Famalicão: YMotion abre “ciclo de projeções e conversas com jovens cineastas”

O YMotion-Festival de Cinema Jovem de Famalicão, edição 2022, arranca com o ciclo de «Projeções e Conversas com Jovens Cineastas»; decorre de 27 de janeiro a 10 de março, percorrendo escolas secundárias e instituições de ensino superior de Famalicão, Porto e Santo Tirso.

Estão previstas seis sessões que compreendem o visionamento de filmes premiados na 7.ª edição do festival (2021), seguido de discussão com a presença dos realizadores e jovens estudantes nas áreas do cinema, audiovisual e multimédia.

As sessões vão contar, de igual modo, com a presença de convidados ligados ao cinema, como o jornalista e crítico de cinema, Rui Tendinha, a atriz Sónia Balacó, o realizador Pedro Peralta, a atriz Leonor Seixas, o jornalista de cinema Tiago Alves, entre outros.

Para além de divulgar as obras cinematográficas premiadas no YMotion junto do público escolar, este ciclo de projeções e conversas visa explorar, em contexto de sala de aula, a importância estética e temática dos filmes, bem como estreitar laços com professores e alunos, no que refere à conceção/realização de futuros trabalhos cinematográficos, possíveis de ser submetidos em festivais de cinema nacionais e internacionais.

O ciclo de «Projeções e Conversas com Jovens Cineastas» vai passar pela Escola Profissional do Instituto Nun’Alvres – OFICINA (Santo Tirso), Escola Secundária Padre Benjamim Salgado (Famalicão), Escola Secundária Camilo Castelo Branco (Famalicão), Instituto Multimédia (Porto), Escola Superior Artística do Porto e Escola Artística Soares dos Reis (Porto).

Recorde-se que o YMotion é um festival organizado pelo Município de Vila Nova de Famalicão desde 2015, que se tem vindo a afirmar no circuito de mostras e festivais de cinema do país, servindo de alavanca para o trabalho de jovens cineastas dos 12 aos 35 anos de idade. Paralelamente ao concurso de curtas-metragens, desenvolve, ao longo do ano, atividades formativas e educativas.

 

Famalicão distinguido com Selo Município da Juventude

No dia 19 de maio, Vila Nova de Famalicão recebeu o Selo Município da Juventude, no II Encontro Nacional de Municípios Amigos da Juventude, que aconteceu na Casa da Arquitetura em Matosinhos. A distinção, atribuída pela Federação Nacional das Associações Juvenis (FNAJ) aos municípios que se destacaram na implementação de políticas em prol da juventude, foi recebida pela vereadora da Juventude, Luísa Azevedo, que também subscreveu, em nome da autarquia, ao pacto INOVE Jovem.

Neste encontro, o município renovou o compromisso com as políticas locais de juventude de qualidade e amigas dos jovens, continuando na Rede Nacional de Municípios Amigos da Juventude, da qual faz parte desde a sua criação, no final de 2020. A continuidade desta presença na rede nacional foi assegurada fruto das de políticas municipais como o Conselho Municipal de Juventude, Plano Municipal de Juventude, apoio direto ao associativismo juvenil, políticas de apoio à iniciativa jovem, plano de investimento direcionado para o setor da juventude, entre outras.

A subscrição do Pacto INOVE jovem, primeiro pacto para as políticas de juventude em Portugal, edificado na Declaração Madeira 2021, no âmbito da Cimeira Atlântica Associativismo e Juventude, que aconteceu na cidade do Funchal em novembro do ano passado, também ficou firmada no dia 19 de maio pelos municípios que compõem a rede nacional. Trata-se de um pacto que visa estabelecer um compromisso entre o Estado Local e Central, partindo da posição política da FNAJ de que as políticas locais de juventude devem ser complementares às nacionais, não se sobrepondo às mesmas e evitando, deste modo, o desperdício de recursos e de energias.

 

Famalicão: S. Mateus vence Taça AF Braga

Na tarde deste domingo, disputou-se a final da Taça Associação Futebol de Braga em futsal, no Pavilhão de Vermoim, saindo vencedor a ADC São Mateus.
A equipa famalicense venceu, 3-1, a equipa Jorge Antunes. Coube ao capitão da equipa, Pedro Ferreira, erguer o troféu.

Hospital de Famalicão: Urgências sobrelotadas e sem vagas no internamento

Devido ao aumento dos casos Covid-19, associado a doentes com outras patologias, as urgências do hospital de Famalicão estão sobrelotadas e não há vagas no internamento.

Ao que a Cidade Hoje conseguiu apurar, a unidade de Vila Nova de Famalicão do Centro Hospitalar do Médio Ave soma 32 internados por Covid-19, sem contar os doentes infetados que aguardam vaga para internamento no serviço de urgência.

Esta situação agrava o tempo de espera daqueles que procuram assistência nesta unidade hospitalar.

 

Famalicão: Novo corte de água agendado para a tarde desta segunda-feira no centro da cidade

A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão informou que, na sequência da intervenção que está a ser realizada na rede de abastecimento de água na Praça D. Maria II, existe a necessidade de um novo corte de abastecimento.

O corte vai acontecer entre as 14h00 e as 16h00 com a previsão de que afete os seguintes locais:

-Rua Vasconcelos e Castro;
-Praceta Cupertino Miranda;
-Rua Alves Roçadas;
-Rua Lourenço da Silva Oliveira.

Famalicão: Alterações ao trânsito por motivo de obras no centro da cidade

A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão informou que, a partir desta segunda-feira, a Rua Capitão Manuel Carvalho, que liga a Av. Marechal Humberto Delgado à Praça D. Maria II, estará encerrada ao trânsito no âmbito das obras de renovação do Centro Urbano.
Esta intervenção obriga à alteração do acesso do Parque de Estacionamento da Praça D. Maria II, que, agora, fica acessível apenas a partir da Rua do Ferrador ou da Rua José Azevedo Meneses, com saída através da Rua Lourenço da Silva Oliveira que liga à rotunda D. Sancho I.

Famalicense Maria Gil regressa ao The Voice e escolhe Fernando Daniel para mentor

Depois de, no passado, ter estado no concurso com o apadrinhamento de Marisa Liz, a jovem Maria Gil regressou ao programa de talentos da RTP.

A famalicense brilhou, uma vez mais, no The Voice Kids, com uma interpretação de Easy on Me da Adele.

Todos os jurados viraram a cadeira, num sinal de aprovação da interpretação.

Maria Gil escolheu Fernando Daniel como o seu mentor durante o percurso no concurso.