Famalicão: Pandemia obriga hospital a internar homens e mulheres na mesma enfermaria

O PAN – Partido Pessoas Animais e Natureza denunciou a situação do internamento de uma doente do sexo feminino numa enfermaria com dois doentes do sexo masculino. «A situação foi agravada pelo facto de, alegadamente, a paciente ter sido gravemente perturbada por um outro paciente, motivando uma situação grave de stress e ansiedade», diz o PAN, em seguimento da denúncia que lhe foi transmitida por familiares da utente.

Em declarações ao Cidade Hoje, o presidente do conselho de administração do CHMA, António Barbosa, confirma o internamento de uma senhora numa enfermaria onde estavam doentes do sexo masculino; explica que tal se deveu a falta de espaço devido ao covid-19 e adianta que este tipo de internamento “misto” ocorreu já por diversas ocasiões, e pelos mesmos motivos.

No entanto, António Barbosa garante que em todas as situações foi garantida a privacidade dos doentes, «porque há formas de o fazer», assim como toda a assistência médica; Lembra, também, que outros hospitais do país são obrigados à mesma prática, que, não sendo ideal, se deve aos tempos difíceis, decorrentes da pandemia.

O presidente do conselho de administração recorda que o CHMA já teve mais de cem pessoas internadas com covid-19, o que obrigou à reorganização de vários espaços para poder responder ao elevado número de internamentos.

Esta quarta-feira, dia 17, estavam 23 internados no CHMA, que ocupam toda a ala que era destinada a medicina homens. António Barbosa espera que este sentido decrescente de internamentos se mantenha, para que o Hospital possa retomar a sua normalidade.

Famalicão: Motociclista ferido em colisão entre mota e carrinha na Av. de França

Um motociclista ficou ferido, na tarde desta quinta-feira, na sequência da colisão da mota onde seguia com uma carrinha.

O acidente aconteceu cerca das 18h00, na Avenida de França.

Para o socorro foram acionados os B.V.Famalicão que asseguraram o transporte da vítima para o hospital local.

Não existem, para já, informações sobre o estado de saúde do motociclista bem como o tipo de ferimentos.

Famalicão: Cinco medalhas para o GD Natação do Meeting do Porto

O GD Natação conquistou, no passado fim de semana, cinco medalhas (uma de prata e três de bronze). Os resultados foram alcançados no Meeting Internacional do Porto, uma das mais importantes competições do calendário nacional, que reuniu cerca de 300 atletas em representação de 34 clubes nacionais e internacionais.

Rodrigo Pereira foi terceiro na prova dos 50 metros Mariposa, enquanto Francisco Silva subiu ao pódio por duas vezes, conquistando a medalha de bronze nos 50 e 200 metros Costas.

Coletivamente, a estafeta voltou a demonstrar a qualidade e competitividade da equipa, alcançando a medalha de prata nos 4×50 metros Estilos e o bronze nos 4×50 metros Livres.

Famalicão: Condutor em estado grave na sequência de colisão entre carro e camião na N206 (Vermoim)

Uma pessoa ficou em estado grave, na tarde desta quinta-feira, na sequência de uma colisão entre um carro e um camião, na N206, em Vermoim, Famalicão.

O sinistro aconteceu cerca das 15h10, na Av. João XXI e a vítima, que ficou encarcerada, seguia ao volante do veículo ligeiro.

Para o socorro foram acionados os B.V.Famalicenses, apoiados pela VMER de Guimarães.

A vítima foi encaminhada para o Hospital de Braga.

Famalicão: Tiago Mota de regresso ao banco do Taipas

O treinador famalicense regressa a uma casa onde iniciou o seu percurso como treinador principal na época 2021/2022.

Recorde-se que o clube das Caldas das Taipas ficou no 4. º lugar da série B da Divisão de Honra.

Na época passada, orientou o Ribeirão, levando o clube famalicense ao 4.º lugar da série D da 1. ª divisão.

Na sua ainda curta carreira como treinador principal, orientou também o Forjães, na época 2022/2023, e o Santa Eulália e o Ronfe em 2023/2024, tendo ainda passado pela formação do Vitória SC, Rio Ave FC e Lousado.

Tiago Torres

Famalicão: Fábrica da Continental em Lousado celebra 80 anos

A fábrica de pneus de Lousado celebra 80 anos de produção, 36 deles ligados à Continental. Sendo esta uma das fábricas que mais emprega na região, antigos e atuais colaboradores, as suas famílias e representantes da comunidade local reuniram-se para celebrar o aniversário.

“Alcançar 80 anos de produção de pneus em Lousado e 36 anos dentro da Continental é uma conquista extraordinária, que não teria sido possível sem a dedicação, resiliência e paixão dos nossos colaboradores”, afirmou Pedro Carreira, Presidente do Conselho de Administração da Continental Lousado.

A unidade de Lousado começou a operar em 1946 e atualmente tem uma produção anual superior a 18 milhões de pneus, afirmando-se como uma das maiores empregadoras da região, com 3 200 colaboradores.

Como parte das comemorações, a Continental assinou um Memorando de Entendimento com o Município de Famalicão e a Escola Profissional FORAVE com o objetivo de apoiar a formação técnica das futuras gerações em áreas como automação, robótica, manutenção industrial, eletrónica, mecatrónica, entre outras. Através deste acordo, a Continental e os seus parceiros comprometem-se a melhorar as infraestruturas existentes da escola.

Para além da cooperação com a FORAVE, a fábrica de Lousado mantém parcerias de longa data com organizações locais. Na comemoração do aniversário foram entregues donativos à Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente (APPACDM), na Trofa, a Ave Cooperativa de Intervenção Psico-Social (ACIP) e o Centro Social e Paroquial de Ribeirão (CSPR).

Famalicão: Auto de São João celebra 300 anos em Vilarinho das Cambas

A comunidade de Vilarinho das Cambas prepara-se para celebrar, a 21 de junho, um momento histórico. Trata-se da comemoração dos 300 anos do Auto de São João do Carro das Heras, antiga e singular manifestação cultural e religiosa da região.

No decurso da Mostra Comunitária da Freguesia, o Auto de São João do Carro das Heras regressa na tarde do dia 21 de junho, após alguns anos de interregno. As celebrações religiosas começam às 15h00 com a oração da tarde, seguida da procissão solene em honra de São João Baptista.

Pelas 17h00, no adro da igreja paroquial, tem lugar o Auto de São João: uma dramatização de episódios da vida de São João Baptista sobre um tradicional carro de bois. Ao longo da encenação, entram em cena personagens bíblicas e populares, entre as quais os Pastores, São João, Zacarias e Isabel, Cristo, Nossa Senhora e São José ou o Anjo Gabriel. Destaca-se, ainda, a figura do Romeiro, o contador de histórias, que conduz a narrativa e estabelece a ligação entre os momentos da representação.

Ao longo de 300 anos, o Auto de São João do Carro das Heras tem sido um símbolo vivo do património cultural de Vilarinho das Cambas, sendo uma representação única no país e um testemunho do empenho de gerações na valorização das suas raízes.

A organização convida a participação de todos, apelando a que se juntem a esta celebração histórica, revivendo a emoção, a tradição e o espírito de um evento secular que continua a unir a comunidade.