Famalicão: Ministério Público abre processo contra pais que impedem filhos de frequentar disciplina de Cidadania e Desenvolvimento

Devido a uma ação instaurada pela CPCJ – Comissão de Proteção de Crianças e Jovens, o Ministério Público abriu um processo contra os pais dos dois alunos que não frequentam as aulas de Cidadania e Desenvolvimento.

É o próprio pai, Artur Mesquita Guimarães, que dá conta desse facto, referindo que é «o preço a pagar pela defesa dos nossos direitos, liberdades e garantias». Os pais já foram ouvidos pelo Ministério Público e pela Segurança Social. Esta é mais uma fase num processo jurídico que já se arrasta há dois anos.

Recorde-se que, por decisão dos pais, dois jovens, de 13 e 15 anos, há dois anos que não frequentam a disciplina obrigatória de Cidadania e Desenvolvimento. Os pais alegam que a matéria (sexualidade, saúde, ambiente, etc) desta disciplina diz respeito a princípios de educação que devem ser dados em contexto de família e não na escola.

A decisão da CPCJ de enviar o caso para o Ministério Público surge depois do Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco ter pedido a sua intervenção, uma vez que as alternativas à não frequência da disciplina não foram aceites pelos pais.

«Lamentavelmente, por nos nortearmos pelos princípios da vida civilizada, vemo-nos a braços com ações de perseguição e de caráter intimidatório, perpetradas por organismos do Estado. No caso, na primeira linha esteve o Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco, de Vila Nova de Famalicão que, ao contrário de se colocar ao serviço dos país e das famílias, os tratam como inimigos».

Famalicão: Criança de 9 anos é atropelada e sofre ferimentos graves

Uma criança de nove anos foi, ao final da tarde desta quinta-feira, atropelada por um automóvel, na freguesia de Telhado, em Vila Nova de Famalicão.

Para esta ocorrência, na Avenida Principal, foram acionados os Bombeiros Voluntários Famalicenses.

A vítima, com ferimentos graves, foi assistida com o apoio da VMER local e transportada para o Hospital de Braga.

Famalicão: Criança de 9 anos atropelada em Vale São Martinho

Uma criança de 9 anos, que iria participar na Grande Prova Correr por S.Martinho, ficou com ferimentos considerados graves, depois de ter sido atropelada por um veículo, na manhã desta quinta-feira, em Vale São Martinho, em Famalicão.

Ao que a Cidade Hoje conseguiu apurar, a situação aconteceu cerca das 09h45, nas proximidades da junta de freguesia, e para o local foram acionados os Bombeiros Voluntários Famalicenses.

O menor estaria a fazer o aquecimento para participar na prova desportiva quando, no momento em que contornava um carro, foi colhido por outro.

Fonte do socorro garantiu à Cidade Hoje que a criança, que sofreu uma fratura exposta, não corre risco de vida.

Tempo: Chuva está de regresso e vai por cá ficar até segunda-feira

A chuva deverá estar de regresso ainda nesta feriado de quinta-feira, 25 de abril.

De acordo com a previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, este dia deverá ficar marcado por aguaceiros fracos que poderão ocorrer durante o período da tarde.

O tempo mais cinzento, ainda de acordo com a previsão, deve por cá manter-se até à próxima segunda-feira.

 

Famalicão: Condutor foge depois de carro entrar em despiste e embater contra viatura estacionada

A madrugada desta quinta-feira fica marcada por um aparatoso despiste na N206, em Requião, Vila Nova de Famalicão.

O acidente aconteceu antes das 02h00 e a viatura que entrou em despiste embateu violentamente contra um carro estacionado.

De acordo com informações do Comando Sub Regional do Ave, para o local foram acionados os Bombeiros Voluntários de Famalicão que acabaram por não socorrer nenhuma vítima, já que o condutor do carro despistado ter-se-á colocado em fuga após o acidente.

A GNR tomou conta da ocorrência.

Aquela via, que serve de ligação entre Famalicão e Guimarães, esteve cortada ao trânsito.

25 de abril celebra-se em Famalicão

Um concerto inédito nos Paços do Concelho, inspirado nas canções de intervenção que marcaram a revolução de 1974, é o grande destaque do programa cultural das comemorações do 25 de Abril.

O espetáculo único, protagonizado pelo Eixo do Jazz Ensemble, está marcado para a tarde (16h00) desta quinta-feira e tem entrada livre. O momento cultural será ‘ilustrado’ com a projeção de imagens da revolução de abril em Famalicão e no país.

As comemorações dos 50 anos do 25 de Abril ficam, ainda, marcadas pelo tradicional hastear da bandeira nacional nos Paços do Concelho, às 10h00, ao som do hino nacional interpretado pela Banda de Música de Famalicão, seguindo-se a interpretação do tema “Somos Livres”, por uma centena de seniores das Academias Sénior do concelho, e a sessão solene no salão nobre da Assembleia Municipal, às 10h30.

Recorde-se que Famalicão está a comemorar a data com uma programação cultural diversificada que arrancou em novembro último com um colóquio e com a inauguração da exposição fotográfica de Alfredo Cunha – “25 de abril de 1974. Quinta-feira” – patente na Praça – Mercado Municipal de Famalicão até dia 30 de maio.

Nota, ainda, para o espetáculo músico-teatral “Versos e Sons de Abril” no Museu Bernardino Machado (esta quarta-feira), para a exibição do filme de “Outro País” (27 de abril), no Teatro Narciso Ferreira, em Riba de Ave, bem como para as caminhadas comentadas “Roteiro da Liberdade”, em Riba de Ave (27 de abril), entre outras iniciativas que poderão ser consultadas na agenda municipal em www.famalicao.pt. O programa municipal associado aos 50 anos do 25 de Abril é desenvolvido pelo Município de Famalicão, através da Comissão de Honra e Científica das celebrações municipais, em articulação com a comissão nacional.

Famalicão: Décima edição do Festival de Cinema Jovem apresentada sábado

Este sábado, dia 27 de abril, às 16h30, na Casa da Juventude, será apresentado o Ymotion – Festival de Cinema Jovem de Famalicão, que vai para a 10.ª edição.

Os atores Isabela Valadeiro, Carla Chambel, João Amaral e Lucas Dutra e os jornalistas/críticos de cinema Rui Pedro Tendinha e Tiago Alves são algumas das personalidades da sétima arte que este sábado marcarão presença em Famalicão.

Para além da apresentação do Ymotion’24, a sessão ficará ainda marcada pela inauguração da mostra cinematográfica escolar “Juventude em Foco”, com curtas metragens e projetos premiados nas últimas edições do festival, realizadas por estudantes de Multimédia da Escola Padre Benjamim Salgado, de Joane, e do curso de Audiovisual da Escola Camilo Castelo Branco, em Famalicão.

Será ainda exibido o Making Of do filme “Revolução (Sem) Sangue”, com a presença do realizador Rui Sousa e de parte do elenco do filme.