Concelho

Fisioterapia no Clube Sénior da Gerações

Desde a passada quarta feira que sessões de Fisioterapia começaram a ter lugar com regularidade no Clube Sénior da Associação Gerações, uma nova proposta e uma resposta social que pretende dar melhores condições de movimento e de vida aos seniores de Vila Nova de Famalicão.

As sessões são dirigidas pela Dr.ª Raquel Cunha, fisioterapeuta com provas dadas em várias clínicas de Vila Nova de Famalicão, mãe de três crianças que frequentam as valências sociais da Associação Gerações. Têm lugar todas as quartas feiras, entre as 15h00 e as 17h30, e às quintas feiras, de quinze em quinze dias, no mesmo horário, tendo a duração mínima de 30 minutos. Para as situações mais delicadas, esse período pode ser alargado.

Para além das sessões individuais, e uma vez por mês, o projeto contempla também sessões de grupo denominadas “classes de movimento”, com a duração aproximada de uma hora. Tanto as sessões individuais como as sessões coletivas carecem sempre de inscrição prévia.

O prémio da Fundação EDP para a inovação social que a Associação Gerações venceu há dois anos deu o primeiro grande impulso para o desenvolvimento desta atividade com caráter regular, ao permitir a aquisição dos equipamentos e instrumentos necessários, para uma atuação concertada com os seniores de Vila Nova de Famalicão que frequentam o Clube Sénior da Associação Gerações.

Em mais de 700 candidaturas de todo o País, o projeto da Associação Gerações “Anos de Prata… Saúde de Ouro” foi selecionado pela Fundação EDP como projeto inovador na área social. Esta distinção da Associação Gerações foi reconhecida, em conjunto com os projetos de outras associações, numa cerimónia realizada pela Fundação EDP, no Museu da Eletricidade em Lisboa, dia 20 de abril de 2016.

Um dos pressupostos de base da aprovação deste projeto, levado em conta pela Fundação EDP para a sua aprovação, era que ele se pudesse replicar com regularidade no futuro, colocando ao serviço dos seniores um serviço de grande utilidade para o seu quotidiano como é, neste caso, a fisioterapia. É essa continuidade que agora é posta no terreno pela Associação Gerações.

Ao avançar periodicamente e de forma regular com serviços individuais e coletivos numa área tão importante para os seniores como é a fisioterapia, a Associação Gerações dá mais um passo decisivo no desenvolvimento do processo de envelhecimento ativo e saudável.

 

Previous post

Projeto do novo Estádio Municipal deverá ser apresentado no próximo mês

Next post

CeNTI mostra como a nanotecnologia está a transformar o tecido empresarial da região Norte