Famalicão: Professora de Seide S. Miguel é finalistas do Global Teacher Prize Portugal

A professora Elsa Padrão Mendanha, do Jardim de Infância de Seide S. Miguel, está entre os 10 finalistas do Global Teacher Prize Portugal, prémio que reconhece a importância dos docentes na sociedade e que pretende encontrar exemplos inspiradores para a Educação em Portugal.
Na base desta nomeação está o seu modelo pedagógico baseado no humanismo e na participação sustentada no trabalho colaborativo que deu origem a “Sei de um Jardim…para Brincar e Aprender”, projeto reconhecido em 2020 pelo Município de Famalicão com um selo “Famalicão Visão’25”.
A inovação do seu método pedagógico consiste em conceber a escola como um todo, envolvendo colegas, assistentes operacionais, famílias e outros elementos da comunidade.
A mudança do modelo educacional tradicional para um modelo pedagógico baseado no construtivismo, no humanismo, no naturalismo e na participação, sustentada no trabalho colaborativo deu origem ao projeto: “Sei de um Jardim…para Brincar e Aprender”.
Esta atividade visa proporcionar uma educação de qualidade, com ações que favoreçam a inclusão, respeitando a singularidade e liberdade de cada criança. Tal projeto estabelece uma relação colaborativa com a comunidade, numa partilha de recursos humanos e materiais que complementam as práticas educativas.