Famalicão: PAN questiona Câmara Municipal sobre descargas no rio Pelhe

A Comissão Política Concelhia do PAN tem incentivado a Câmara Municipal a resolver «o problema ambiental» que surge «das sucessivas descargas ilegais para o rio Pelhe». O PAN já apresentou «várias denúncias ao SEPNA» e solicitou «inúmeros pedidos de esclarecimentos quer à autarquia quer às juntas de freguesia, sendo que as respostas foram alternando entre nada e coisa alguma», explicou Sandra Pimenta, porta-voz da Concelhia.

No que diz respeito à obra que decorre no interceptor do rio Pelhe, no troço compreendido entre a rua D. Sancho I e a estação elevatória de Queimados, o PAN questionou a Câmara sobre «as descargas que estão a ocorrer em Barrimau e S. Marçal (Esmeriz)». O partido dirigiu-se à Câmara Municipal de modo a que esta assuma o compromisso de resolver o problema.

Famalicão: Gisela João atua na Fundação Cupertino de Miranda a convite da Rusga de Joane

“Melodias de Natal”, um concerto que celebra as tradições vocais do Minho e os cantares dedicados a Maria e ao Menino, inclui a participação de Gisela João, a convite da Rusga de Joane.

A presença da artista cria um encontro único entre tradição, fado e memória coletiva.

Está marcado para o dia 7 de dezembro, domingo, às 18 horas, no auditório da Fundação Cupertino de Miranda, inserido na programação do Município “Famalicão, o Lugar do Natal”.

A Rusga de Joane apresenta um programa pensado especialmente para esta quadra, com novos arranjos, harmonias renovadas e uma abordagem contemporânea ao repertório tradicional de Natal.

Por isso, “Melodias de Natal” promete ser um espetáculo envolvente, inspirado nas polifonias populares que marcam o imaginário minhoto e não só, evocando o ambiente das aldeias, o convívio à volta da lareira e legado musical.

 

Famalicão: Novo livro de Duarte Oliveira reuniu leitores na FNAC Braga Parque

O autor famalicense apresentou, na passada segunda-feira, na FNAC do Braga Parque, o seu novo livro “A Coragem de Sair da Fila”. O evento reuniu dezenas de leitores e contou com a moderação de Vanessa Ferreira, da editora Cordel d’Prata.

Durante a sessão, Duarte Oliveira falou sobre a metáfora da comunidade de formigas que estrutura a obra e revelou que o livro foi fortemente inspirado em experiências pessoais e profissionais que viveu nos últimos anos. Houve, ainda, espaço para perguntas do público e para uma reflexão sobre os temas centrais do livro, como liderança, mudança e reconhecimento.

No final, os participantes puderam adquirir o livro e receber uma dedicatória do autor que revelou que o seu próximo projeto pode ser um romance.

Famalicão: Homem que agrediu polícia fica em liberdade

O homem de 29 anos que agrediu um polícia de folga em Famalicão, na última semana, vai aguardar julgamento em liberdade, ficando obrigado a apresentar-se três vezes por semana às autoridades.

O indivíduo tinha sido detido depois de reconhecer, numa padaria, o PSP que anteriormente o autuou por uma infração rodoviária. Com a ajuda de comparsas, ameaçou e agrediu o agente.

A PSP acabou chamada ao local e levou-o para a esquadra, onde manteve uma postura agressiva. Os bombeiros tiveram de prestar assistência e transportar feridos para o hospital.

Famalicão: Comunidade escolar envolvida na cultura Hip-Hop

João Costa, de nome artístico Ré Menor, é artista de rap, formador e educador social, residente em Vila Nova de Famalicão há cerca de oito anos. Está envolvido num projeto comunitário na Escola Secundária Camilo Castelo Branco, denominado “Aprender Mais, com o objetivo de aproximar a vida escolar da vida social fora da escola. Acredita que a música, em particular o hip-hop, exerce uma influência direta nos jovens, como forma de expressão e comunicação.

No âmbito do projeto “Aprender Mais”, alunos e professores participarão, no dia 10 de dezembro, em sessões interativas sobre o papel da música na formação individual e coletiva dos jovens, debatendo tanto as suas influências positivas como os desafios e riscos associados. O projeto inclui, ainda, a gravação de um videoclipe nas instalações da escola, envolvendo diretamente a comunidade educativa no processo criativo.

Como músico, foi vencedor do concurso Episodium, promovido pela Associação Cultural The Village, cujo resultado é o lançamento do seu sexto trabalho a solo, intitulado “Outra Vida”, do qual já estão disponíveis quatro singles em todas as plataformas digitais.

Além disso, Ré Menor tem participado em palestras, colóquios, workshops e outros projetos com instituições e escolas, «sempre com o objetivo de mostrar como a arte pode ser uma ferramenta transformadora», disse. «A cultura hip hop nasceu da consciência social, da intervenção comunitária e da necessidade de dar voz a quem não a tinha», acrescenta.

Fim da impunidade em Cavalões: Lixo não autorizado na rua vai valer multa na hora

A Junta de Freguesia de Cavalões decidiu apertar o cerco aos responsáveis por deixar lixo espalhado no espaço público. Mesmo com ecopontos disponíveis em vários pontos da freguesia, continuam a surgir resíduos e sacos abandonados por quem ignora as regras básicas de civismo.

Para travar estas atitudes, será implementada uma fiscalização mais rigorosa, acompanhada de tolerância zero. Qualquer pessoa apanhada a sujar a via pública será autuada no momento, enfrentando coimas previstas na legislação.

A Junta apela ainda ao envolvimento da comunidade, pedindo aos moradores que sinalizem situações deste género sempre que as presenciem

Famalicão: FAC e Riba d´Ave conhecem adversários na Taça de Portugal

Segundo o sorteio dos 16 avos de final da Taça de Portugal de hóquei em patins, o FAC recebe o Óquei Clube de Barcelos, enquanto que o Riba d´Ave visita a Juventude Salesiana, formação da 3.ª divisão nacional. Esta eliminatória está marcada para o dia 10 de janeiro.

Em caso de vitória as equipas famalicenses encontram-se nos oitavos de final, em Riba de Ave, eliminatória marcada para o dia 14 de fevereiro