Fundação Montepio entrega viatura adaptada ao Centro Social e Paroquial de S. Martinho de Brufe

No âmbito da 11.ª edição da ‘Frota Solidária’, a Fundação Montepio vai entregar viaturas adaptadas à Santa Casa da Misericórdia de Braga e ao Centro Social e Paroquial de S. Martinho de Brufe. A cerimónia de entrega das viaturas – 21, no total, distribuídas por 21 instituições – acontece na próxima quarta-feira, dia 04 de julho, pelas 11 horas, no Padrão dos Descobrimentos, em Lisboa.

O evento contará com a presença do Vereador da Mobilidade e Segurança da Câmara Municipal de Lisboa, Miguel Feliciano Gaspar, e do Presidente da Fundação Montepio e do Grupo Montepio, António Tomás Correia, que entregarão as 21 viaturas especiais e adaptadas que constituem a Frota Solidária de 2018 a instituições de todo o país.

“O programa ‘Frota Solidária’ é uma iniciativa nascida na sociedade civil com o objetivo de responder às necessidades de quem mais precisa. Este é um grande dia para a Fundação Montepio e um grande dia para todo o Grupo Montepio. São estes nossos parceiros na área da economia social que nos permitem desenvolver este projeto que acreditamos ser uma enorme mais valia para todos os utentes e para os funcionários que, todos os dias, desenvolvem um trabalho excecional”, afirma António Tomás Correia, Presidente da Fundação Montepio e do Grupo Montepio.

Em 2017, a Fundação Montepio recebeu, através do Ministério das Finanças, EUR 229 035,41 resultantes de valores atribuídos, no ano 2015, no âmbito da Lei da Liberdade Religiosa (Consignação Fiscal).

Pelo facto de este montante ter sido entregue, pelos contribuintes, ao cuidado e gestão da Fundação Montepio, decidiu esta instituição de utilidade pública devolvê-lo à sociedade civil, através da aplicação do mesmo na aquisição de veículos automóveis especiais e adaptados que, constituindo o que designámos por “Frota Solidária”, apoiarão a atividade de 21 instituições particulares de solidariedade social.

Sobre a Frota Solidária…

Criada em 2008 pela Fundação Montepio, a Frota Solidária é um projeto que se concretiza através da aquisição, transformação e adaptação de viaturas destinadas a instituições particulares de solidariedade social (IPSS) de todo o País.

Desde 2008, a Fundação Montepio recebeu através da Consignação Fiscal 4 milhões de euros, integralmente devolvidos à sociedade civil através da entrega de 203 viaturas solidárias a igual número de IPSS.

A missão da Frota Solidária consiste em apoiar a mobilidade, a inclusão e o combate ao isolamento e à desertificação, contribuindo para uma sociedade mais inclusiva, coesa e solidária.

F.C.Famalicão perde em casa com o S.C. Braga (0 – 3)

O Futebol Clube de Famalicão estreou-se esta época em casa com uma derrota, diante do S.C. Braga.

Os golos foram somente apontados pela equipa visitante, aos minutos 13, 19 e 79.

Na classificação, ao fim de duas jornadas, o Futebol Clube de Famalicão continua sem pontuar no campeonato.

Famalicão: Capitão Fausto animaram Dia da Juventude no Devesa Sunset

Os Capitão Fausto marcaram presença, esta sexta-feira, na iniciativa da Câmara Municipal “Devesa Sunset”.

A banda de Lisboa, formada em 2009, atuou ao final da tarde, no Parque da Devesa, diante de um público maioritariamente jovem que, depois de uma tarde nas piscinas municipais, continuaram a divertir-se neste espaço verde.

Veja algumas das imagens divulgadas pelo município:

Famalicão: Estacionamento indevido junto ao Parque da Devesa provocou bloqueio total do trânsito

Um elevado número de carros indevidamente estacionados, na Rua Fernando Mesquita, junto ao Parque da Devesa, provocou o bloqueio total do trânsito automóvel, ao final da tarde desta sexta-feira.

À nossa redação condutores relataram ter estado durante um largo período de tempo encurralados na fila de carros que entretanto se gerou.

O bloqueio do trânsito terá sido provocado pelo facto de existirem carros estacionados indevidamente nos dois sentidos daquela rua. Este tipo de estacionamento é, porém, habitual, no entanto apenas num dos sentidos.

A GNR esteve no local.

Famalicão: Já abriu ao trânsito a Rua Capitão Manuel Carvalho com via partilhada

Abriu ao trânsito esta sexta-feira a Rua Capitão Manuel Carvalho, no centro da cidade de Vila Nova de Famalicão.

A rua esteve nos últimos meses a ser alvo de uma intervenção profunda, sendo que agora funciona com o conceito de via partilhada.

Segundo a autarquia, a via passa a ser partilhada por peões e veículos, onde vigoram regras especiais de trânsito, entre elas, a prioridade do peão.

O acesso ao parque de estacionamento da Praça D. Maria II, tanto entrada como saída, passa a ser feito exclusivamente pela Rua Capitão Manuel Carvalho.

Obras em Famalicão: Vasos vandalizados durante a noite. Presidente da Câmara repudia vandalismo

Estão a entrar na fase final as obras no centro da cidade de Vila Nova de Famalicão.

Recentemente a autarquia colocou, em torno da Praça D.Maria II, dezenas de vasos que vão embelezar o espaço, no entanto, na última noite, esses mesmos vasos foram vandalizados.

Numa breve nota publicada nas redes sociais, o edil famalicense, repudiou o ato que “ não dignifica ninguém “.