Futebol: GD Joane celebra 91.º aniversário com romagem ao cemitério

O Grupo Desportivo de Joane celebrou, esta quinta-feira, o 91.º aniversário. Face ao atual contexto de pandemia, as cerimónias foram mais contidas, no entanto o clube manteve a tradicional romagem ao cemitério, tendo depositado flores aos antigos presidentes e sócios falecidos.
Recorde-se que a equipa joanense venceu, na presente época, a série B da Pró Nacional e vai disputar, com o Forjães, o título distrital do principal escalão da AF Braga. Os jogos estão marcados para os dias 20 e 27 de junho. O vencedor destas partidas sobe ao Campeonato de Portugal.

Famalicão: Homem que agrediu polícia fica em liberdade

O homem de 29 anos que agrediu um polícia de folga em Famalicão, na última semana, vai aguardar julgamento em liberdade, ficando obrigado a apresentar-se três vezes por semana às autoridades.

O indivíduo tinha sido detido depois de reconhecer, numa padaria, o PSP que anteriormente o autuou por uma infração rodoviária. Com a ajuda de comparsas, ameaçou e agrediu o agente.

A PSP acabou chamada ao local e levou-o para a esquadra, onde manteve uma postura agressiva. Os bombeiros tiveram de prestar assistência e transportar feridos para o hospital.

Famalicão: Comunidade escolar envolvida na cultura Hip-Hop

João Costa, de nome artístico Ré Menor, é artista de rap, formador e educador social, residente em Vila Nova de Famalicão há cerca de oito anos. Está envolvido num projeto comunitário na Escola Secundária Camilo Castelo Branco, denominado “Aprender Mais, com o objetivo de aproximar a vida escolar da vida social fora da escola. Acredita que a música, em particular o hip-hop, exerce uma influência direta nos jovens, como forma de expressão e comunicação.

No âmbito do projeto “Aprender Mais”, alunos e professores participarão, no dia 10 de dezembro, em sessões interativas sobre o papel da música na formação individual e coletiva dos jovens, debatendo tanto as suas influências positivas como os desafios e riscos associados. O projeto inclui, ainda, a gravação de um videoclipe nas instalações da escola, envolvendo diretamente a comunidade educativa no processo criativo.

Como músico, foi vencedor do concurso Episodium, promovido pela Associação Cultural The Village, cujo resultado é o lançamento do seu sexto trabalho a solo, intitulado “Outra Vida”, do qual já estão disponíveis quatro singles em todas as plataformas digitais.

Além disso, Ré Menor tem participado em palestras, colóquios, workshops e outros projetos com instituições e escolas, «sempre com o objetivo de mostrar como a arte pode ser uma ferramenta transformadora», disse. «A cultura hip hop nasceu da consciência social, da intervenção comunitária e da necessidade de dar voz a quem não a tinha», acrescenta.

Fim da impunidade em Cavalões: Lixo não autorizado na rua vai valer multa na hora

A Junta de Freguesia de Cavalões decidiu apertar o cerco aos responsáveis por deixar lixo espalhado no espaço público. Mesmo com ecopontos disponíveis em vários pontos da freguesia, continuam a surgir resíduos e sacos abandonados por quem ignora as regras básicas de civismo.

Para travar estas atitudes, será implementada uma fiscalização mais rigorosa, acompanhada de tolerância zero. Qualquer pessoa apanhada a sujar a via pública será autuada no momento, enfrentando coimas previstas na legislação.

A Junta apela ainda ao envolvimento da comunidade, pedindo aos moradores que sinalizem situações deste género sempre que as presenciem

Famalicão: FAC e Riba d´Ave conhecem adversários na Taça de Portugal

Segundo o sorteio dos 16 avos de final da Taça de Portugal de hóquei em patins, o FAC recebe o Óquei Clube de Barcelos, enquanto que o Riba d´Ave visita a Juventude Salesiana, formação da 3.ª divisão nacional. Esta eliminatória está marcada para o dia 10 de janeiro.

Em caso de vitória as equipas famalicenses encontram-se nos oitavos de final, em Riba de Ave, eliminatória marcada para o dia 14 de fevereiro

Famalicão: Despiste em Lousado faz um ferido

Na manhã desta quarta-feira, o despiste de um veículo em Lousado, na rua Carlos Moreira, deixou o condutor ferido.

O alerta foi dado por volta das 09h50 e para o local foram acionados os Bombeiros Voluntários de Famalicão, que transportaram a vítima com ferimentos ligeiros, para o hospital local.

Famalicão: Quinto encontro de Cantares ao Menino

O Rancho Folclórico de Santa Marinha de Mogege organiza o V Encontro de Cantares ao Menino, no dia 14 de dezembro, pelas 15h30, na igreja paroquial de Mogege. Foram convidados o Rancho Típico de Esposade (Matosinhos), o Rancho Regional São Salvador de Folgosa (Maia) e o Rancho anfitrião.

A direção do Rancho sente que é sua obrigação recolher, preservar e divulgar as tradições às gerações vindouras.