Famalicão pode ter em breve escola de desporto adaptado

“Enquanto atleta, consegui alcançar todos os meus objetivos a nível desportivo, agora o sonho é criar uma escola de desporto adaptado para dar oportunidade a todos os jovens que queiram praticar desporto ao mais alto nível”.

O rasgo empreendedor e a determinação de Luís Silva – vencedor da Medalha de Prata em Boccia, nos Jogos Paralímpicos Londres 2012 entre muitas outras conquistas – estão bem presentes nas suas palavras.

A criação de uma escola para dar resposta ao número crescente de pedidos por parte de cidadãos com deficiência que querem evoluir desportivamente é um sonho não muito distante. Tomando como exemplo a sua própria experiência, cuja doença nunca foi impeditiva de uma vida ativa, Luís Silva criou em 2009, uma associação que já entrou na dimensão da formação desportiva de alta competição e que já conta com cerca de duas dezenas de atletas que representam a associação ao mais alto nível, sobretudo nas modalidades de boccia, atletismo e futebol adaptado. Fruto de uma parceria que mantém com a Câmara Municipal, a associação tem vindo a fomentar a formação e a prática do Boccia não só junto dos cidadãos portadores de deficiência, como também na comunidade sénior com mobilidade reduzida.

O espírito empreendedor e o caráter inovador da Associação de Boccia Luís Silva levaram o presidente da Câmara Municipal, Paulo Cunha, a visitar a associação na passada sexta-feira, integrando-a no Roteiro pela Inovação de Vila Nova de Famalicão.

Paulo Cunha destacou “a dimensão inclusiva do projeto que permite que pessoas que se sentiam excluídas da prática desportiva, possam disputar uma modalidade de uma forma competitiva, participando em campeonatos nacionais e internacionais”.

“É muito bom conhecer projetos como estes, com uma dimensão inovadora”, acrescentou o autarca salientando que “em Famalicão costumamos dizer que queremos desporto para todos, para todas as modalidades, para todas as localidades e também para todos os famalicenses independentemente das suas limitações físicas ou outras. É exatamente esta dimensão envolvente de inclusão que este projeto proporciona”.

De resto, Paulo Cunha demonstrou apoiar a criação de uma escola de desporto adaptado, sublinhando que “este é um projeto que tem tudo para continuar e para evoluir”.

Também o treinador de Boccia Ricardo Sá salienta que “a criação da escola é o caminho natural desta associação”. “Neste momento, todos os nossos atletas estão inseridos nas respetivas seleções, e estamos a trabalhar para cativar mais atletas, a praticar mais desporto em mais modalidades ao mais alto nível. Queremos conseguir dar resposta ao cada vez maior numero de jovens que nos procuram, mas para isso precisamos de criar melhores condições, com mais equipamentos e mais técnicos”.

Famalicão: Acidente condiciona o trânsito na N206 em Outiz

Um acidente de viação, ocorrido cerca das 10h30 desta segunda-feira, está a condicionar a normal circulação automóvel na N206, em Vila Nova de Famalicão.

O sinistro deu-se em plena Avenida Dom Afonso III, na entrada da freguesia de Outiz.

Conforme é visível na imagem enviada à Cidade Hoje, há um veículo que se encontra parado na faixa do sentido inverso.

Não há informação da existência de feridos.

Famalicão: Hoje há festa de verão e da cerveja em Sezures

Na tarde deste domingo, realiza-se a festa de verão e da cerveja, na Capela de S.Vicente em Sezures, Famalicão.

A iniciativa arranca às 15h com muita animação musical, a começar com grupos de concertinas e a prosseguir com DJ.

Simultaneamente, no mesmo recinto, decorre o primeiro encontro de concertinas.

 

 

 

FC Famalicão perde troféu Teresa Herrera nas grandes penalidades

A equipa do FC Famalicão perdeu, este sábado, o troféu Teresa Herrera, prestigiada competição que, no plano feminino, vai na décima edição.

A equipa famalicense esteve a vencer o RC Deportivo de La Coruña por 2-0, mas a equipa espanhola logrou chegar ao empate que prevaleceu até ao final do tempo regulamentar.

A decisão foi para as grandes penalidades e o Desportivo foi mais certeiro, com vitória 5-3 sobre as famalicenses.

Famalicão: Autarquia conta com equipamento para tratar do novo piso do centro da cidade

Para fazer face a todas as exigências em termos de limpeza do renovado centro urbano, a Câmara Municipal de Famalicão passa a contar com um novo equipamento, um Aspirador Urbano Elétrico.

Numa nota publicada nas redes sociais, a autarquia refere que este é um equipamento amigo do ambiente, com capacidade de armazenamento de 240 litros, apto para lavagens de manchas e sujidade, bem como aspiração de resíduos sólidos de pequena dimensão.

Famalicão: Ana Marinho vence prova em Espanha

Na manhã deste sábado, a atleta da Escola de Atletismo Rosa Oliveira venceu a décima primeira edição da Carreira Pola Praia, na Galiza.

Ana Marinho venceu a geral, cumprindo os 6kms na Praia América à frente de quatrocentos participantes e repete o triunfo da edição anterior.

Ainda da escola joanense Bruna Ortiga venceu em sub-23.

Rosa Oliveira foi a mais rápida entre as veteranas 55.