Famalicão: Várias atividades para assinalar as Jornadas Europeias do Património

O município de Famalicão associa-se às Jornadas Europeias do Património com várias atividades, que decorrem nos dias 25, 26 e 27 de setembro, subordinadas ao tema Património e Educação.

No dia 25, ficará patente através do portal www.famalicaoid.org, a exposição “A minha escola tem história” dedicada aos edifícios escolares de instrução primária do concelho, com destaque para os que foram construídos no âmbito do “Plano dos Centenários”. A mostra será constituída por material documental, fotográfico e gráfico sobre cada escola.

Ainda na sexta-feira, irá decorrer entre as 10h00 e as 15h00, visitas orientadas à Casa-Museu Soledade Malvar.

Sábado, dia 26, ficará disponível online a exposição “Tempo, Espaço e Ser”, também através do portal Famalicão ID, permitindo ao visitante a realização de uma visita virtual através da leitura dos painéis, dos registos fotográficos dos objetos, da visualização dos documentários, entre outros elementos expostos.
Entretanto, entre 25 e 27 de setembro, através do Facebook da Rede de Museus de Famalicão, o município preparou um desafio para as famílias, através da iniciativa “Pensar fora da Caixa”.

Refira-se que as Jornadas Europeias do Património são uma iniciativa anual do Conselho da Europa e da União Europeia que envolve mais de 50 países, no âmbito da sensibilização dos povos europeus para a importância da salvaguarda do Património. Neste sentido, cada País elabora anualmente um programa de atividades a nível nacional acessível ao público gratuitamente.