Famalicão: Rebentamento de conduta de água provoca estragos em carro e casa no Louro

O rebentamento de uma conduta de água, na freguesia do Louro, provocou estragos numa habitação e num carro.

O incidente aconteceu cerca das 09h00, na Rua Comendador Costa e Sá.

Com o rebentamento algumas pedras foram projetadas e atingiram uma viatura e uma moradia nas proximidades.

A situação já foi reportada aos serviços municipais que o deverão resolver em breve.

Famalicão: Terceira conferência “Ambientar-se” é sobre a “Era do Lixo”

O Centro de Estudos Camilianos recebe, no dia 22 de novembro, sábado, a terceira conferência “Ambientar-se” que será sobre o tema “Era do Lixo”. A iniciativa versará sobre os resíduos sólidos, com o objetivo de alertar a população e os decisores para a excessiva produção de lixo, ligada a baixas taxas de separação e reciclagem, mas sobretudo ao consumismo irrefletido da sociedade atual. Pretende, por isso, sensibilizar para a necessidade de uma mudança no estilo de vida e nas políticas relacionadas com o consumo e produção de resíduos.

Esta iniciativa, integrada na Semana Europeia de Prevenção de Resíduos (EWWR), inclui, ainda, uma visita guiada às instalações do Centro de Tratamento de Resíduos Urbanos de Riba de Ave – V. N. Famalicão, da RESINORTE.

Quanto à conferência, haverá três painéis que incluirão a exibição de filmes e o debate com convidados.

Na primeira parte será discutido o tema geral dos resíduos sólidos, com o subtítulo “Resíduos: o lixo que fazemos”, e a exibição da longa-metragem “Lixo Fora de lugar” de Nikolaus Geyrhalter. O painel conta com a presença de Marisa Lima, engenheira do ambiente e diretora de marketing da Resinorte, e Hélder Pereira, jurista e vereador da Câmara Municipal de Famalicão. A moderação será de Alexandra Fernandes, bióloga e mestre em Ciências e Tecnologias do Ambiente.

Na segunda parte, dois vídeos curtos – “Oceanos de Plástico” (versão curta) e “Upstream: Microplastics in UK rivers” – darão o mote para o subtema da poluição pelo plástico: “Microplásticos: a água da vida contaminada”. Os convidados para este tema são Luís R. Vieira, doutorado em Biologia e investigador do CIIMAR, e Pedro Gomes, biólogo, doutorado em Ciências (Biologia) e professor auxiliar no Departamento de Biologia na Universidade do Minho. A moderação estará a cargo da jornalista Inês Pinto.

O último painel será dedicado à redução da produção de resíduos, intitulado: “Redução do consumo: menos é melhor”. Será exibido o vídeo “Lowsumerism – O Consumismo Consciente”, que abrirá a tertúlia/debate com Graça Rojão, doutorada em Sociologia, da CooLabora – Intervenção Social (Covilhã) e da Rede para o Decrescimento, Joana Costa e Yassine Benderra, microbióloga e osteopata, respetivamente, e mentores do projeto Joyas da Terra no Soajo. Cátia Vilaça, jornalista, fará a moderação deste painel.

A organização é conjunta com os parceiros Ambientar-se – o Município de Famalicão através da Equipa do Parque da Devesa e associações locais ligadas ao ambiente: AREA – Associação Amigos do Rio Este, Associação Famalicão em Transição, H2Ave – Associação Movimento Cívico para a Dinamização e Valorização do Vale do Ave, Vento Norte – Associação de Defesa do Ambiente e Ocupação dos Tempos Livres e YUPI – Associação para o Desenvolvimento Social e Comunitário, contando ainda com a colaboração da AVE – Associação Vimaranense de Ecologia.

Esta edição conta também com o apoio da Resinorte e do Centro de Estudos Camilianos.

O Município de Vila Nova de Famalicão disponibiliza, mediante inscrição, transporte gratuito entre a Estação Rodoviária e o Centro de Estudos Camilianos, em Seide, bem como almoço, vegano e inclusivo.

Inscrições no link: https://tinyurl.com/CAmbientarse

Famalicão: 20 euros para apoiar o FC Famalicão na quarta eliminatória da Taça

O Futebol Clube de Famalicão volta à competição ao final da tarde do próximo sábado, para defrontar o Grupo Desportivo Estoril Praia.

O jogo é da 4.ª eliminatória da Taça de Portugal, disputa-se no Estádio António Coimbra da Mota, com início marcado para as 18 horas. Os bilhetes estão à venda na Loja Oficial, sob as seguintes condições: bilhete – 5 euros (venda até às 19 horas desta sexta-feira); bilhete e transporte – 20 euros (marcação de transporte até às 19 horas desta quinta-feira); o autocarro sai às 12 horas.

Famalicão: Camilo continua vivo e afirma-se entre várias gerações

No passado sábado, 15 DE novembro, a Casa dos Caseiros da Casa de Camilo, em Seide, foi palco da apresentação da obra “Olhares Camilianos, Divagações Díspares e Intemporais”, momento que lotou o espaço com autores, amigos e familiares.

A embelezar a cerimónia, esteve o Grupo das Braguesas, do Liberdade Futebol Clube. Das várias intervenções, destaque para a do organizador da obra, Nilton Marlúcio de Arruda e a de Reinaldo Ferreira, camiliano que, por momentos, vestiu a pele do escritor, incluindo a indumentária.

Presentes no evento, a vereadora da Cultura, Susana Pereira, e Ricardo Mendes, presidente de Junta da UF de Famalicão e Calendário.

Num dia, com condições climatéricas pouco favoráveis, este evento terminou com momentos de convívio, a degustar umas castanhas quentinhas, um saboroso vinho da região, entre outros acompanhantes.

Camilo continua vivo e a afirmar-se entre várias gerações. E tudo isto, após duzentos anos do seu nascimento.

Recorde-se que esta obra resultou de um curso de Escrita Criativa sobre o escritor. Decorreu no Porto, entre os meses de maio e julho, com orientação do professor Nilton Marlúcio de Arruda. Neste período, 16 pessoas escreveram sobre Camilo, de forma livre e criativa. Da obra constam textos ficcionais, crónicas e poemas, um dos quais famalicense (José Ferreira). Uma iniciativa com o apoio do Código Simbólico Associação Sociocultural e sob o alto patrocínio da CCDR-NORTE.

Famalicão: Liberdade realiza jantar comemorativo de 90 anos ao serviço da comunidade

No âmbito das comemorações dos seus 90 anos, o Liberdade FC realiza um jantar, no dia 22 de novembro. O encontro visa reunir a “família” da associação de Calendário num momento que visa enaltecer o serviço à cultura e desporto.

No jantar, vão conviver dirigentes, atletas e familiares, colaboradores e amigos, para além de alguns convidados. Serão homenageados alguns dirigentes, atletas e colaboradores do Liberdade Futebol Clube que ao longo dos anos se destacaram no apoio à sua vitalidade e crescimento.

Famalicão: Idoso encontrado morto pela GNR

Um homem com cerca de 70 anos foi encontrado sem vida, ao início da noite, em Fradelos, Famalicão.

Ao que a Cidade Hoje apurou, e de acordo com informações do Comando Sub Regional do Ave, a vítima estaria a ser procurada pelas autoridades quando foi localizada, cerca das 19h30 deste domingo, na Rua das Areias, nas proximidades de uma estação de tratamento de águas.

Fonte do socorro adiantou à nossa redação que a vítima foi localizada pelas autoridades sem sinais vitais, diagnóstico que se veio a confirmar aquando da intervenção dos B.V.Famalicão.

O cadáver foi recolhido pelos B.V.Famalicenses e encaminhado para a morgue do Hospital de Famalicão.

Famalicão: Novo presidente da ULS elogia espírito de missão dos profissionais

Luís Vales, o novo presidente do conselho de administração da ULS do Médio Ave, enaltece “a união e compromisso” que permitiram garantir que a Unidade de Saúde Familiar de Ribeirão, inundado na madrugada deste sábado, possa estar em funcionamento já esta segunda-feira.

Numa publicação na página do Facebook da ULS do Médio Ave, relata a inundação, com a água a ultrapassar os 70 cm de altura, causando danos materiais e comprometendo o normal funcionamento da unidade de saúde.

Este contexto inesperado, fruto da depressão Cláudia, “gerou receios, dúvidas e incertezas” e mostrou “um exemplo notável de espírito de missão” de mais de 40 profissionais, entre médicos, enfermeiros, assistentes técnicos e operacionais da ULS, em articulação com elementos da Proteção Civil e da Câmara Municipal, que uniram esforços “para recuperar e reorganizar a unidade de saúde”.

“Todos agiram com determinação, solidariedade e um profundo sentido de serviço público, assegurando que nenhum utente fosse prejudicado”, elogia o presidente do conselho de administração. Deste modo, as consultas e a atividade programada é retomada esta segunda-feira.

Neste agradecimento público, Luís Vales também enaltece a ação da Proteção Civil do município, “na pessoa do sr. presidente da Câmara Municipal, cuja pronta intervenção e estreita colaboração foram essenciais”.