
Concelho, Desporto, Futebol
Futebol: GD Joane celebra 91.º aniversário com romagem ao cemitério



Um episódio insólito surpreendeu moradores e automobilistas em Famalicão, na tarde desta quinta-feira, quando um cão decidiu fugir de casa e rumar, sozinho, em direção à clínica veterinária onde costuma ser atendido.
O animal, de porte médio, encontrou o portão de casa aberto por instantes e aproveitou para fazer uma “visita inesperada” ao veterinário. No percurso, atravessou uma das principais avenidas da cidade, tendo obrigado vários condutores a reduzir a velocidade para evitar o inesperado amigo de quatro patas.
O dono ter-se-á apercebido da fuga e iniciou uma perseguição a pé, na esperança de conseguir travar o animal, longe de imaginar a fuga desenfreada até ao veterinário.
O desfecho só aconteceu quando o cão chegou ao destino: a porta da clínica onde costuma ser seguido.
O episódio, embora curioso, terminou sem qualquer ferimento e com muitas gargalhadas. Os moradores da zona já brincam com a situação: “Há cães que fogem do veterinário mas este foge para o veterinário.”

No próximo fim de semana os campeonatos da AF Braga param para dar lugar à terceira eliminatória da Taça. No sábado, às 14 horas, a Oliveirense visita o São Mamede e o Joane, à mesma hora, joga no reduto do Soares. Uma hora depois, o Ribeirão mede forças, na condição de visitante, com o Pevidém.
No domingo, às 14 horas, o Fradelos recebe o Martim e o Ninense visita, às 16 horas, o Ronfe.

O Centro de Cultura Musical e a ARTAVE – Escola Profissional Artística do Vale do Ave realizam, na próxima semana, três concertos de Natal.
Apresentam-se as classes de conjunto do 2.º ciclo do CCM e a Orquestra Artavinhos, do 7.º e 8.º anos, que vão interpretar um repertório natalício.
O primeiro concerto é no dia 10 de dezembro, às 18h30, no Auditório 1 Padre António Vieira, nas Caldas da Saúde, em Santo Tirso; dois dias depois, às 21 horas, na igreja paroquial de Joane; no dia seguinte, à mesma hora, é a vez da Igreja Matriz Nova de Famalicão receber um concerto.

Gil Dias, que nas últimas partidas se tem destacado na equipa do FC Famalicão, fez a antevisão à partida de sábado, no Estádio Municipal. O extremo reconhece «que vai ser um jogo complicado perante uma equipa que está no seu melhor momento de forma» e que só um Famalicão também «no seu melhor» poderá conquistar a vitória.
O FC Famalicão «está a praticar bom futebol» e os adversários, já avisados, «apresentam-se com um certo receio», nota o jogador. Da parte do conjunto de Hugo Oliveira «temos de continuar a trabalhar e fazer o nosso melhor», tanto que «jogamos em casa, com o apoio dos nossos adeptos. Eles são uma força maior que nos ajuda».
Confira as declarações de Gil Dias na antevisão ao FC Famalicão x SC Braga deste sábado, às 20h30, no Estádio Municipal.

A atuação de Gisela João, juntamente com a Rusga de Joane, marcada para este domingo, já não se realiza na Fundação Cupertino de Miranda, passando para a Igreja Matriz Antiga.
O concerto, “Melodias de Natal”, celebra as tradições vocais do Minho e os cantares dedicados a Maria e ao Menino e decorre a partir das 18 horas.
A presença da artista cria um encontro único entre tradição, fado e memória coletiva.
Esta iniciativa faz parte da programação do Município “Famalicão, o Lugar do Natal”, com a Rusga de Joane a apresentar um programa pensado especialmente para esta quadra, com novos arranjos, harmonias renovadas e uma abordagem contemporânea ao repertório tradicional de Natal.
Por isso, “Melodias de Natal” promete ser um espetáculo envolvente, inspirado nas polifonias populares que marcam o imaginário minhoto e não só, evocando o ambiente das aldeias, o convívio à volta da lareira e legado musical.

Pedro Bondo foi convocado pela seleção de Angola para o Campeonato Africano das Nações. O defesa esquerdo do FC Famalicão mereceu a confiança do selecionador Patrice Beaumelle para uma competição em que os Palancas Negras estão integrados no Grupo B, com Egito, África do Sul e Zimbabué.
A principal prova de seleções do continente africano disputa-se em Marrocos, entre 21 de dezembro e 18 de janeiro.