Habitar Famalicão reúne todos os apoios à habitação

Em www.famalicao.pt/habitar-famalicao encontra toda a informação sobre os programas de apoio à habitação existentes a nível nacional e municipal.

Nesta nova plataforma – Habitar Famalicão -, para além dos programas municipais da Casa Feliz que inclui apoio à renda e a obras, e habitação municipal, também tem acesso aos programas estatais de Arrendamento Acessível; Reabilitar para Arrendar e Porta 65 – Arrendamento Jovem. Existem, ainda, apoios específicos no âmbito da Covid 19, nomeadamente para famílias que perderam rendimentos.

A plataforma permite ainda uma participação ativa dos munícipes através da resposta de inquéritos que serão tidos em conta na estratégia local para a habitação.

Habitar Famalicão é uma iniciativa dinamizada pelo município de Vila Nova de Famalicão em parceria com a Relatos Quotidianos-Associação que, em articulação com a Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto, irá contribuir para facilitar o acesso dos famalicenses a uma habitação condigna e a custo justo.

A iniciativa terá duas funções; apoio técnico a inquilinos e proprietários; e facilitar o contacto entre o tecido social e a equipa de planeamento que vai desenvolver uma Estratégia Local de Habitação para o Município e um Programa Estratégico de Reabilitação Urbana para Riba d’Ave e Oliveira de São Mateus.