Famalicão: Pandemia obriga hospital a internar homens e mulheres na mesma enfermaria

O PAN – Partido Pessoas Animais e Natureza denunciou a situação do internamento de uma doente do sexo feminino numa enfermaria com dois doentes do sexo masculino. «A situação foi agravada pelo facto de, alegadamente, a paciente ter sido gravemente perturbada por um outro paciente, motivando uma situação grave de stress e ansiedade», diz o PAN, em seguimento da denúncia que lhe foi transmitida por familiares da utente.

Em declarações ao Cidade Hoje, o presidente do conselho de administração do CHMA, António Barbosa, confirma o internamento de uma senhora numa enfermaria onde estavam doentes do sexo masculino; explica que tal se deveu a falta de espaço devido ao covid-19 e adianta que este tipo de internamento “misto” ocorreu já por diversas ocasiões, e pelos mesmos motivos.

No entanto, António Barbosa garante que em todas as situações foi garantida a privacidade dos doentes, «porque há formas de o fazer», assim como toda a assistência médica; Lembra, também, que outros hospitais do país são obrigados à mesma prática, que, não sendo ideal, se deve aos tempos difíceis, decorrentes da pandemia.

O presidente do conselho de administração recorda que o CHMA já teve mais de cem pessoas internadas com covid-19, o que obrigou à reorganização de vários espaços para poder responder ao elevado número de internamentos.

Esta quarta-feira, dia 17, estavam 23 internados no CHMA, que ocupam toda a ala que era destinada a medicina homens. António Barbosa espera que este sentido decrescente de internamentos se mantenha, para que o Hospital possa retomar a sua normalidade.

Famalicão: 365 Running Project destaca-se na S. Silvestre de Castelões e no Trail das Andorinhas

Atletas da equipa 365 Running Project participaram na São Silvestre de Castelões e no Trail das Andorinhas, na Póvoa de Lanhoso, realizadas no sábado e no domingo passados. Em Castelões, ao final da tarde do passado sábado, nos exigentes 10 km da competição, Marko Santos e Sérgio Peixoto dominaram e conquistaram os dois primeiros lugares da classificação geral e vencendo igualmente os respetivos escalões, em apenas 00:31:23 e 00:32:29, respetivamente.

No domingo, no Trail das Andorinhas, disputado na Póvoa de Lanhoso, seis atletas somaram um total de sete pódios. Integrado no Circuito Regional, o Trail Sprint, com a distância de 16 kms, voltou a demonstrar a competitividade da equipa, que conquistou o segundo lugar coletivo.

Marko Santos foi quarto da geral e venceu o escalão M35; Erick Araújo foi sexto e segundo do escalão sénior; Renato Oliveira foi décimo primeiro da geral e terceiro do escalão M40; e Pedro Silva foi décimo terceiro da geral e terceiro em seniores.

No Trail Longo, de 28 kms de trilhos, André Castro foi terceiro do escalão M50 e 39ª da geral; Angélica Rocha terminou a distância no quinto lugar e venceu no escalão F40.

Famalicão: Constituído arguido por assalto a residência em Sezures

Um homem de 42 anos, foi constituído arguido por furto em residência, na freguesia de Sezures, concelho de Vila Nova de Famalicão. No âmbito de um furto em residência, na freguesia de Esporões, no concelho de Braga, militares da GNR realizaram diligências policiais que permitiram identificar o suspeito e que culminaram no cumprimento de uma busca domiciliária e de uma busca em viatura.

No decorrer da ação policial, foi apreendido e recuperado diverso material proveniente do furto, designadamente relógios e peças em ouro e prata.

O homem foi constituído arguido e os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Braga.

Despiste de ambulância dos Bombeiros da Trofa em Famalicão faz três feridos

Na noite de segunda-feira, uma ambulância dos Bombeiros Voluntários da Trofa despistou-se na variante de Famalicão e provocou três feridos. Segundo afirma o Notícias da Trofa, o acidente terá ocorrido por volta das 21h10, num momento marcado por chuva forte.

Uma bombeira, a doente e a acompanhante sofreram ferimentos, considerados ligeiros, e receberam apoio por parte da SIV de Santo Tirso, tendo sido encaminhadas para o hospital.

A ambulância estava a fazer a viagem de regresso de uma utente da Santa Casa da Misericórdia depois de receber tratamento hospitalar.

Famalicão: Jing-She conquista cinco pódios em Madrid

A equipa da Jing-She conquistou, no Open de Madrid, duas medalhas de ouro, outras tantas de prata e uma de bronze, pelos atletas Tiago Mesquita, Tomás Marques e Tomás Nunes.

No passado sábado, em juvenis, 12-14 anos, Tiago Mesquita (13 anos) conquistou o primeiro lugar em Changquan (punhos longos) com 8.00, em 8 competidores. Nos mistos, também venceu em Armas Longas modernas, com 7.65, em 5 competidores.

Tomás Nunes (16 anos), em cadetes 15-17 anos, foi segundo em Armas Longas modernas mistos (norte e sul da China), com 8.50, numa prova com 7 competidores; e foi terceiro em Nanquan e Changquan (punhos longos e punhos curtos), com 8.54 no total de 11 atletas em prova.

Em seniores, Tomás Marques (19 anos), foi segundo na prova de Armas Curtas modernas (norte e sul da China) com a nota de 9.35, com a participação de 7 atletas. Em Nanquan e Changquan (punhos longos e punhos curtos), com uma prova sem erros nos elementos de dificuldade, foi quarto com a nota de 9.28 – vetor que teve a participação de 17 atletas.

O 10º torneio open internacional de Wushu decorreu em Madrid, Espanha. A prova teve a participação de mais de 300 atletas da Suíça, Polónia, França, Letónia, Espanha e Portugal.

Famalicão: Secção Desportiva dos BV Famalicenses recebe medalha de prata

A Secção Desportiva e Cultural dos Bombeiros Voluntários Famalicenses celebrou, esta segunda-feira, 40 anos de atividade. O dia foi preenchido com várias atividades, com a secção a receber a medalha de prata da direção pelo serviço em prol da corporação e da comunidade.

Num dia repleto de memórias e homenagens foi recordada a memória de Flávio, um dos fundadores da secção, com uma visita ao cemitério. No Cemitério Municipal também foi prestada uma homenagem aos antigos bombeiros.

No quartel, houve bolo e cantaram-se os parabéns, acompanhados de discursos do atual presidente da Secção Desportiva e Cultural, João Pontes, do comandante Bruno Alves e do presidente da direção da associação, António Meireles

No encerramento do aniversário foram inauguradas as luzes de Natal.

 

Famalicão: PSP coloca radar móvel na N14 dias 9 e 16 de dezembro

psp agente transito policia radar operacao velocidade estrada

A PSP divulgou o calendário de operações de controlo de velocidade para o mês de dezembro. As ações têm como objetivo reforçar a segurança rodoviária em vias com maior intensidade de tráfego.

Em Vila Nova de Famalicão, o radar estará na EN14 (Avenida Santiago de Gavião) a 9 de dezembro, das 09h30 às 11h30, e a 16 de dezembro, das 11h00 às 13h00.