Famalicão: Ligou 181 vezes para a Conservatória do Registo Civil mas não conseguiu ser atendida

Uma mulher, que precisa de resolver questões relacionadas com o passaporte, tentou, ao longo dos últimos dois dias, chegar ao contacto com a Conservatória do Registo Civil de Vila Nova de Famalicão.

A urgência em resolver o problema levou-a a ligar para os serviços 181 vezes, sem que em nenhuma das chamadas tenha sido atendida.

Em busca de alternativas, a cidadã procurou resolver o seu problema pessoalmente. Deslocou-se até aos paços do concelho onde está instalada a Conservatória. Aqui, segundo relata, conseguiu falar com uma funcionária que a remeteu para o envio de um e-mail, uma vez que os serviços presenciais só funcionam por marcação, e que todas as que estavam previamente assumidas ficaram, esta semana, sem efeito.

Ficou, no entanto, a promessa de que o e-mail teria resposta, o que, segundo relata à Cidade Hoje, ainda não aconteceu.

Recorde-se que devido à situação pandémica e às alterações introduzidas pelo novo período de emergência, a Conservatória do Registo Civil de Famalicão está a comunicar que os agendamentos até 7 de fevereiro de 2021 se encontram cancelados.

https://cidadehoje.pt/agendamentos-cancelados-no-registo-civil-de-famalicao/

 

 

Famalicão: Professor condenado por 62 crimes de abuso sexual é chamado a dar aulas

O professor condenado a oito anos de prisão por dezenas de crimes de abuso sexual voltou a surgir nas listas de colocação de professores e foi atribuído a um agrupamento em Famalicão. O processo judicial ainda decorre, uma vez que a decisão está em fase de recurso.

De acordo com o Ministério da Educação, o professor de Famalicão não está em funções por se encontrar de baixa médica, o que garante que não existe qualquer ligação direta com os estudantes.

Os abusos pelos quais foi condenado ocorreram em 2019, durante ensaios de teatro escolar. Em 2023, o Tribunal de Guimarães responsabilizou-o por mais de uma dezena de vítimas, mas a sentença continua a aguardar confirmação pela Relação.

Famalicão: Adolescentes perseguidas por três homens este domingo à tarde

Duas adolescentes, com 15 anos, afirmam ter sido perseguidas por três homens, este domingo, 14 de setembro, em Famalicão. O episódio ocorreu cerca das 18h00, na Rua Jorge Ferreira da Costa Ortiga, junto às instalações provisórias do Centro de Saúde.

Segundo o relato de uma condutora, as jovens caminhavam na rua, em direção à cidade, a chorar e assustadas. Ao abordá-las, confirmaram que estavam a ser seguidas por três indivíduos num Renault Clio azul que, no momento, se encontrava estacionado nas imediações, com dois homens no interior e um no exterior

A mulher decidiu acolher as adolescentes no carro e deixou-as em segurança no centro da cidade. A situação foi comunicada à PSP, que enviou uma patrulha ao local.

A Cidade Hoje contactou a autoridade policial e aguarda mais esclarecimentos sobre a ocorrência.

Eleições Presidenciais deverão estar marcadas para 18 de janeiro

A SIC avança que o Presidente da República está prestes a definir 18 de janeiro de 2026 como a data das eleições presidenciais.

Na Feira do Livro de Lisboa, em julho, Marcelo Rebelo de Sousa tinha admitido a possibilidade de não avançar com o dia 25 de janeiro, a primeira data apontada, ponderando antecipar o escrutínio em uma semana.

A eventualidade de uma segunda volta é um dos fatores que estará a influenciar a decisão presidencial, que deverá ser anunciada até meados de novembro.

Até agora, são conhecidos seis candidatos à corrida para Belém: Henrique Gouveia e Melo, Luís Marques Mendes, António José Seguro, António Filipe, Catarina Martins e João Cotrim de Figueiredo.

Maratona Fotográfica juntou 60 participantes em Famalicão

As ruas de Vila Nova de Famalicão receberam este sábado, 13 de setembro, a 13ª edição da Maratona Fotográfica, organizada pela Associação Caixa de Imagens (ACI).

Participaram cerca de 60 fotógrafos vindos de várias zonas do país, do Porto ao Estoril, passando por Lisboa e Fafe. O desafio consistiu em captar a cidade através de oito temas fotográficos que exploraram recantos, pessoas e detalhes do território famalicense.

Este ano foram atribuídos 2.200 euros em prémios. Além das distinções principais, foi criado o Prémio ValorPneu, em parceria com a Continental, que distinguiu imagens criativas sobre a vida e a “nova vida” dos pneus.

“O balanço não podia ser mais positivo. Desde 2011 assumimos este desafio e queremos continuar a honrar a Maratona. Ficamos de coração cheio ao ver o entusiasmo dos participantes e o apoio dos parceiros. Isso motiva-nos a fazer sempre mais e melhor”, afirmou o presidente da ACI, António Lima.

As melhores imagens seguem agora para apreciação do júri. A cerimónia de entrega de prémios decorrerá entre outubro e novembro.

Preços dos combustíveis não alteram na próxima semana

De acordo com a imprensa especializada, gasolina e gasóleo devem manter o preço na próxima semana, de 15 a 21 de setembro, não havendo alterações.

Isto, depois da subida de até 2 cêntimos registada na semana anterior.

Famalicão: “Mamãs saudáveis” já ajudou mais de 100 mulheres no pré e pós-parto

Mais de uma centena de mulheres famalicenses já participaram no programa municipal “Mamãs saudáveis”, criado em 2023 com o objetivo de proporcionar atividade física regular e gratuita para todas as grávidas residentes no concelho.

O programa divide-se em duas vertentes, o período pré-parto, para todas as mulheres a partir do segundo trimestre de gravidez, e período pós-parto, para mulheres em período de recuperação até aos 12 meses após o parto.

Foi o caso de Ana Luísa Silva, atualmente a frequentar as aulas de pós-parto. Iniciou o programa às 20 semanas de gestação e admite que “ter-me mantido ativa durante a gravidez permitiu que o meu corpo não perdesse capacidades que vejo, muitas das vezes, outras grávidas a perderem”. A participante garante ainda que “graças a isso, tive um parto natural e uma recuperação fáceis. Sei que fez toda a diferença”.

A participação no projeto durante o período gestacional traz benefícios como a melhoria da função cardiovascular e a redução de efeitos indesejáveis durante a gravidez como cãibras, edemas e fadiga. Já no período pós-parto permite controlar o ganho de peso obtido durante a gravidez, reduzir o risco de depressão, aumentar a autoestima e a manutenção de um estilo de vida saudável.

O “Mamãs Saudáveis” é desenvolvido nos complexos municipais das piscinas de Oliveira São Mateus, Ribeirão e Joane e ainda nos núcleos do projeto municipal “Famalicão em Forma”.

As inscrições devem ser realizadas presencialmente, sendo que todas as participantes estão isentas do pagamento de mensalidade, tendo apenas que pagar a taxa de inscrição e o seguro. O programa abrange também residentes de outros concelhos, mediante o pagamento de um valor mensal.