Famalicenses sem reações graves após toma da vacina contra a covid-19

O ACES (Agrupamento de Centros de Saúde) confirma que os utentes têm reagido bem à toma da vacina contra a covid-19. O diretor do ACES, Sá Machado, confirma algumas reações, mas adianta que são expectáveis e perfeitamente controláveis. «E, às vezes, a idade não quer dizer tudo», descreve. Significa que uma pessoa com 50 anos pode ter reações e um idoso com mais de 90 anos não sentir nada.

O diretor do ACES revela que há pessoas de idade avançada que recusam a vacina, o que estão no seu direito; no oposto, alguns idosos mostram ansiedade pela toma da vacina.

No entanto, Sá Machado assegura que haverá vacinas para todos, só «que não com a cadência que desejávamos», ou seja, as vacinas estão a chegar, semana a semana, e o planeamento está a ser feito. Um dos grupos são os idosos com mais de 80 anos, para a vacina da Pfizer; outro grupo são as pessoas entre 50 e 65 anos e com doenças, que recebem a vacina da Astrazeneca. Esta vacina não está a ser administrada a pessoas com mais de 65 anos.

Por isso, é que pessoas com menos de 65 anos já receberam a vacina e outros com mais de 90 anos ainda não. Porque são vacinas diferentes.

Contudo, espera Sá Machado, se o ritmo da entrega de vacinas acontecer conforme o previsto, a grande maioria dos idosos (mais de 80 anos) e as pessoas entre 50 e 65 anos com doenças graves estarão vacinadas até final de março.

O diretor do ACES deixa uma mensagem: haverá vacinas para todos mas nem todos podem ser vacinados numa semana. Há um planeamento e as pessoas serão contactadas. Logo, o número de vacinados depende da quantidade de vacinas que chegam. Esta semana são 1200, na próxima semana podem ser 1500 ou menos. O ACES não sabe e, por isso, não pode fazer previsões. «Estamos a fazer o nosso caminho e bem feito, com uma rede de profissionais com um trabalho muito positivo», avança Sá Machado.

Famalicão: Martim Cunha operado ao joelho direito

O famalicense, jovem promessa do FC Porto, foi operado ao joelho direito esta sexta-feira.

Martim Cunha, que joga na equipa B dos dragões, vai, agora, enfrentar um longo período de recuperação.

O FC Porto, em nota publicada, refere que “a operação decorreu sem intercorrências, conforme planeado, e o defesa de 18 anos irá agora iniciar o processo de recuperação aos cuidados do Departamento de Saúde no CTFD Jorge Costa».

Martim Cunha é lateral-esquerdo, internacional por Portugal e presença regular na equipa B do Porto.

Governo quer dar emprego a jovens sem subsídio através do IEFP

O Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) iniciou uma “campanha interna” de oferta de emprego dirigida a jovens que não recebem subsídio de desemprego, anunciou o secretário de Estado Adjunto e do Trabalho, Adriano Rafael Moreira.

“O Instituto de Emprego está a seguir uma campanha interna de contacto e oferta de emprego a todos os jovens inscritos sem subsídio”, disse o governante durante a audição na Assembleia da República sobre o Orçamento do Estado para 2026.

A medida faz parte da estratégia do Governo para “combater o desemprego jovem”, juntamente com o novo incentivo de regresso ao trabalho, que apoia jovens desempregados com menos de 30 anos que recebem subsídio de desemprego.

“É preciso reter os nossos jovens em Portugal”, afirmou Adriano Rafael Moreira, defendendo também o regresso de quem emigrou.

Segundo o Ministério do Trabalho, o incentivo representa uma poupança de 13 milhões de euros e deverá abranger cerca de 8.000 beneficiários.

A taxa de desemprego jovem desceu para 18,9% em agosto, o valor mais baixo desde junho de 2023, segundo dados do INE.

Não esqueça: Esta madrugada muda a hora

Os ponteiros do relógio vão atrasar 60 minutos na madrugada deste domingo em Portugal Continental e nos arquipélagos da Madeira e dos Açores, para a hora legal de inverno, segundo o Observatório Astronómico de Lisboa.

Em Portugal Continental e na Região Autónoma da Madeira, os relógios deverão ser atrasados uma hora quando for 02:00, passando a ser 01:00.

Na Região Autónoma dos Açores, a mudança será feita às 01:00, passando para a 00:00.

Famalicão: PCP quer explicações do Governo sobre nova vaga de despedimentos na Coindu

O PCP mostrou “grande preocupação” com o despedimento de 258 trabalhadores da Coindu, em Famalicão, e defende que o Governo “não pode ficar indiferente”.

Em comunicado enviado, o partido afirma que há “fundadas evidências de que se pode tratar de um processo de deslocalização”. O deputado Alfredo Maia questionou a ministra do Trabalho sobre o que vai ser feito para “salvaguardar os postos de trabalho e os direitos dos trabalhadores”.

Os comunistas lembram que a Coindu recebeu 3,9 milhões de euros do Plano de Recuperação e Resiliência e querem saber quanto custou ao Estado o lay-off recente que envolveu cerca de 250 funcionários.

A Coindu diz que o despedimento se deve ao “declínio das encomendas no setor automóvel” e que é necessário para “garantir a viabilidade da empresa a longo prazo”.

Famalicão: «Felizmente temos muitos Zabiris»

Yassir Zabiri notabilizou-se, nos últimos dias, pela conquista do título mundial sub-20 ao serviço de Marrocos, por marcar os dois golos da final, por ser o segundo melhor marcador da competição e o segundo melhor de todo o torneio. O sucesso do jovem avançado é, tão-só, mais um exemplo do projeto de formação e scouting do FC Famalicão, do qual Zabiri não é caso único. A ideia é de Miguel Ribeiro.

O presidente da SAD realça que a capacidade do clube em identificar e desenvolver talento é o que sustenta o crescimento desportivo e o futuro da SAD. Esta visão «assente no jogo e nos jogadores permite-nos, além do Zabiri, ter Gustavo Sá, Mathias de Amorim, Ibrahima Ba… Também permite, a cada fim de semana, lutar para ganhar todos os jogos, para chegar às competições europeias, sem abdicar de quem está connosco: as nossas pessoas, a nossa cidade e o nosso concelho».

Estas declarações foram prestadas, ao final da manhã desta sexta-feira, à margem da apresentação do novo equipamento do clube. E quando questionado se tinha recebido muitos telefonemas pelo jovem marroquino, atirou de pronto: «poucos».

O dirigente aponta o jogador «como mais um do nível que o clube tem tido. Do nível do Ugarte, do Pedro Gonçalves, do Luiz Júnior…». Por estes dias, Zabiri está «nas primeiras páginas», mas, «felizmente, temos muitos Zabiris. Uns jogam mais, outros menos, mas o Famalicão tem um plantel de muita qualidade», afirmou, nos Paços do Concelho.

Famalicão: Gouveia e Melo reuniu com empresários

A Casa do Empresário da Associação Comercial e Industrial de VN Famalicão recebeu, esta quinta-feira, Gouveia e Melo. O candidato à Presidência da República trocou ideias com empresários famalicenses, ouviu as dificuldades e as perspetivas futuras.

Esta ação resulta de uma solicitação desta candidatura presidencial, com o objetivo de estabelecer contacto com os empresários famalicenses.

Recorde-se que David Vieira de Castro é o mandatário concelhio de Gouveia e Melo, enquanto que Simão Costa é o mandatário jovem desta candidatura.

Foto: Reprodução Facebook ACIF