Festival de Cinema Jovem de Famalicão arranca segunda-feira

As inscrições para o Ymotion – Festival de Cinema Jovem de Famalicão abrem segunda-feira, dia 11 de maio, enquanto que a sexta edição do festival será apresentada a partir das 17 horas, em direto, a partir do Facebook do Município de Famalicão e do Ymotion. A apresentação conta com a vereadora da Juventude da autarquia famalicense, Sofia Fernandes, do argumentista e presidente do júri, Tiago R. Santos, e do comissário do festival, Rui Pedro Tendinha.

Ao todo serão oito os prémios atribuídos, com destaque para o “Grande Prémio Joaquim de Almeida”, de 2500 euros, que será entregue à melhor curta a concurso.

Promovido desde 2015 pelo pelouro da Juventude da Câmara Municipal de Famalicão, o Ymotion volta a distinguir as melhores curtas-metragens produzidas por jovens com idades entre os 12 os 35 anos. As curtas a concurso deverão ter uma duração máxima de 20 minutos e podem ser submetidas até ao dia 6 de outubro.

Além da competição, o Ymotion vai também promover um ciclo formativo online que decorrerá de 12 a 22 de maio, nas páginas de Facebook da Juventude de Famalicão e do Ymotion.

A fase final do Ymotion decorrerá de 2 a 7 de novembro, com os prémios aos vencedores e com a mostra “Novíssimo Cinema Português.

Informação Útil: Bombeiros alertam para possíveis atrasos no 112 e sugerem número alternativo

Os Bombeiros Voluntários de Famalicão informaram hoje a população sobre possíveis atrasos nas chamadas de emergência para o número 112, devido à greve nacional que está a afetar os Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).

Numa comunicação partilhada nas redes sociais, os bombeiros apelam para que, em casos de dificuldade de contacto através do 112, os cidadãos liguem diretamente para os quartel, no caso, utilizando o número 252 301 112.

Os bombeiros destacam ainda a competência e o empenho dos profissionais do INEM, uma instituição com a qual mantêm uma relação de respeito e parceria.

Rádio Cidade Hoje sopra as velas dos 35 anos no topo das audiências

A Rádio Cidade Hoje assinalou, neste dia 4 de novembro, 35 anos de emissões e um percurso de sucesso, consolidando-se como a rádio local mais ouvida na região.

De acordo com o mais recente estudo de audiência da Marktest (Bareme Rádio – Litoral Norte, setembro de 2024), a Rádio Cidade Hoje conquistou um share de 0,8%. Este desempenho coloca-a no topo das rádios locais do Minho, com uma audiência que chega a ser até quatro vezes superior à das outras estações vizinhas, inseridas na área em estudo que também contempla alguns concelhos do Porto como Santo Tirso, Trofa, Póvoa de Varzim, Valongo e Vila do Conde.

O Bareme Rádio da Marktest é o estudo de referência para o mercado da rádio em Portugal, sendo realizado através de 6.006 entrevistas por vaga, garantindo uma análise detalhada sobre o comportamento dos ouvintes e o impacto das diferentes estações de rádio. O resultado agora revelado atesta o trabalho contínuo da equipa Cidade Hoje em manter-se próxima da comunidade, com uma programação que responde aos interesses e necessidades daqueles que a ouvem.

Num setor altamente competitivo, este marco representa não só a longevidade da Rádio Cidade Hoje, mas também o reconhecimento da sua relevância e influência na região, destacando-se como uma voz local de confiança.

Famalicão: Pavilhão Municipal recebe Campeonato do Mundo com pares de trinta países

Delegações de três Continentes e trinta países representados são os números mais notórios da décima edição do Famalicão Dança, que se realiza no próximo sábado, a partir do Pavilhão Municipal que será transformado num grande salão de baile.

Alemanha, Cazaquistão, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Estados Unidos da América, Estónia, Finlândia, França, Hungria, Islândia, Israel, Itália, Japão, Letónia, Lituânia, Malásia, Moldávia, Noruega, Polónia, Quirguistão, Reino dos Países Baixos, República Checa, Roménia, Suécia, Ucrânia e Portugal são os países representados nesta festa da dança mundial.

A edição deste ano terá provas nacionais e o Campeonato do Mundo, na disciplina das Dez Danças, no escalão de Juventude (até aos 18 anos), com os melhores atletas nacionais em todos os escalões e categorias e os melhores atletas do mundo a lutar pelo título de campeão do mundo.

Na competição nacional estarão mais de 200 atletas do Continente e ilhas em representação de vinte sete clubes/escolas. A avaliação dos atletas será da responsabilidade de um painel alargado de júri, composto por juízes de prova nacionais e estrangeiros, nomeados pela Federação Portuguesa de Dança Desportiva, FPDD, e pela Federação Mundial de Dança Desportiva, WDSF.

As provas começam por volta das 13 horas e a cerimónia oficial de abertura do Campeonato do Mundo está programada para as 16h30. A organização, sempre a cargo da Gindança, garante um dia cheio de luz, cor, ritmo e alegria.

Os ingressos para a bancada podem ser adquiridos na bilheteira do pavilhão no dia da prova. Para reservar mesa junto à pista devem visitar www.famalicaodanca.com

Foto arquivo

Famalicão: Badminton do FAC é vice-campeão nacional

A equipa feminina do FAC conseguiu, no passado fim de semana, o segundo lugar no campeonato nacional da 1.ª divisão de badminton.

Nas Caldas da Rainha, onde também decorreu a prova para masculinos, pela equipa feminina jogaram Adriana Gonçalves, Catarina Mesquita Martins, Eva Sá Silva, Joana Miranda Oliveira e Sónia Gonçalves. A equipa masculina, que terminou em quinto lugar, esteve representada Bruno Silva Gomes, Diogo Marques Barbosa, José Carlos Viana, Pedro Coelho Rodrigues, Simão Oliveira Ferreira, Tiago Carvalheira Araújo e Tomás Neves Teixeira.

A equipa feminina saiu invicta na fase de grupos, com vitórias sobre o Porto Salvo e o Espinho. Na meia final, venceu a equipa de Coimbra e, na final, contra a equipa de Lagoa, perdeu, terminando o campeonato nacional por equipas como vice-campeã.

Com estes resultados, as duas equipas do Famalicense continuam na 1.ª divisão.

Famalicão: Abertas inscrições para mais uma edição do Congresso Nacional de História Local

Os interessados em participar no “VIII Congresso Nacional de História Local: Conceitos, Práticas e Desafios na Contemporaneidade” devem inscrever-se até ao dia 8 de novembro. As inscrições são individuais e gratuitas e devem ser realizadas através do formulário https://forms.gle/svoovxWwhyMNQhNM9,

O congresso decorre nos dias 15 e 16 de novembro, na Casa das Artes e na Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco. Organizado pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, em parceria com o Município de Vila Nova de Famalicão, desta edição fará parte um painel exclusivamente dedicado à história do concelho, com a apresentação de cerca de 50 comunicações de historiadores, professores, investigadores e demais estudiosos da região.

O encontro começa no dia 15 de novembro, pelas 9h00, no pequeno auditório da Casa das Artes. Da parte da tarde, desenrola-se, em simultâneo, no auditório da Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco. No dia seguinte, realiza-se apenas na Biblioteca Municipal.

O VIII Congresso de História Local pretende acompanhar e estimular a renovação historiográfica em curso, dando continuidade aos propósitos e dinâmicas iniciados em 2017, na primeira edição, em diálogo permanente com a historiografia nacional e internacional. Tal como nas edições anteriores, o encontro pretende continuar a ser um espaço privilegiado para a reflexão sobre o conceito, sobre as metodologias e as práticas da história local e como espaço de troca de experiências.

Famalicão: Concurso de presépios em Vermoim

A Junta de Freguesia de Vermoim lançou um concurso para a quadra festiva que se aproxima, desta vez sobre “Presépios de Natal”. Este concurso é destinado às associações, escolas, empresas e estabelecimentos privados da freguesia, como a todos os vermoinenses que queiram participar. É necessária inscrição, que deve ser feita através do email jfvermoim@sapo.pt, até ao dia 23 de novembro.

Todos os presépios de Natal a concurso serão publicados na página oficial da Junta de Freguesia e o que tiver mais “gostos” será o vencedor.

A exposição irá acontecer do dia 01 de dezembro de 2024 até ao dia 06 de janeiro de 2025, no Adro da Capela.

Recorde-se que nos anos anteriores a Junta de Freguesia de Vermoim organizou concursos sobre as “Árvores de Natal” e acerca dos “Pais Natal”.