Famalicão: PS acusa Câmara Municipal de desrespeitar luto nacional

Num comunicado assinado por Paulo Folhadela, porta-voz da candidatura autárquica do PS Famalicão, a Câmara Municipal é acusada de desrespeitar o luto nacional de três dias pela morte de Jorge Sampaio, antigo Presidente da República.
No passado fim de semana, «o presidente da Câmara e o vereador com os pelouros das Freguesias e do Desporto e Tempos Livres (não por acaso, o mesmo cidadão que foi escolhido por Paulo Cunha para lhe suceder) continuaram com o seu roteiro de inaugurações, visitas e lançamentos de primeiras pedras», acusam os socialistas que adjetivam a postura de «falta de nível e défice de cultura democrática».
Paulo Folhadela, que é o número dois da lista liderada por Eduardo Oliveira, diz mesmo que perante a decisão do Governo de decretar o luto nacional e o pedido do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, de serem «canceladas ou adiados os eventos organizados ou promovidos por entidades ligadas ao Estado», também a reabertura do Cineteatro Narciso Ferreira, em Riba de Ave devia ter sido adiada ou cancelada.
Mais grave, acusam os socialistas, é «o que veio a passar-se no sábado e domingo». Decorriam as cerimónias fúnebres e as últimas homenagens a Jorge Sampaio, «em Famalicão, Paulo Cunha e Mário Passos ignoravam os sentimentos da maioria dos portugueses, cumprindo uma agenda previamente delineada à medida dos seus interesses eleiçoeiros. Em dois dias, passaram por oito freguesias», cujos autarcas locais são, também, alvos da censura dos socialistas.
Num extenso comunicado, Paulo Folhadela acredita que «os famalicenses não se reveem neste tipo de comportamentos! A história do poder local democrático em Vila Nova de Famalicão exige dos seus titulares mais decoro e outro sentido das responsabilidades».

Freguesia de Vermoim reconhecida pelas boas práticas ambientais

A Junta de Freguesia de Vermoim foi novamente distinguida com o título de Eco-Freguesia, uma iniciativa que reconhece o empenho das autarquias locais na promoção da sustentabilidade e na adoção de boas práticas ambientais. Esta é a segunda vez que Vermoim recebe esta distinção, atribuída no âmbito do programa “Eco-Freguesias XXI”, da Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE).

O reconhecimento resulta de um trabalho contínuo que envolve esforço, dedicação e compromisso com o ambiente, onde são promovidas ações como a separação de resíduos, a limpeza de espaços públicos, a preservação de zonas verdes e a sensibilização da comunidade para questões ambientais.

Famalicão: Muitos golos no primeiro jogo de pré-época

Ao final da manhã deste sábado, no primeiro teste coletivo de pré-época, a equipa principal do Famalicão venceu, 6-1, formação sub-23.

No jogo realizado em pleno Estádio Municipal, os golos do conjunto treinado por Hugo Oliveira foram marcados por Simon Elisor, Léo Realpe, Óscar Aranda, Gil Dias e Jonas (2). Pelos sub-23 de Rui Tomé marcou Telmo Alves.

Na próxima terça-feira o Famalicão tem novo jogo de treino, desta feita em Espanha, com o Celta de Vigo.

 

Famalicão: Homem detido por abusar da filha e da sobrinha sente-se mal e é levado para o hospital

O homem, suspeito de abusar sexualmente da filha e da sobrinha, preso na quarta-feira, teve que ser hospitalizado. Segundo noticiou o Correio da Manhã, o detido “sentiu-se mal quando estava na cela da PJ de Braga e teve de ser levado ao hospital”.

A PJ confirmou que as denúncias eram verdadeiras e que existe pelo menos mais uma vítima.

Depois de ir ao tribunal, o homem ficou proibido de se aproximar das vítimas (a menos de 500 metros) e terá de se apresentar às autoridades duas vezes por semana.

Famalicão recebe mercado urbano cheio de sabor e criatividade

Este fim de semana, a Praça D. Maria II, no centro de Famalicão, recebe o mercado “Alquimia dos Paladares”, integrado na iniciativa “Vai à Vila”.

O evento decorre este sábado até às 21h e no domingo das 10h às 18h, com dezenas de bancas dedicadas a sabores artesanais, compotas, licores, doces, fumeiro, pastelaria e artesanato.

Entre os participantes estão marcas como Partilha Magnífica, Licores Aluai, Mari Doce, Granola da Su, Miminhos da Cris, SWEET, entre outros. O mercado é uma oportunidade para descobrir e apoiar pequenos produtores e criadores locais.

CDU defende mais apoio ao associativismo em Famalicão

Sílvio Sousa, candidato da CDU à Câmara de Famalicão, reuniu com a direção da Associação Ecos Culturais do Louro, organizadora do festival Laurus Nobilis, que arranca a 18 de julho. A visita incluiu também uma passagem pela Casa do Artista Amador, espaço dinamizado pela associação ao longo do ano.

Durante o encontro, o candidato destacou o papel essencial do movimento associativo na vida cultural do concelho, mas apontou falhas no apoio da autarquia. Considera que os recursos atribuídos ao Laurus Nobilis e à atividade regular da associação são demasiado reduzidos face ao impacto do trabalho desenvolvido.

Sílvio Sousa defendeu que a Câmara deve acompanhar de forma mais próxima as candidaturas a fundos públicos, com a disponibilização de técnicos municipais para apoiar as associações nesse processo. Para a CDU, a cultura local perde oportunidades por falta de envolvimento efetivo do município.

Pedro Santos: Jovem promessa do futebol português assinou pelo Famalicão

Pedro Santos foi oficializado como novo jogador da equipa principal do Futebol Clube de Famalicão. O extremo, de 22 anos, chega do Benfica e assinou contrato com o emblema famalicense por três temporadas.

Formado nas camadas jovens do clube da Luz, que representava desde 2016, o jovem jogador conquistou vários títulos nacionais nos escalões de formação. Em 2022, destacou-se na final da UEFA Youth League, competição em que foi decisivo ao registar duas assistências no triunfo encarnado.

Na época passada, Pedro Santos fez a estreia na I Liga portuguesa com a camisola do Moreirense, clube para o qual foi cedido pelos encarnados.

No plano internacional, tem sido presença habitual nas convocatórias das seleções jovens de Portugal. Mais recentemente, integrou a equipa nacional de sub-21 no Campeonato da Europa.

À chegada a Famalicão, o novo reforço expressou confiança no projeto e nas metas da nova época: “Tenho expectativas que iremos realizar uma excelente temporada do ponto de vista coletivo. Sinto-me feliz e com o desejo de aproveitar esta oportunidade para me afirmar.”

O extremo revelou também os motivos que o levaram a aceitar o desafio famalicense: “A estrutura e as condições do clube, os bons campeonatos que tem realizado nas últimas temporadas e o facto de ter potenciado tantos jovens foram fatores fundamentais para decidir vir para cá.”

Pedro Santos contou ainda com o testemunho de um colega para ajudar na decisão. “Falei com o Rodrigo Pinheiro e ele deu-me um ótimo feedback. Disse-me que o plantel é constituído por bons jogadores, mas, sobretudo, por boas pessoas, fazendo com que haja uma ótima relação entre todos.”

Sobre o que pode oferecer dentro de campo, o jovem internacional foi claro: “Sou um jogador que vai dar tudo pelo clube.” E acrescentou: “Considero-me um jogador inteligente e versátil. É sempre bom ter a capacidade de jogar em várias posições, pois possibilita que o treinador tenha mais opções.”