Futebol: GD Joane celebra 91.º aniversário com romagem ao cemitério

O Grupo Desportivo de Joane celebrou, esta quinta-feira, o 91.º aniversário. Face ao atual contexto de pandemia, as cerimónias foram mais contidas, no entanto o clube manteve a tradicional romagem ao cemitério, tendo depositado flores aos antigos presidentes e sócios falecidos.
Recorde-se que a equipa joanense venceu, na presente época, a série B da Pró Nacional e vai disputar, com o Forjães, o título distrital do principal escalão da AF Braga. Os jogos estão marcados para os dias 20 e 27 de junho. O vencedor destas partidas sobe ao Campeonato de Portugal.

Famalicão: Obras no Castro de S. Miguel-o-Anjo começam esta quinta-feira

Esta quinta-feira, às 17 horas, decorre a assinatura do auto de consignação das obras de valorização do Castro de S. Miguel-o-Anjo, em Calendário, espaço classificado, desde 1990, como Imóvel de Interesse Público.

Esta intervenção – um investimento de 376 mil euros, com financiamento do programa NORTE 2030 – pretende garantir, a curto prazo, o acesso e fruição deste espaço, acautelando todas as condições de segurança, manutenção e salvaguarda do património arqueológico, nomeadamente, pela criação de um parque de lazer e de uma rede de percursos interpretativa e de contemplação.

Desde 2017, o Município de Vila Nova de Famalicão tem adquirido terrenos para avançar com um projeto integrado, com vista à sua abertura à comunidade, dando a conhecer os vestígios arqueológicos, mas também o local enquanto espaço natural e miradouro.

A assinatura do auto de consignação decorre no parque de estacionamento da capela de S. Miguel-o-Anjo.

Famalicão: Antas com festa a S. Tiago e Mostra Comunitária

Associada à Festa em Honra de S. Tiago, Antas organiza também a Mostra Comunitária. Decorre do dia 26 a 27 de julho, no adro da igreja, a partir das 9 horas. Abre no sábado, com a atuação da Fanfarra CNE 285 de Antas; 10 horas, tertúlia coordenada pelo diácono José Maria Costa, com o enfermeiro Rui Carneiro para falar das temáticas “Ambiente e Valores + Família”; 11 horas, demonstração de Artes Marciais Alex Ryu Jitsu; 12 horas, almoço nas tasquinhas da Associação Provocar Sorrisos; 14 horas, torneio de sueca (na ARCA); 14h30, torneio de matraquilhos; 15 horas, demonstração de primeiros socorros pelos Bombeiros Voluntários de Famalicão; 16 horas, dinâmicas escutistas (CNE 285 Antas); 17h00, porco no espeto (CNE); 17h30, demonstração de artes marciais Alex Ryu Jitsu; 18 horas, bailado pela Artis-Academia de Bailado de VNF; 19 horas, missa vespertina; 20 horas, jantar; 21 horas, trio de palhaços do Circo Cardinal; 22 horas, concerto pela Ofir Band; 24 horas, sessão de fogo de jardim.

Domingo, 9 horas, pequeno-almoço na tenda da FNA; 10 horas, procissão de S. Tiago, da igreja antiga/cruzeiro/igreja nova; 10h30, celebração da eucaristia em honra de S. Tiago; 12h30, almoço na tasquinha da Associação Provocar Sorrisos; 15h30, petiscos na tasquinha da mesma associação; 16 horas, cortejo e leilão de oferendas (com lenha) a favor da Confraria Nossa Senhora da Conceição e Almas; 17 horas, atuação do cantor Markes Brasil.

Durante o evento haverá um escorrega insuflável com água para as crianças – “Water Slide Kids”.

 

Famalicão: Bodas de Prata de sacerdócio de Victor Rodrigo celebradas a 24 de julho

As paróquias de Oliveira S. Mateus e Pedome convidam a comunidade a participar na celebração dos 25 anos de sacerdócio do padre Victor Rodrigo Mendes Pinheiro, «um marco de fé, dedicação e serviço à comunidade».

A missa de ação de graças será celebrada na noite do dia 24 de julho, às 21 horas, na Igreja Matriz de Oliveira S. Mateus. Segundo os promotores da iniciativa, trata-se de «um momento especial para louvar a Deus por este caminho abençoado e para manifestarmos o nosso carinho e gratidão ao Padre Victor por tantos anos de entrega e vocação». Após a celebração eucarística, haverá um convívio entre todos os presentes.

Para além destas comunidades, o padre Victor Rodrigo também é responsável pela paróquia de Riba de Ave.

Famalicão: Passeio de motas e motorizadas em Cavalões

A comissão de festas do Senhor da Vida, de Cavalões, promove na manhã do dia 27 de julho mais uma iniciativa de angariação de fundos para as festividades que decorrem em agosto. Trata-se de um passeio de motas e motorizadas, cuja participação tem um custo de 15 de euros. As reservas podem ser feitas até 25 de julho, pelo 911 041 447.

O encontro é às 9h30, na residência paroquial e, trinta minutos depois, tem início o passeio de 30 km. À chegada ao local de partida, prevista para as 11h30, há lanche e convívio.

Famalicão: Instalação de novas empresas deve respeitar o ambiente e as comunidades

A instalação de novas indústrias no concelho «é desejável, no entanto a realidade dos parques industriais existentes não é compatível com as necessidades da indústria pesada, que se instala por todo o concelho sem o necessário enquadramento diretor e respetiva supervisão». A declaração é de Sílvio Sousa, após uma reunião com o Site-Norte, sindicato que representa todos os setores ligados à indústria. No encontro, o candidato da CDU à presidência da Câmara Municipal também defendeu «o fim da errada política de baixos salários, que alimentam os lucros escandalosos de alguns».

Sílvio Sousa diz ser «imperioso que o município fique mais atento ao ordenamento do território, respeitando o ambiente e as suas comunidades. Queremos o progresso do concelho e das populações, mas V.N. de Famalicão não pode estar sujeito a saque ou ao vale tudo».

Classificando a indústria famalicense como «vibrante, diversificada e altamente orientada para a exportação, tão necessária para a evolução da economia», aponta que para além de benefícios fiscais ou outros, «o motivo central que determina a escolha destas empresas é a elevada capacidade, adaptabilidade e resiliência dos trabalhadores famalicenses». Estes, segundo Sílvio Sousa, «em muitas situações, enfrentam sofríveis condições de trabalho, nível salarial menos compensador» e uma proteção social que «não é compatível com a elevada produção e os lucros que estes geram».

O candidato, acompanhado por João Malheiro e Madalena Soares, da Comissão Coordenadora concelhia da CDU, recebido na sede de Famalicão do Site-Norte, garantiu aos dirigentes sindicais que os trabalhadores famalicenses são a sua principal prioridade, reconhecendo-os «como o pilar da capacidade do concelho de gerar e atrair riqueza». Por isso, defende que «é tempo de reconhecer a quem trabalha o direito a viver com dignidade e aspirar à melhoria das suas condições de vida».

Famalicão: Festa em honra de Nossa Senhora do Carmo até domingo

Até domingo, Lemenhe está em festa com as celebrações em honra de Nossa Senhora do Carmo. O programa começou a 11 de julho, intensificando-se nos próximos dias.

Até esta quinta-feira, às 20h30, há missa, novena e sermão. Na sexta-feira, às 20 horas, repetem-se estas celebrações religiosas, seguidas da procissão de velas, do Santuário para a igreja, com andor de Nª Sr.ª do Carmo.

No sábado, dia 19, às 7 horas, alvorada; 8 horas, missa, novena e sermão, na igreja; no final da missa haverá confissões até às 11 horas. Pelas 9 horas, entrada do grupo de Zés P`reiras de Barcelinhos, para percorrer diversos lugares; 21h30, atuação do grupo OFIR; 23 horas, sobe ao palco Ruizinho do Acordeão; pelas 00h30, sessão de pirotecnia.

Domingo, dia 20 de julho, 7 horas, alvorada com salva de morteiros; 9h15, concentração na igreja paroquial; 9h30, Peregrinação Arciprestal, partindo da igreja, em direção ao Santuário, com a imagem da Senhora, acompanhada da Fanfarra dos Escuteiros; à chegada haverá missa campal, presidida pelo arcipreste Francisco Carreira e cantada pelo Grupo Coral de Lemenhe. Às 15 horas, entradas da Banda Filarmónica de Mamarrosa e Banda de Música de Paço de Sousa. Pelas 17h30, reza do terço, seguida da procissão em honra de Nossa Senhora do Carmo, com os andores e figuras alegóricas, seguida da imposição do escapulário de Nossa Senhora.