Famalicão: Obras de eficiência energética nas piscinas de Ribeirão

A Câmara Municipal aprovou, em reunião do executivo, a abertura do concurso público para a realização de obras nas piscinas municipais de Ribeirão que vão melhorar o seu desempenho energético. Esta intervenção implica um investimento municipal na ordem dos 500 mil euros, tem um prazo de execução de 150 dias e vai permitir uma poupança média nos consumos de 25%.

A obra tem, também, como objetivos proporcionar condições ambientais de temperatura e humidade adequadas, garantir o conforto térmico e a renovação de ar e melhorar o controlo dos equipamentos.

Será assim necessário melhorar a eficiência na cobertura, na iluminação e na produção de energia elétrica, com a colocação de painéis fotovoltaicos, a substituição da tela da cobertura e da iluminação para LED, a realização de alterações nas tubagens dos circuitos de AVAC e desumidificadores, entre outros trabalhos.

A melhoria da eficiência energética tem sido uma das preocupações da Câmara Municipal que já implementou projetos noutros edifícios municipais, como a Casa das Artes e nas piscinas municipais de Famalicão, Joane e Oliveira São Mateus.