Famalicão: JS reativa núcleo em Fradelos

Jorge Penouço Costa é o líder do Núcleo da Juventude Socialista de Fradelos, recentemente reativado. O novo líder, juntamente com mais 30 elementos, diz que “A juventude quer Fradelos Melhor”.

Este jovem fradelense, que é estudante do ensino secundário, tem a seu lado, na vice-presidência, Agostinho Novais.

O objetivo destes jovens socialistas «é despertar consciências, acordar os jovens para aquilo que estão a fazer à nossa terra, dar-lhes a oportunidade de conhecer melhor a política e nomeadamente o socialismo e a social-democracia».

Jorge Penouço Costa lembra que a freguesia acolheu a ETAR, a Central Elétrica e os Ribes «praticamente sem quaisquer contrapartidas de relevo para a nossa comunidade». Agora, está prevista a criação das “Pateiras do Ave”, uma zona ambiental protegida. É um projeto que a JS recebe «com alegria», mas alerta para a limitação que trará ao território. «É injustificável que praticamente todo o território de Fradelos venha a ser abrangido pelas regras especiais deste programa quando, e de verdade, a área ambiental se resume a menos de um terço do seu território. Os fradelenses devem estar atentos ao que aí vem». Na perspetiva de Jorge Costa, «é hora de pedir responsabilidades à Junta de Freguesia e de estimular o PS à sua responsabilidade política enquanto a oposição atenta».

Para Luís Miranda, líder da concelhia da JS Famalicão, «este novo núcleo é, uma vez mais, um reforço da identificação e da presença do socialismo na juventude famalicense, em particular nos jovens da freguesia de Fradelos».