Gasolina volta a subir e está em máximos de 14 meses

Na próxima segunda-feira, a gasolina sobe um cêntimo por litro, enquanto o gasóleo permanece igual. É a 17.ª semana a subir, para máximos de há 14 meses. Isto quer dizer que encher um depósito de 60 litros de gasolina custa agora mais 8,7 euros do que em novembro, altura em que os preços começaram a subir.

Desde novembro já subiu 14,5 cêntimos por litro, segundo os dados da Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG).

O gasóleo aditivado fica inalterado pela primeira vez em quatro meses. Os dois combustíveis custam agora o mesmo que em janeiro e fevereiro do ano passado, respetivamente.

Os dados da DGEG mostram que o preço médio do litro de gasolina 95 em Portugal custa atualmente 1,570 euros enquanto o do gasóleo vale 1,423 euros.

Portugal está em sexto lugar entre os países com a gasolina mais cara dos 28 países da União Europeia, 11,5 cêntimos acima da média europeia e 24,5 cêntimos mais cara do que em Espanha. Já o gasóleo ocupa a 7ª posição.

A diferença de preço de Portugal face a Espanha resulta da carga fiscal, já que, sem impostos, o preço da gasolina é mais barato em terras lusas. Sem carga fiscal, cada litro de gasolina 95 em Portugal custaria 57 cêntimos, ou seja, seria mais barata do que os 59 cêntimos em Espanha.