Fundação da Juventude tem cerca de 30 estágios para Braga

Em todo o país são mais de 500 as vagas que se encontram por preencher em mais de 80 áreas distintas de formação que vão desde saúde, a tecnologias passando pelo ensino, jornalismo, gestão ou áreas como psicologia, turismo, Sociologia, Engenharia Florestal, entre outros.

Para Braga existem cerca de 30 estágios em 10 áreas de formação, podendo cada um dos jovens candidatar-se até 2 vagas de estágio, de acordo com as suas preferências.

Os estágios realizam-se entre julho e setembro de 2018 e pressupõem a atribuição de subsídio de alimentação e de transporte, assim como um Seguro de acidentes pessoais. Como explica Francisco Maria Balsemão, Presidente da Fundação da Juventude, «o PEJENE promove uma relação direta entre a Escola e a Empresa/Entidade de acolhimento, através do desenvolvimento de projetos conjuntos de formação em local de trabalho, ainda durante o período de estudo dos jovens. Este é um programa cujo principal objetivo é integrar o estagiário numa entidade de acolhimento, desenvolvendo tarefas específicas de acordo com um Plano de Estágio previamente elaborado de acordo com a área de formação do estagiário. Os estágios decorrem sob a supervisão de um tutor técnico (profissional) experiente da entidade de acolhimento que, no final do mesmo, elaborará um relatório de avaliação final».

As candidaturas, que este ano estão disponíveis para todas as áreas de atividade, podem ser efetuadas através da plataforma www.fjuventude.pt/pejene2018 onde, após avaliação dos requisitos das empresas e entidades de acolhimento, a Fundação da Juventude divulga a lista de vagas para estágios, iniciando-se assim as candidaturas para os jovens estudantes. «Em 2017 o PEJENE arrancou dando prioridade a empresas que atuassem nas áreas da Economia Laranja e Economia Verde. Nesta edição de 2018, tendo em conta o elevado número de pedidos de empresas, a Fundação da Juventude decidiu não estipular critérios de preferência, dando assim oportunidade a todas as empresas», acrescenta Francisco Maria Balsemão.

O PEJENE, que em 2017 teve uma taxa de empregabilidade de 23%, enquadra-se num dos vetores estratégicos de atuação da Fundação da Juventude – Emprego e Empreendedorismo – e constitui um importante fator de enriquecimento curricular assim como aquisição de experiência e conhecimento em contexto laboral. Este programa tem vindo a responde, desde 1993, às necessidades dos jovens que se encontram a finalizar o ensino superior, permitindo desempenhar tarefas de caráter profissional, e aumentar os seus conhecimentos em ambiente real de trabalho e não esquecendo as tendências mundiais de desenvolvimento económico.

Famalicão: Serviço de Ginecologia e Obstetrícia assinala Semana Mundial do Aleitamento Materno

O Serviço de Ginecologia e Obstetrícia do Centro Hospitalar do Médio Ave está a comemorar a Semana Mundial do Aleitamento Materno. A celebração começou esta terça-feira e prossegue até quinta-feira.

Estão programadas algumas atividades para ajudar e esclarecer eventuais dúvidas a grávidas e puérperas, bem como uma aula de Yoga e massagem para bebés nascidos no CHMA (esta quarta-feira, às 15 horas, na Clínica da Mulher e da Criança), com o objetivo de promover uma maior conexão entre mãe e filho.

«Decidi amamentar, mas não está a correr como esperava» é o tema de uma sessão que decorre na quinta-feira, a partir das 15 horas, na sala de reuniões.

Inscrições através de preenchimento de formulário disponível na página do Facebook Aqui Geramos Sorrisos CHMA

Famalicenses participam no Europeu de Spartan

Hélder Rodrigues e Ricardo Campos, atletas famalicenses, vão participar no próximo fim de semana, no Spartan Europen Championship 2022 (Campeonato Europeu de Spartan), que vai ter lugar em Sussex, Reino Unido.

Nesta prova vão enfrentar 21.3km num terreno acidentado, numa corrida com 35 obstáculos, entre carregar pesos, subir cordas, obstáculos de suspensão, muita lama e também natação.

Recorde-se que as Spartan Race são corridas de obstáculos muito populares, com quase um milhão de participantes por ano em todo o mundo.

Os famalicenses vão competir com outros atletas europeus qualificados através dos resultados obtidos em provas anteriores.

 

FC Famalicão entra na Taça a jogar na Trofa

O FC Famalicão já conhece o adversário da terceira eliminatória da Taça de Portugal. No sorteio realizada esta tarde, na Cidade do Futebol, e já com as equipas da Liga Bwin, a equipa de João Pedro Sousa vai defrontar o vizinho Trofense, equipa da segunda Liga.

Os jogos ditados pelo sorteio disputam-se no fim de semana de 15 e 16 de outubro.

Famalicão: Atleta da AD Pedome conquista pódio em prova no Porto

A Associação Desportiva de Pedome participou, através da secção desportiva, na Corrida do Parque à Noite, que teve lugar no dia 1 de outubro, no Parque da Cidade do Porto. Chegou ao pódio por intermédio de Rafael Pereira, que foi terceiro, com 22:23, na distância de oito km, com partida e chegada no recinto do Queimódromo.

«É um orgulho para a nossa secção de atletismo ver este e outros atletas crescerem, fruto do seu enorme esforço individual e trabalho coletivo», referem, em comunicado.

Este atleta tem já 6 pódios conquistados na presente época 21/22, em corridas de estrada.

Recorde-se que a Corrida do Parque à Noite é organizada pela Runporto.com, com o apoio da Câmara Municipal do Porto, Ágora, Associação de Atletismo do Porto e Conselho Regional de Arbitragem da AAP.

 

Famalicão: Novas USF de Joane e S. Miguel-O-Anjo já têm contratos-programa assinados

Tal como Cidade Hoje avançou em primeira mão, na passada sexta-feira, a Câmara Municipal de Famalicão e a Administração Regional de Saúde do Norte celebraram, na última semana, os contratos-programa que vão servir de base para a apresentação de duas candidaturas ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) com vista à construção e apetrechamento destes dois novos equipamentos de cuidados de saúde primários.

Esta novidade foi avançada pelo presidente da Câmara Municipal, Mário Passos, na reunião da Assembleia Municipal da passada sexta-feira, 30 de setembro. Nesta sessão, o autarca referiu que «os projetos eram há muito tempo reclamados com toda a justiça pelas populações e com a assinatura destes dois protocolos demos um importante passo nesse sentido».

Em termos contratuais, a Câmara Municipal de Famalicão compromete-se a elaborar o projeto de execução da obra, a promover a execução da empreitada, a assegurar a fiscalização da obra, assumindo ainda a candidatura às verbas do PRR. Ambos os equipamentos serão construídos em terrenos cedidos pela autarquia à ARS Norte.

Refira-se que o PRR estima um financiamento máximo de quase 1,2 milhões de euros (sem IVA) para a construção da Unidade de Saúde de Joane e de 1,1 milhão de euros (sem IVA) para a construção da Unidade de Saúde de São Miguel-o-Anjo, em Calendário.

Sobre os eventuais custos que as duas obras possam vir a representar para o município, Mário Passos esclarece que «ainda não é possível prever qual será o investimento total das duas empreitadas, nem aquele que será assumido pela Câmara Municipal».

Famalicão: PAN organiza caminhada para analisar a gestão do território

A Comissão Política Concelhia do PAN Famalicão organiza, este sábado, uma caminhada de outono, para «além da parte desportiva, proceder a uma análise mais profunda do ordenamento e gestão do nosso território», refere Sandra Pimenta.

“Conhecer o território é saber que caminhos seguir” é o mote da caminhada.

A caminhada terá início às 9H, com ponto de encontro na rua Francisco António Reis, junto ao café Cristal, em Barrimau. Prevê-se que a dificuldade seja alta, contudo, haverá várias pausas ao longo do percurso «para olhar para o que nos rodeia com a atenção necessária».

O partido aconselha o uso de calçado e roupa confortável, alertando que cada participante é responsável pela sua água e comida.

Coordenadas para ponto de partida/chegada (Barrimau)

41.392028, -8.523314