Famalicão: My Machine promove a criatividade infantil

Já está em curso mais uma edição do projeto My Machine para o presente ano letivo.

Esta quarta-feira, em formato online, a equipa técnica educativa do Município, juntamente com docentes e alunos dos cursos de Design e Engenharia da Universidade Lusíada apresentaram aos alunos e professores do 1º ciclo e aos professores das escolas profissionais, as ideias e os desenhos sugeridos.

O projeto My Machine tem como metodologia três etapas: ideia, design e construção do protótipo, envolvendo alunos desde o 1º ciclo até ao ensino universitário. As ideias foram pensadas e selecionadas entre o final do mês de setembro e meados do mês de outubro do ano passado.

As ideias dos alunos do 1º ciclo seguiram até Universidade Lusíada Norte que envolvendo os seus alunos universitários dos cursos de Design e Engenharia colocaram toda a sua criatividade em ação de forma a que todas as ideias sejam viáveis e possíveis de concretizar/construir.
Agora, através dos cadernos técnicos, os alunos dos cursos profissionais irão colocar mãos à obra, para que seja possível a construção e entrega de todas as máquinas.

Este projeto visa desenvolver máquinas sonhadas para resolver problemas do mundo ou do dia-a-dia, recorrendo à criatividade das crianças e à sua forma simples de encarar a vida .

Famalicão distinguido com Selo Município da Juventude

No dia 19 de maio, Vila Nova de Famalicão recebeu o Selo Município da Juventude, no II Encontro Nacional de Municípios Amigos da Juventude, que aconteceu na Casa da Arquitetura em Matosinhos. A distinção, atribuída pela Federação Nacional das Associações Juvenis (FNAJ) aos municípios que se destacaram na implementação de políticas em prol da juventude, foi recebida pela vereadora da Juventude, Luísa Azevedo, que também subscreveu, em nome da autarquia, ao pacto INOVE Jovem.

Neste encontro, o município renovou o compromisso com as políticas locais de juventude de qualidade e amigas dos jovens, continuando na Rede Nacional de Municípios Amigos da Juventude, da qual faz parte desde a sua criação, no final de 2020. A continuidade desta presença na rede nacional foi assegurada fruto das de políticas municipais como o Conselho Municipal de Juventude, Plano Municipal de Juventude, apoio direto ao associativismo juvenil, políticas de apoio à iniciativa jovem, plano de investimento direcionado para o setor da juventude, entre outras.

A subscrição do Pacto INOVE jovem, primeiro pacto para as políticas de juventude em Portugal, edificado na Declaração Madeira 2021, no âmbito da Cimeira Atlântica Associativismo e Juventude, que aconteceu na cidade do Funchal em novembro do ano passado, também ficou firmada no dia 19 de maio pelos municípios que compõem a rede nacional. Trata-se de um pacto que visa estabelecer um compromisso entre o Estado Local e Central, partindo da posição política da FNAJ de que as políticas locais de juventude devem ser complementares às nacionais, não se sobrepondo às mesmas e evitando, deste modo, o desperdício de recursos e de energias.

 

Nova vaga de calor a caminho: Sexta será o dia mais quente da semana com 33 graus previstos

Depois de um final de semana marcado pela descida acentuada da temperatura, o calor vai voltar-se a fazer sentir na região.

De acordo com a previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, as temperaturas voltam a subir a partir de quarta-feira, sendo que sexta-feira será o dia mais quente da semana, com os termómetros a atingirem os 33 graus.

Pode acompanhar a previsão ao detalhe aqui

Famalicão: S. Mateus vence Taça AF Braga

Na tarde deste domingo, disputou-se a final da Taça Associação Futebol de Braga em futsal, no Pavilhão de Vermoim, saindo vencedor a ADC São Mateus.
A equipa famalicense venceu, 3-1, a equipa Jorge Antunes. Coube ao capitão da equipa, Pedro Ferreira, erguer o troféu.

Hospital de Famalicão: Urgências sobrelotadas e sem vagas no internamento

Devido ao aumento dos casos Covid-19, associado a doentes com outras patologias, as urgências do hospital de Famalicão estão sobrelotadas e não há vagas no internamento.

Ao que a Cidade Hoje conseguiu apurar, a unidade de Vila Nova de Famalicão do Centro Hospitalar do Médio Ave soma 32 internados por Covid-19, sem contar os doentes infetados que aguardam vaga para internamento no serviço de urgência.

Esta situação agrava o tempo de espera daqueles que procuram assistência nesta unidade hospitalar.

 

Famalicão: Novo corte de água agendado para a tarde desta segunda-feira no centro da cidade

A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão informou que, na sequência da intervenção que está a ser realizada na rede de abastecimento de água na Praça D. Maria II, existe a necessidade de um novo corte de abastecimento.

O corte vai acontecer entre as 14h00 e as 16h00 com a previsão de que afete os seguintes locais:

-Rua Vasconcelos e Castro;
-Praceta Cupertino Miranda;
-Rua Alves Roçadas;
-Rua Lourenço da Silva Oliveira.