Filipe Brito sobe ao pódio na prova internacional UCI Pretorian Bike Race

O atleta famalicense Filipe Brito da equipa NORTADA/AGGELOS/FAMABIKE, terminou em grande destaque o Pretorian Bike Race, prova de categoria internacional UCI que se disputou, em Vila Pouca de Aguiar, com a presença de atletas internacionais de 16 países, assim como vários atletas do concelho, como Joana Monteiro, José Rodrigues, Benjamim Silva, entre outros.

Filipe Brito disse que a prova “não foi fácil, de todo, para mim e também saio de lá com um sabor amargo, por tudo! As condições climatéricas estragaram quase tudo, chuva, frio, neve, enfim…Excelente organização que esteve à altura deste enormíssimo evento internacional UCI e todos sabemos que não é fácil trazer um evento desta envergadura para o nosso país. Estiveram 16 países representados no Pretorian Bike Race! A preocupação da organização foi colocar, sempre, a segurança dos atletas em primeiro lugar, vi isso de perto e isso diz tudo! A primeira etapa, de sexta -feira, decorreu com um intenso frio e chuva, o tempo esteve horrível mas a etapa foi concluída. No inicio da noite e durante a madrugada as condições agravaram-se, com muita queda de neve acima dos 700 metros, não houve condições para a etapa principal ser realizada. Só para terem noção a altimetria ia acima dos 1.000 metros, não estavam reunidas as condições de segurança mínimas (risco de quedas, hipotermia, etc.) e as estradas estavam inacessíveis até para as equipas de abastecimento e salvamento. Em reunião de comissários, com a organização e a força policial foi decidido alterar a etapa dos 82 km para um novo contra-relógio, semelhante e no mesmo percurso do primeiro dia, aumentando substancialmente a dificuldade e a quilometragem. Com expectativas da melhoria do tempo, foi decidido manter a terceira etapa, reduzindo a quilometragem e eliminando a zona de cota máxima, que seriam os 1.100 metros. A partida foi alterada para as 10 horas e tudo corria dentro da normalidade até que por motivos alheios à organização, a frente da corrida perdeu-se, inclusive eu também (por distracção minha) mas voltei a trás e segui novamente o percurso até à linha de meta, onde vim a saber que a corrida tinha sido anulada/boicotada/colocada em stand by ou o que quiserem chamar porque houve pessoal que se perdeu e não retomou a corrida gerando uma imensa confusão junta da ZA 2 segundo depois vim a saber. Nestas circunstâncias e porque pouco haveria a fazer, o colégio de comissários decidiu anular a etapa de domingo. Mesmo na insatisfação (genuína) de quem efectuou todo o percurso, os prémios foram atribuídos tendo em conta os dois contra-relógios de sexta e sábado. Pessoalmente tinha boas expectativas, além de me divertir, tenho-me sentido bem com a minha condição física actual e esperava bons resultados. É verdade que obtive um excelente lugar classificativo tendo conta os adversários mas soube a pouco… por causa de tudo. É um facto que eu e o frio intenso não nos damos bem mas nunca me tinha sentido assim, parecia que tinha pedra nos pés e pernas de tão inchados devido ao frio, minha nossa!”, disse o atleta.

Famalicão: Hoje há festa de verão e da cerveja em Sezures

Na tarde deste domingo, realiza-se a festa de verão e da cerveja, na Capela de S.Vicente em Sezures, Famalicão.

A iniciativa arranca às 15h com muita animação musical, a começar com grupos de concertinas e a prosseguir com DJ.

Simultaneamente, no mesmo recinto, decorre o primeiro encontro de concertinas.

 

 

 

FC Famalicão perde troféu Teresa Herrera nas grandes penalidades

A equipa do FC Famalicão perdeu, este sábado, o troféu Teresa Herrera, prestigiada competição que, no plano feminino, vai na décima edição.

A equipa famalicense esteve a vencer o RC Deportivo de La Coruña por 2-0, mas a equipa espanhola logrou chegar ao empate que prevaleceu até ao final do tempo regulamentar.

A decisão foi para as grandes penalidades e o Desportivo foi mais certeiro, com vitória 5-3 sobre as famalicenses.

Famalicão: Autarquia conta com equipamento para tratar do novo piso do centro da cidade

Para fazer face a todas as exigências em termos de limpeza do renovado centro urbano, a Câmara Municipal de Famalicão passa a contar com um novo equipamento, um Aspirador Urbano Elétrico.

Numa nota publicada nas redes sociais, a autarquia refere que este é um equipamento amigo do ambiente, com capacidade de armazenamento de 240 litros, apto para lavagens de manchas e sujidade, bem como aspiração de resíduos sólidos de pequena dimensão.

Famalicão: Ana Marinho vence prova em Espanha

Na manhã deste sábado, a atleta da Escola de Atletismo Rosa Oliveira venceu a décima primeira edição da Carreira Pola Praia, na Galiza.

Ana Marinho venceu a geral, cumprindo os 6kms na Praia América à frente de quatrocentos participantes e repete o triunfo da edição anterior.

Ainda da escola joanense Bruna Ortiga venceu em sub-23.

Rosa Oliveira foi a mais rápida entre as veteranas 55.

 

Chuva está de volta na terça-feira

A chuva estará de regresso na próxima terça-feira, avança a previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

Ainda segundo o IPMA, até quinta-feira as temperaturas em Famalicão não deverão ultrapassar os 28 graus.

Terça-feira será o dia mais fresco da semana, com uma máxima de 22 graus.

Veja a previsão ao detalhe aqui

Continental: Pneus produzidos em Famalicão a partir de garrafas já começaram a ser vendidos

Já começaram a ser comercializados os pneus da Continental, produzidos na unidade de Vila Nova de Famalicão, a partir de garrafas de plástico.

A novidade foi anunciada pela empresa que refere que “desenvolveu a chamada tecnologia ContiRe.Tex, que permite substituir a totalidade do poliéster convencional no pneu e que está em produção em série desde abril de 2022. O novo material de alto desempenho já está disponível em algumas dimensões dos pneus PremiumContact 6 e EcoContact 6”.

Neste tipo de pneus o poliéster utilizado é fabricado a partir de garrafas de água e sumos de plástico PET.