Famalicão: Raclac prepara investimento de 50 milhões de euros

A Raclac, indústria de produtos descartáveis para as áreas médica, industrial e estética, está a planear uma nova fase de investimento que poderá ascender a 50 milhões de euros, assim as condições de mercado o permitam. «Será um projeto a realizar, como sempre, em Vila Nova de Famalicão, mantendo a matriz de forte ligação local, onde desejamos continuar a contribuir para o desenvolvimento global e sustentado: criando emprego, gerando riqueza, estabelecendo parcerias e valorizando o território», assume o presidente executivo da Raclac, Pedro Miguel Costa, em declarações nas redes sociais da empresa, sediada na freguesia de Cruz.

Com a nova unidade, que custou 25 milhões de euros, a Raclac tornou-se na primeira fábrica de luvas descartáveis na Europa, podendo produzir 830 milhões de luvas por ano. É um processo 100% automatizado, que permite cumprir as normas internacionais de qualidade.

O ano de 2020 foi de crescimento económico para a RACLAC, mas além da parte financeira, a empresa prestou um importante serviço social ao colocar no mercado de proximidade luvas descartáveis imprescindíveis na luta contra a covid-19.

Passo a passo, a Raclac está a crescer e a intensificar o seu processo de internacionalização.

Famalicão: Despiste em Outiz faz um ferido

Na manhã desta sexta-feira, o despiste de um veículo ligeiro, na Avenida Jorge Reis, em Outiz fez um ferido.

A vítima com ferimentos considerados ligeiros foi encaminhada para o Hospital de Famalicão pelos Bombeiros Voluntários Famalicenses.

Famalicão: Circo Contemporâneo no Parque da Devesa

Nos dias 21 e 22 de junho, às 19 horas, o Parque da Devesa (junto ao anfiteatro) recebe o espetáculo de fim de curso da turma do primeiro ano, no âmbito dos programas de formação do INAC – Instituto Nacional de Artes do Circo.

O espetáculo de circo contemporâneo, de entrada gratuita, é designado de Manifesto das Pequenas / Grandes Importâncias e tem a direção artística da bailarina e coreógrafa Cláudia Nóvoa.

Famalicão: Move-te propõe 187 aulas de atividade física ao ar livre

A edição deste ano do Move-te, iniciativa municipal de prática desportiva ao ar livre, começa na próxima segunda-feira, até 12 de julho, com 187 aulas que terão lugar nas várias freguesias do concelho

As aulas de exercício físico são gratuitas, têm a duração de 60 minutos e são orientadas por professores e técnicos municipais de desporto e de ginásios locais que se associam à iniciativa.

O “Move-te” vai passar por três dezenas de freguesias, num total de 11 mil minutos de atividade física, distribuídos por 33 modalidades, como pilates, yoga, aeróbica, zumba, afro-latinas, capoeira, treino funcional, crossfit, corridas de obstáculos, entre outras.

Os parque da Devesa, das Tílias (Fradelos), da Ribeira (Joane) e do Quinteiro (Oliveira São Mateus) são alguns dos espaços que vão acolher as aulas, cujo calendário pode ser consultado em www.famalicao.pt ou em www.famalicaodesportivo.pt.

Este ano, o “Move-Te” volta a encerrar com uma caminhada noturna, a 12 de julho, pelas 21h00. A prova terá como ponto de partida o Parque da Freguesia de Seide e envolverá um percurso de 10 quilómetros, com um grau de dificuldade médio. Está sujeita a inscrição prévia, através de um formulário disponível em breve no portal Famalicão Desportivo.

O Move-te é promovido pelo Município de Vila Nova de Famalicão em parceria com mais de 70 instituições locais – entre as quais, juntas de freguesia, associações e ginásios.

Buba Espinho equipa-se à FC Famalicão no concerto de encerramento das Antoninas

No concerto de encerramento das Antoninas, Buba Espinho apareceu “equipado” com a camisola do FC Famalicão.

No Parque da Devesa, o cantor cantou e encantou a imensa plateia, envergando uma camisola com o nome de Sorriso, jovem jogador brasileiro que chegou ao clube em janeiro deste ano.

Buba Espinho é um jovem cantor natural de Beja de onde partiu para Lisboa, com passagem pelas mais icónicas casas de Fado da cidade, do Faia à Casa de Linhares, do Clube de Fado à Adega Machado, e daqui para os principais palcos nacionais, com atuações marcantes no Centro Cultural de Belém, festival NOS Alive, no Coliseu de Lisboa, Coliseu do Porto, Casa da Música, Ovibeja, e muitos mais.

Famalicão: Três atletas da EARO no nacional sub-16

A Escola de Atletismo Rosa Oliveira estará representada no primeiro Campeonato Nacional sub-16 que se disputa este sábado, em Viseu.
Mariana Martins, Luísa Castro e Tiago Silva representam as cores da equipa de Joane na prova de 800 metros.

Famalicão: A OFICINA foi distinguida com o Selo Protetor

A OFICINA – Escola Profissional obteve a renovação da certificação Selo Protetor, para o biénio 2024/2026.

Esta certificação, atribuída pela Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens (CNPDPCJ), reconhece a implementação de boas práticas no âmbito da promoção e proteção dos direitos fundamentais das crianças e dos jovens.

A atribuição deste Selo à OFICINA – Escola Profissional é, para o estabelecimento de ensino, «o reconhecimento do trabalho diário desenvolvido com os alunos, tendo por base a premissa do cuidado e acompanhamento personalizado e integral desenvolvido pela equipa educativa».