FAMALICÃO RECORDA PINHEIRO BRAGA

“Pinheiro Braga: O Engenheiro regressa a casa” é o título da exposição fotográfica que vai ser inaugurada esta sexta-feira, 22 de setembro, pelas 18 horas, no Museu Bernardino Machado, em Vila Nova de Famalicão. O objetivo é assinalar o centenário de nascimento de António Pinheiro Braga, que foi Presidente da Comissão Administrativa da Câmara Municipal após a Revolução de 25 de Abril de 1974. Esteve apenas 17 meses à frente dos destinos da Câmara, demitindo-se em 27 de Outubro de 1975.

Em trinta imagens, da autoria da fotógrafa Diana Correia, é realçado o papel desempenhado por Pinheiro Braga enquanto político mas também a sua faceta como engenheiro de obras. Pinheiro Braga foi o primeiro Engenheiro Civil a abrir gabinete em Vila Nova de Famalicão. Os primórdios da sua atividade profissional estão ligados às obras de remodelação da Igreja Matriz (Velha), lideradas, na década de 50, do século passado por Monsenhor Joaquim Fernandes.

A mostra comemorativa, comissariada por Artur Sá da Costa, estará patente até 12 de novembro e pode ser visitada de terça a sexta-feira, das 10h00 às 17h30, e aos sábados e domingos das 14h30 às 17h30. A entrada é livre.

A homenagem a Pinheiro Braga, promovida pela Câmara Municipal, insere-se num projeto de preservação e valorização da memória coletiva, desenvolvida nos últimos anos através da recolha de testemunhos orais e de documentação escrita de cidadãos que participaram e vivenciaram acontecimentos políticos e sociais da história local recente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.