Famalicão: Miguel Lopes é o candidato da CDU à presidência da Câmara

A CDU apresentou, ao final da tarde desta quinta-feira, os candidatos às eleições Autárquicas deste ano. Miguel Lopes repete a candidatura à presidência da Câmara, depois de 2013, enquanto que Tânia Silva é a escolhida para a Assembleia Municipal.

Miguel Lopes avança para tentar ser vereador, o que não conseguiu quando se candidatou pela primeira vez. O ex-autarca de Riba de Ave, acredita que a sua candidatura «mobilizará a força, vontade, experiência, conhecimento e criatividade bastantes para vencermos o imobilismo». No discurso de apresentação, que decorreu no auditório da União de Freguesias Calendário e Famalicão, Miguel Lopes promete «um concelho que empregue o seu povo e se modernize». Temas como a habitação, especulação imobiliária, rede viária, mobilidade, ensino e juventude, são alguns dos setores a que a CDU dará especial realce com esta candidatura.

Tânia Silva, professora e educadora de infância, pede mais força para a CDU para, na Assembleia Municipal, «sermos bem-sucedidos na defesa dos famalicenses», muito particularmente aqueles «que viram agravados os seus problemas pela pandemia».

 

 

Famalicão: Décima edição do Festival de Cinema Jovem apresentada sábado

Este sábado, dia 27 de abril, às 16h30, na Casa da Juventude, será apresentado o Ymotion – Festival de Cinema Jovem de Famalicão, que vai para a 10.ª edição.

Os atores Isabela Valadeiro, Carla Chambel, João Amaral e Lucas Dutra e os jornalistas/críticos de cinema Rui Pedro Tendinha e Tiago Alves são algumas das personalidades da sétima arte que este sábado marcarão presença em Famalicão.

Para além da apresentação do Ymotion’24, a sessão ficará ainda marcada pela inauguração da mostra cinematográfica escolar “Juventude em Foco”, com curtas metragens e projetos premiados nas últimas edições do festival, realizadas por estudantes de Multimédia da Escola Padre Benjamim Salgado, de Joane, e do curso de Audiovisual da Escola Camilo Castelo Branco, em Famalicão.

Será ainda exibido o Making Of do filme “Revolução (Sem) Sangue”, com a presença do realizador Rui Sousa e de parte do elenco do filme.

Famalicão: AE D. Maria II obtém terceiro lugar no XVII Congresso Nacional Cientistas em Ação

O trabalho desenvolvido pelos alunos do Clube Ciência Viva na Escola do Agrupamento D. Maria II foi novamente reconhecido com o 3.° Prémio no XVII Congresso Nacional Cientistas em Ação, organizado pelo Centro Ciência Viva de Estremoz, que teve lugar nos dias 18, 19 e 20 de abril de 2024.

O Clube Ciência Viva na Escola D. Maria II congratula-se com «o excelente trabalho desenvolvido pelos alunos no presente ano letivo, sendo os prémios e galardões recebidos como um incentivo para continuar a motivar os alunos para a ciência e para o prosseguimento de estudos na área científica e tecnológica».

Estão de parabéns os alunos Bruna Novais, Duarte Azevedo, Afonso Fernandes e Tomás Oliveira, premiados pelo caráter inovador do projeto; um trabalho que tinha como foco o estudo da influência do pH e da exposição solar na quantidade de mioplásticos detetada na água engarrafada destinada a consumo humano. Além do trabalho premiado, mais três alunas do clube (Inês Fernandes, Diana Teixeira e Mariana Pinto) apresentaram um outro trabalho sobre o potencial antimicrobiano das ervas usadas em chás e mezinhas das nossas avós.

Recorde-se que o Congresso Nacional Cientistas em Ação tem como principais objetivos fortalecer a rede de contactos entre escolas e potenciar a troca de ideias e experiências entre alunos, professores e cientistas. Pretende promover o espírito científico dos jovens, através do incentivo à realização de projetos de investigação com uma forte componente de trabalho experimental. Cada comunicação é apresentada e defendida perante colegas, investigadores, cientistas e elementos do júri, em painéis, à semelhança de um verdadeiro Congresso Científico, havendo, ainda, lugar a uma mostra de maquetes e montagens experimentais para melhor ilustrar os trabalhos desenvolvidos e os resultados alcançados.

Árbitro Manuel Oliveira dirige jogo entre Estoril e Famalicão

Manuel Oliveira, árbitro da Associação de Futebol do Porto, vai dirigir a partida entre o Estoril e o Famalicão, da 31.ª jornada da Liga Betclic.
Carlos Campos e Hugo Santos são os assistentes, enquanto que Vítor Ferreira é o 4.º árbitro. André Narciso e Vasco Marques (VAR/AVAR).
O jogo está marcado para as 18 horas de domingo. A equipa treinada por Vasco Seabra é décima quarta, com 30 pontos, enquanto que a formação de Armando Evangelista é oitava, com 36 pontos.

Famalicão: Equipa de Oliveira Santa Maria conquista vários pódios em Itália, Espanha e Portugal

A equipa Pegasus OCR ProTeam, de Oliveira Santa Maria, conquistou, no passado fim de semana, vários pódios em provas distintas.

Em Itália, Filipe Batista foi terceiro, M35-39, na “Spartan de Gubbio”; em Espanha, Ricardo Campos venceu o Age Group, M25-29, na “O Caminho Race”, realizada em Zinxo de Limia.

Em Portugal, no “Ultra Geira Romana” a equipa venceu a classificação coletiva, com Nélson Loureiro (que também venceu a prova), Luciano Pereira e Hélder Rodrigues.

Estes bons resultados juntam-se aos alcançados no fim de semana anterior, com a participação no Fireman do Sabugal, segunda etapa da Liga OCR Portugal e a contar também para a Taça de Portugal. Nesta prova, a equipa conquistou os 3 primeiros lugares da geral masculina e 11 pódios em grupos de idade.

Famalicão: Floresta BTT propõe desafio 140 e 90km por caminhos florestais e estradas secundárias

Está para breve – 4 de maio – mais uma edição do Argatintas Adventure, uma iniciativa do Floresta BTT que apresenta dois percursos, um de 140 km e outro de 90 km que serão percorridos por mais de três centenas de betetistas.

O percurso principal, conhecido por Percurso ABV, é um desafio de superação pessoal, exigente física e mentalmente, com todos os condimentos de uma ultramaratona de BTT. O ponto mais distante é o alto do Talefe, em Vieira do Minho. Além dos municípios de Famalicão e Vieira do Minho, os atletas vão, também, passar por caminhos florestais e estradas secundárias dos territórios de Braga, Póvoa de Lanhoso e Guimarães. Sendo o traçado mais difícil é, curiosamente, aquele que reúne maior número de inscritos.

O outro percurso – uma novidade nesta 4.ª edição –, conhecido por Percurso Maia, Machado e Maia, tem como local mais distante a capela da Senhora da Lapa, também em Vieira do Minho.

Os atletas poderão, então, escolher entre estes dois percursos que são sequenciais e desfrutar de uma aventura de BTT pura e dura. Com um kit de ofertas bem recheado, os atletas que concluírem com êxito as suas prestações vão receber a respetiva medalha de finisher. A partida e a chegada realizam-se nas imediações do Pavilhão Municipal Terras de Vermoim. O tiro de partida está agendado para as 6h30 e o horário limite para a chegada são as 20 horas.

As duas distâncias serão percorridas por orientação exclusiva por GPS, sem qualquer uso de fitas sinalizadoras.

Mais uma vez, a organização conta com o apoio da ONG famalicense HumanitAve que confere um pendor solidário a esta iniciativa. Durante o dia haverão várias atividades, nomeadamente uma aula solidária de Zumba, pelas 16 horas, com Isabel Araújo do Fit Club ATC.

O Floresta BTT, pela voz de Paulo Branco, considera estarem reunidas «todas as condições para mais um evento marcante, tendo connosco atletas de vários pontos do país, o que nos apraz registar». De resto, agradece o apoio de várias marcas que se associam a esta jornada desportiva, bem como da Junta de Freguesia de Vermoim e da Câmara Municipal.

Pedro Fernandes, do Mouquim Bike Team, e Ana Soliz, do ACDM Lamela Team, são os padrinhos da 4.ª edição do Argatintas Adventure.

Famalicão: Ainda há Mercado do Livro no centro da cidade

O Mercado do Livro, patente no centro da cidade, no âmbito do projeto municipal “Vai à Vila”, ainda está a decorrer. Na tarde desta quarta-feira, às 14h30, há uma sessão de contos – “Os provérbios nunca saem de moda!” – pela Biblioteca Municipal; à noite, às 21h00, há uma Noite Camiliana, com tertúlia evocativa do bicentenário do nascimento de Camilo Castelo Branco, por Sérgio Guimarães de Sousa e João Paulo Braga, com moderação de Elzira Queiroga.

O Mercado do Livro, patente desde o dia 20 de abril, é uma iniciativa do Município de Vila Nova de Famalicão, através da Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco, que pretende trazer “o livro e a leitura” para o espaço público.
A iniciativa integra, ainda, representantes do mercado livreiro e editorial famalicense, em concreto, com as participações da Livraria Municipal; Livraria Fontenova; Livreiro Arlindo Moreira; Edições Húmus, Editora Centro Atlântico; Editorial Novembro e Fundação Cupertino de Miranda.