Famalicão: My Machine promove a criatividade infantil

Já está em curso mais uma edição do projeto My Machine para o presente ano letivo.

Esta quarta-feira, em formato online, a equipa técnica educativa do Município, juntamente com docentes e alunos dos cursos de Design e Engenharia da Universidade Lusíada apresentaram aos alunos e professores do 1º ciclo e aos professores das escolas profissionais, as ideias e os desenhos sugeridos.

O projeto My Machine tem como metodologia três etapas: ideia, design e construção do protótipo, envolvendo alunos desde o 1º ciclo até ao ensino universitário. As ideias foram pensadas e selecionadas entre o final do mês de setembro e meados do mês de outubro do ano passado.

As ideias dos alunos do 1º ciclo seguiram até Universidade Lusíada Norte que envolvendo os seus alunos universitários dos cursos de Design e Engenharia colocaram toda a sua criatividade em ação de forma a que todas as ideias sejam viáveis e possíveis de concretizar/construir.
Agora, através dos cadernos técnicos, os alunos dos cursos profissionais irão colocar mãos à obra, para que seja possível a construção e entrega de todas as máquinas.

Este projeto visa desenvolver máquinas sonhadas para resolver problemas do mundo ou do dia-a-dia, recorrendo à criatividade das crianças e à sua forma simples de encarar a vida .

Famalicão: Tribunal condena professor a 8 anos de prisão por abuso sexual de menores

O Tribunal de Guimarães condenou esta quinta-feira, Fernando Silvestre, ex-professor de Educação Moral e Religião Católica da Escola Camilo Castelo Branco, a oito anos de prisão. O Tribunal proibiu ainda o professor, de 54 anos, do exercício de funções públicas que envolvam contactos com menores durante 10 anos.

Em Tribunal foram dados como provados 62 crimes de abuso sexual de menores dependentes, cometidos sobre 15 alunas, entre os 14 e os 17 anos, à data dos factos que ocorreram entre 2014 e 2018.

O arguido, que era docente de Educação Moral e Religião Católica na Escola Secundária Camilo Castelo Branco e encenador de teatro no mesmo estabelecimento de ensino, estava acusado de 87 crimes de abuso sexual de menores dependentes.

Na leitura do acórdão, à qual não assistiu o arguido, alegando doença, a juíza presidente rejeitou a tese de “cabala” defendida pelo docente, acrescentado que o mesmo era «um mestre na arte de manipulação e dissimulação».

FC Famalicão contra ventos e marés, vai a Vila do Conde em busca dos três pontos

Armando Evangelista garante que a equipa trabalhou bem durante a semana, preparou-se para enfrentar o Rio Ave esta sexta-feira e para trazer os três pontos. O técnico conhece a equipa vilacondense e o seu treinador e está ciente das dificuldades. Lembra que o adversário ainda não perdeu em casa (duas vitórias e um empate), já para não falar das condições climatéricas que trazem sempre mais dificuldades aos adversários, que não estão habituados a estas caraterísticas, especialmente o vento. «Procuramos montar uma estratégia para contrariar tudo isso», adianta o técnico.

O técnico do Rio Ave tem enfrentado alguma contestação, algo que Armando Evangelista desvaloriza quanto ao impacto para o jogo desta sexta-feira. «Conheço o Freire e a sua competência. Além disso, o que a equipa tem produzido não vai ao encontro de alguns resultados. A nós, cabe-nos estar focados no nosso jogo», atira.

Na conferência de imprensa desta quinta-feira não foram revelados pormenores da estratégia, mas ao Famalicão não resta alternativa senão marcar golos, algo que tem faltado nos últimos jogos. Armando Evangelista que, entretanto, perdeu o avançado Sorriso por lesão, diz que a equipa não está ansiosa, mas admite que há o défice de golos.

No entanto, o técnico acredita que a bola vai entrar, tendo por base «o que temos produzido». Sublinha que nos últimos três jogos «estivemos mais perto de ganhar do que de perder. A equipa está bem e tem trabalhado com alegria. Os jogadores respondem à exigência que lhes é colocada e parece-me que estamos mais próximos de chegar às vitórias».

Por outro lado, o FC Famalicão tem a segunda melhor defesa do campeonato. «Não são apenas os defesas que defendem, estamos a falar de coesão coletiva. Neste aspeto estamos bem, precisamos de evoluir noutras vertentes», assume o treinador que aguarda a presença de muitos adeptos famalicenses em Vila do Conde, a puxar pela equipa como «fizerem em Moreira de Cónegos».

Famalicão: Centro de Recolha apela à adoção no Dia Mundial do Animal

Numa tentativa de salientar a importância da adoção de animais, o Centro de Recolha Oficial Animal (CROA) e o município de Famalicão vão assinalar, esta sexta-feira, o Dia Mundial do Animal.

Os famalicenses estão convidados a comparecer no parque canino de Sinçães, entre as 9h00 e as 13h00, onde terão oportunidade de conhecer os cães e gatos que estão disponíveis para adoção; podem também brincar e passeá-los no parque canino. Ao mesmo tempo, serão dinamizadas atividades para crianças que envolvem pinturas faciais, jogos didáticos e a realização de desenhos alusivos ao dia, entre outras.

Recorde-se que entre janeiro e agosto já foram adotados 500 animais no CROA. Mas a entrada é em número superior, o que levou à lotação do espaço. No mesmo período de tempo, mais de 670 animais entraram no CROA, sendo que 507 foram recolhidos da rua e não foram reclamados, 75 tinham tutor e 69 estão no centro por impossibilidade de guarda. Atualmente, o CROA é casa de 160 cães e gatos, que estão à espera de um novo lar. Nas antigas instalações do centro, ainda se encontram mais 120 cães.

A direção do CROA apela «a que se assuma um animal de estimação como um compromisso para a vida e que, em caso de necessidade extrema, se deva tentar encontrar um novo lar e um novo tutor que o aprecie e cuide bem dele”.

Embora cheguem vários pedidos de recolha de animais ao CROA, o centro não está a conseguir admitir mais animais, por causa das limitações de espaço e uma vez que o número de adoções não supera o número de animais acolhidos.

Os famalicenses podem visitar o CROA e conhecer um novo amigo de quatro patas durante as Manhãs CROA, que este mês decorre no dia 19 de outubro.

Famalicão: Novo dérbi na pró nacional (Ninense x Ribeirão)

Depois do dérbi com a Oliveirense, a AD Ninense volta a jogar em casa e com outra equipa famalicense, o Ribeirão. A partida da sétima jornada da pró nacional da AF Braga está marcada para as 16 horas de domingo. A equipa de Nine soma 7 pontos e ocupa o décimo segundo lugar, enquanto que os ribeirenses ainda não pontuaram e têm menos uma partida.

Ainda nesta jornada, no sábado, às 16 horas, a Oliveirense recebe o Vila Chã. A equipa famalicense soma nove pontos e é sétima classificada, enquanto que o seu adversário tem três pontos e é décimo sexto.

Na divisão de honra joga-se a quinta jornada, com o Bairro e o Lousado a jogarem no domingo, também às 16 horas, recebendo o Antime e Torcatense, respetivamente. O Bairro tem 3 pontos e o Lousado ainda não pontuou.

Famalicão: Candidaturas para bolsas de estudo do Ensino Superior abrem a 15 de outubro

Os jovens universitários residentes no concelho de Vila Nova de Famalicão, com idade igual ou inferior a 30 anos, vão ter um mês para se candidatarem às bolsas de estudo promovidas pela autarquia. As candidaturas vão decorrer entre 15 de outubro e 15 de novembro.

Para se candidatarem, os estudantes do Ensino Superior, Cursos de Especialização Tecnológica (CET) ou de Cursos Técnicos e Superiores Profissionais (CTeSP) têm de viver no concelho há mais de três anos e estar a frequentar a primeira licenciatura, o primeiro mestrado, o primeiro CET ou o primeiro CTeSP, independentemente do estabelecimento de ensino (público ou privado).

Os candidatos têm de pertencer a um agregado familiar cujo rendimento mensal per capita não seja superior a 60% da remuneração mínima nacional em vigor. Os alunos não podem ainda reunir património mobiliário no valor superior a 240 x IAS (102.936€), a 31 de dezembro do ano anterior ao do início do ano letivo.

De modo a submeterem a candidatura, os interessados devem reunir um conjunto de documentos, como a certidão composição do agregado familiar, o comprovativo da matrícula, a declaração de IRS ou IRC, extrato de remunerações, entre outros.

A lista de documentos necessários encontra-se descrita no Portal da Juventude de Famalicão (www.juventudefamalicao.org). No mesmo site, existe ainda um ficheiro que explica como toda a documentação pode ser obtida.

As candidaturas devem ser entregues através do site https://bolsas.famalicao.pt/, até ao dia 15 de novembro. Mais informações podem ser obtidas junto da Casa da Juventude, através do e-mail bolsasestudo@famalicao.pt ou do contacto telefónico 252 314 582.

No ano letivo passado, o município distribuiu mais de 400 bolsas de estudo, num investimento total de 258 mil euros, o maior de sempre.

João Gonçalves é o escolhido para arbitrar o jogo Rio Ave x FC Famalicão

O árbitro da Associação de Futebol do Porto, João Gonçalves, é o escolhido para dirigir o encontro entre o Rio Ave e o Famalicão, às 20h15, de sexta-feira.

João Bessa Silva e Ângelo Carneiro são os assistentes da partida da oitava jornada da I Liga.

Marco Cruz é o quarto árbitro; VAR: Bruno Esteves; AVAR: Rúben Silva.