Famalicão: Menção honrosa para alunos da Camilo em concurso nacional

A equipa “Os Argonautas”, da Escola Secundária Camilo Castelo Branco, foi distinguida com uma Menção Honrosa na 11.ª edição do MEDEA, uma iniciativa da Sociedade Portuguesa de Física (SPF) e da REN – Redes Energéticas nacionais, com o objetivo de promover o conhecimento da física e o estudo dos campos eletromagnéticos junto dos jovens portugueses e da sociedade em geral.

No projeto da Escola Camilo Castelo Branco, os alunos verificaram que quanto maior for a distância dos aparelhos que nos rodeiam no dia a dia, menor é a intensidade de campo magnético e campo elétrico registado. Todos os valores verificados estavam dentro dos valores recomendados pelas autoridades competentes.

Os Argonautas”, da Escola Secundária Camilo Castelo Branco, Vila Nova de Famalicão, são compostos por Francisco Miguel Alves da Costa, Gonçalo da Silva Pereira Teixeira, José Afonso Barbosa Salgado, Tiago Miguel Mesquita Figueiredo e Tomás Santos Pereira, coordenados pela professora Teresa Martins.

Todos os vencedores foram conhecidos numa cerimónia realizada por videoconferência e que contou com a presença de representantes da REN, SPF e das equipas vencedoras. A entrega de prémios presencial irá decorrer dia 5 de setembro de 2020, na cerimónia de encerramento da FÍSICA 2020 – 22ª Conferência Nacional de Física e 30º Encontro Ibérico para o Ensino da Física, que se realiza no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.

Recorde-se que o MEDEA, instituído em 2008, é dirigido aos alunos do 10º ao 12º ano dos ensinos secundário e profissional. Permite a aplicação prática da formação ministrada nas instituições de ensino, aliando o conhecimento científico à vida quotidiana dos alunos através de experiências realizadas pelos próprios, dentro e fora das salas de aula.

Famalicão: Vanessa Carvalho vence S. Silvestre de Vila Real

A atleta famalicense, que representa o SC Braga, começou o novo ano a vencer.

Foi este sábado, na décima nona edição da S. Silvestre de Vila Real.

Vanessa Carvalho venceu destacada os 10km da prova, em 34m51s, deixando Estela Melo (UD da Várzea) a 2m12s e Maria Pimentel (CF Oliveira do Douro) a 2m32s.

Famalicão: Carro é estacionado no meio da rua no centro da cidade

Ao início da tarde deste domingo, registou-se um episódio insólito na Rua José Gomes de Matos, em pleno centro da cidade de Vila Nova de Famalicão. Um veículo ligeiro foi estacionado a meio da faixa de rodagem, em frente ao supermercado Pingo Doce, provocando constrangimentos à circulação automóvel.

A situação obrigou os restantes condutores a circularem em contramão para conseguirem contornar o veículo indevidamente estacionado, o que gerou momentos de alguma confusão e potenciais riscos para a segurança rodoviária.

A Polícia Municipal foi chamada ao local de forma a solucionar a situação. Populares relataram à nossa redação que esta situação se manteve durante cerca de uma hora

Famalicão perde em Alverca com penálti no último minuto

No último jogo da primeira volta – décima sétima jornada – o Famalicão perdeu em casa do Alverca. Na noite deste domingo, no encontro entre equipas com um registo de três derrotas seguidas, o marcador só mexeu ao quarto minuto para lá dos 90. Foi de grande penalidade. A segunda que o Alverca teve no jogo.

A primeira parte não teve grandes incidências e, por isso, sem muitas emoções, mas com momentos de algum bom futebol em zonas de construção e não em zonas de finalização.

Já a segunda parte começou com dois avisos famalicenses em remates de Gustavo Sá e Tom van de Looi que passaram bem perto dos ferros adversários. Aos 57 minutos, o Alverca beneficia de uma grande penalidade, que Sandro Lima foi incapaz de concretizar pela ação determinante de Carevic, guardião famalicense.

Depois, foi Zabiri a falhar o golo, aos 62 minutos, na cara de André Gomes, atirando a bola rente ao poste esquerdo do guardião.

A partida regressou ao registo da primeira parte e a única grande novidade foi mais um penálti assinalado contra o Famalicão e que Chiquinho finalizou no último minuto do encontro.

Com esta derrota, o Famalicão – este domingo distante dos seus melhores registos – mantém os 23 pontos e o oitavo lugar.

Famalicão: Riba d´Ave começa ano com vitória fora de portas

Daniel Pinheiro (2), Gustavo Pato e “Nanu” Castro marcaram os golos da vitória, 4-2, do Riba d´Ave no reduto da Sanjoanense.
O jogo, da décima primeira jornada do campeonato nacional, disputou-se ao final da tarde deste domingo.
Com esta vitória importante, alcançada fora de portas e frente a um candidato com os mesmos objetivos, os ribadavenses passam a somar 13 pontos e ocupam o nono lugar, um posto acima do seu adversário deste domingo.

Famalicão: Antoine Joujou é o substituto de Gil Dias

Já é conhecido o onze do FC Famalicão para o jogo com o Alverca. A única alteração à equipa titular da partida anterior, com o Estrela da Amadora, é a entrada de Antoine Joujou para o lugar do castigado Gil Dias.

O extremo francês já participou 12 partidas na presente edição da I Liga.

Carevic, Rodrigo Pinheiro, Léo Realpe, Justin de Haas, Rafa Soares, Tom van de Looi, Mathias de Amorim, Gustavo Sá, Joujou, Zabiri e Sorriso é o onze de Hugo Oliveira para o jogo desta noite, às 20h30.

Famalicão: FAC começa ano novo com derrota

Ao final da tarde deste domingo, o FAC foi derrotado em casa do penúltimo classificado, na décima segunda jornada do nacional da segunda divisão de hóquei em patins.

No regresso da competição, após a pausa festiva, numa partida com muitos golos, o conjunto famalicense perdeu por 7-5.

No próximo fim de semana o campeonato para dar dar lugar aos dazasseis avos de final da Taça de Portugal. O FAC recebe no dia 11 de janeiro o OC Barcelos.