Famalicão: Raclac prepara investimento de 50 milhões de euros

A Raclac, indústria de produtos descartáveis para as áreas médica, industrial e estética, está a planear uma nova fase de investimento que poderá ascender a 50 milhões de euros, assim as condições de mercado o permitam. «Será um projeto a realizar, como sempre, em Vila Nova de Famalicão, mantendo a matriz de forte ligação local, onde desejamos continuar a contribuir para o desenvolvimento global e sustentado: criando emprego, gerando riqueza, estabelecendo parcerias e valorizando o território», assume o presidente executivo da Raclac, Pedro Miguel Costa, em declarações nas redes sociais da empresa, sediada na freguesia de Cruz.

Com a nova unidade, que custou 25 milhões de euros, a Raclac tornou-se na primeira fábrica de luvas descartáveis na Europa, podendo produzir 830 milhões de luvas por ano. É um processo 100% automatizado, que permite cumprir as normas internacionais de qualidade.

O ano de 2020 foi de crescimento económico para a RACLAC, mas além da parte financeira, a empresa prestou um importante serviço social ao colocar no mercado de proximidade luvas descartáveis imprescindíveis na luta contra a covid-19.

Passo a passo, a Raclac está a crescer e a intensificar o seu processo de internacionalização.

Famalicão: Idoso encontrado morto pela GNR

Um homem com cerca de 70 anos foi encontrado sem vida, ao início da noite, em Fradelos, Famalicão.

Ao que a Cidade Hoje apurou, e de acordo com informações do Comando Sub Regional do Ave, a vítima estaria a ser procurada pelas autoridades quando foi localizada, cerca das 19h30 deste domingo, na Rua das Areias, nas proximidades de uma estação de tratamento de águas.

Fonte do socorro adiantou à nossa redação que a vítima foi localizada pelas autoridades sem sinais vitais, diagnóstico que se veio a confirmar aquando da intervenção dos B.V.Famalicão.

O cadáver foi recolhido pelos B.V.Famalicenses e encaminhado para a morgue do Hospital de Famalicão.

Famalicão: Novo presidente da ULS elogia espírito de missão dos profissionais

Luís Vales, o novo presidente do conselho de administração da ULS do Médio Ave, enaltece “a união e compromisso” que permitiram garantir que a Unidade de Saúde Familiar de Ribeirão, inundado na madrugada deste sábado, possa estar em funcionamento já esta segunda-feira.

Numa publicação na página do Facebook da ULS do Médio Ave, relata a inundação, com a água a ultrapassar os 70 cm de altura, causando danos materiais e comprometendo o normal funcionamento da unidade de saúde.

Este contexto inesperado, fruto da depressão Cláudia, “gerou receios, dúvidas e incertezas” e mostrou “um exemplo notável de espírito de missão” de mais de 40 profissionais, entre médicos, enfermeiros, assistentes técnicos e operacionais da ULS, em articulação com elementos da Proteção Civil e da Câmara Municipal, que uniram esforços “para recuperar e reorganizar a unidade de saúde”.

“Todos agiram com determinação, solidariedade e um profundo sentido de serviço público, assegurando que nenhum utente fosse prejudicado”, elogia o presidente do conselho de administração. Deste modo, as consultas e a atividade programada é retomada esta segunda-feira.

Neste agradecimento público, Luís Vales também enaltece a ação da Proteção Civil do município, “na pessoa do sr. presidente da Câmara Municipal, cuja pronta intervenção e estreita colaboração foram essenciais”.

Famalicão: Centro de Saúde de Ribeirão reabre esta segunda-feira

A Unidade de Saúde Familiar de Ribeirão reúne condições para reabrir já na manhã desta segunda-feira, 17 de novembro, depois de ter ficado inundada no sábado devido à chuva intensa que caiu de madrugada e à subida do nível da água do rio. No interior do edifício, a água chegou a atingir cerca de meio metro.

Os trabalhos de limpeza e recuperação prolongaram-se durante todo o fim de semana, envolvendo equipas da Proteção Civil, Câmara Municipal, Junta de Freguesia e ULS Médio Ave. Graças à intervenção rápida destas entidades, foi possível garantir a segurança e o normal funcionamento do espaço, permitindo desta forma a sua reabertura no dia e horário habitual.

Famalicão: Abertas inscrições para a Caminhada de Natal

No dia 14 de dezembro realiza-se a Caminhada de Natal de Castelões. A Junta de Freguesia promete celebrar o espírito natalício de forma ativa e saudável, numa manhã de convívio e boa disposição ao longo do percurso, de 4 km, acessível a todas as idades.

Durante o trajeto haverá momentos de animação e pequenas surpresas que ajudarão a tornar a caminhada mais especial.

A participação é aberta a todos – famílias, amigos, grupos e amantes das caminhadas – com inscrições na Junta de Freguesia, pelo email info-geral@jf-casteloes.com; telemóvel 967448991 ou através das redes sociais.

A caminhada começa às 9h15, do Largo da Igreja, terminando junto ao Café S. Tiago.

Famalicão: S. Silvestre com bifanas, cerveja e caldo verde

A sétima edição da S. Silvestre de Seide realiza-se ao final da tarde de 8 de dezembro, a partir do Parque da Freguesia, em Seide S. Miguel.

Para além de prémios monetários para os três primeiros masculinos e femininos, também está garantido o repasto no final dos 8 km. Para retemperar forças os participantes podem degustar bifanas, cerveja e caldo verde.

As inscrições decorrem até ao primeiro dia de dezembro em:
https://www.sinctime.com/evento/421

Famalicão: Troço da ciclovia encerrado este sábado começou a ceder

Começou a ceder o piso da ciclovia pertencente ao troço encerrado este sábado, entre as freguesias de Brufe e Louro, em Vila Nova de Famalicão.

O local foi isolado, uma vez que toda a estrutura que o sustentava foi levada pela água. Este domingo, tal como era expectável, o alcatrão começou a ceder.

Apesar dos repetidos avisos, alguns desportistas são avistados a ultrapassar as barreiras de segurança, colocando-se em risco. A população pede uma intervenção urgente, nomeadamente no que diz respeito à sustentação das terras, uma vez que elas continuam a ser levadas, com a força da água da chuva, para ruas adjacentes, já na freguesia do Louro, e a provocar estragos em habitações.