-voz. Doravante, a CPC liderada por Catarina Rocha assume, também, o compromisso de escrutínio da ação municipal, bem como a urgência de uma estratégia local de combate à violência doméstica, reforçando a rede de apoio às vítimas.

«Acreditamos que o desenvolvimento do concelho deve ser feito com responsabilidade ambiental, solidariedade social e respeito pelos limites do território, recusando modelos de crescimento que geram desigualdade, degradação ambiental ou exclusão e, por isso, é essencial que o PAN Famalicão continue o seu trabalho», conclui a porta-voz.