Famalicão: Grupo ROQ oferece seguro de saúde aos colaboradores e procura mais 50 funcionários

Com sede em Oliveira S. Mateus, o Grupo ROQ ofereceu o seguro de saúde aos seus funcionários, prémio pelo esforço desempenhado ao longo de 2021, ano em que o grupo grupo obteve um crescimento de 20%. Outra novidade é que está à procura mais 50 novos colaboradores.

Em comunicado, regista que conseguiu atravessar os obstáculos impostos pela pandemia e, apesar de 2021 ter sido de elevada exigência, foi possível obter resultados bastante positivos. «É neste sentido que importa destacar o esforço e dedicação de todos os trabalhadores, através dos quais foi possível alcançar os objetivos propostos para mais um ano desafiante». O reconhecimento do valor dos colaboradores é fundamental para a empresa, que acredita na importância daquela que é a comunidade do Grupo ROQ. «Tendo em conta os resultados positivos alcançados e o esforço foram oferecidos seguros de saúde a todos os colaboradores dos quadros da empresa, promovendo assim um relacionamento de confiança entre os mesmos e o Grupo ROQ».

Sobre 2021, o Grupo ROQ assinala um crescimento que ronda os 20%, o que comprova a sua forte presença no mercado e o potencial de ascensão da empresa. «Apesar das dificuldades provocadas pela pandemia, para além de terem sido admitidas 100 novas pessoas, foram também alcançados todos os objetivos propostos», lê-se, ainda, no comunicado que avança que empresa pretende agregar à equipa mais de 50 novos colaboradores em áreas operativas.

O Grupo ROQ, empresa verticalmente integrada com as marcas ROQ e ROQ Laser, sediada em Vila Nova de Famalicão, tem uma equipa composta por cerca de 700 colaboradores. É uma empresa que aposta na criação e exportação de produtos de excelência dentro da sua área de atividade e na conceção e fabrico de máquinas e equipamentos para a impressão têxtil: Serigrafia, Impressão Digital, Web2print, Impressão Híbrida, Dobragem e Embalagem e Secagem. Exporta atualmente para de mais de 80 países, distribuídos pelos 5 continentes.

 

Famalicão: Modalidades do FAC apresentadas domingo no renovado Pavilhão Municipal

Na tarde deste domingo, a partir das 15 horas, o Famalicense Atlético Clube apresenta as modalidades para a época 25/26. A iniciativa, que tem lugar no renovado Pavilhão Municipal, é de entrada livre.

Recorde-se que o clube liderado por Carlos Filipe Vieira de Castro tem cerca de 700 atletas, distribuídos por várias modalidades.

As obras de melhoramento do Pavilhão Municipal tiveram início em junho passado e estão praticamente concluídas, sendo que o espaço já está a ser utilizado pelas várias equipas do Famalicense.

A intervenção incidiu na substituição da cobertura e colocação de novo piso. O telhado é novo e com uma estrutura reforçada para suportar colocação de equipamentos de som e luz usados em espetáculos como a Gala do Desporto, Famalicão Dança e outros. O piso é novo em todo o pavilhão.

Esta intervenção, pela Câmara Municipal, teve um custo na ordem do meio milhão de euros.

Famalicão: Casa da Memória Viva visita CIDIFAD e presta tributo ao padre Francisco Carreira

A Casa da Memória Viva (CMV) assinala este fim de semana o “Dia Mundial da Pessoa com Doença de Alzheimer” com uma visita, no sábado, ao Centro de Investigação, Diagnóstico, Formação e Acompanhamento das Demências (CIDIFAD), em Riba de Ave, e no domingo com a plantação de uma árvore no jardim do Centro Pastoral da Paróquia da Santo Adrião, junto à nova igreja matriz da cidade.

A “Árvore do Reconhecimento” será plantada às 12h15 horas, sendo um público agradecimento ao Pe. Francisco Carreira, pároco e arcipreste de Vila Nova de Famalicão, que deixou funções no final do mês passado para prosseguir a sua formação em Roma. A árvore será benzida pelo atual pároco, Pe. Fernando Torres, depois da missa dominical das 11h15, que será de ação de graças pelas pessoas com doença de Alzheimer e seus cuidadores e familiares.

«Não podíamos deixar de ter um gesto de público reconhecimento pelo incentivo e apoio cúmplice que sempre recebemos do Padre Francisco Carreira, em prol da dignificação das pessoas da nossa comunidade que vivem com demência», justifica o presidente da direção da CMV. A “Árvore do Reconhecimento” é um exemplar da espécie “ginkgo biloba”, uma das plantas mais antigas e resistentes na Terra, originária da China, muito utilizada pelas suas propriedades terapêuticas, nomeadamente para a melhoria da função cognitiva e da memória e o funcionamento do sistema vascular.

Em Riba de Ave, um dia antes, decorre a visita ao CIDIFAD, uma das poucas unidades de saúde em Portugal vocacionada para o diagnóstico e para os cuidados diferenciados de pessoas com demência. Do programa também faz parte o colóquio sobre “Práticas de vida saudável para contrariar a doença de Alzheimer”, em que será palestrante a médica Isabel Seixas, especialista em medicina interna e diretora clínica adjunta daquela valência da Santa Casa da Misericórdia de Riba de Ave. A iniciativa decorre no sábado de manhã, entre as 10 e as 12 horas, preenchendo grande parte do 3.º Passeio da Famalicidade, que arranca às 9,40 horas da cidade de Famalicão, junto à loja dos CTT, na Rua S. João de Deus, em direção a Riba de Ave.

A inscrição, gratuita, é obrigatória, podendo ser feita até esta sexta-feira, dia 19, mediante o preenchimento de um formulário digital constante da página da CMV no Facebook ou através do envio de uma SMS com nome e número de telemóvel do interessado para o n.º 969270092. Se precisar de transporte V. N. Famalicão-Riba de Ave V. N. de Famalicão, deverá acrescentar “transporte”.

Famalicão: Iniciativa Liberal defende parceria público-privada para a gestão do hospital

A comissão política concelhia da Iniciativa Liberal defende a implementação de uma parceria público-privada (PPP) para a gestão do Hospital de Famalicão. Segundo este partido, esta medida «já demonstrou resultados positivos noutras unidades hospitalares do país, com ganhos de eficiência, redução de custos e melhor qualidade no atendimento aos utentes».

O candidato e líder da concelhia do IL, diz que o Hospital de S. João de Deus precisa de uma administração que «tenha capacidade de resolver problemas, motivar os profissionais e não fique presa à burocracia que os gestores hospitalares estão sujeitos, sob pena de continuarem a persistir os problemas atuais, em que chover dentro do Hospital e ter condições deficientes de higiene na cantina passou a ser normal».

Na esperança de eleger deputados para a Assembleia Municipal de Famalicão, a IL compromete-se a apresentar uma moção que defenda que a gestão do Hospital passe a ser feita sob a forma de PPP, «constituindo este um mecanismo de sinalização dessa vontade perante o governo, que é a entidade competente nesta matéria».

Segundo a IL, esta tomada de posição surge nesta altura porque considera que o Hospital de Famalicão enfrenta desafios estruturais na qualidade dos serviços de saúde prestados à população, «fruto de uma gestão centralizada e de ineficiências persistentes no Serviço Nacional de Saúde».

A IL reitera que a saúde deve estar ao serviço das pessoas e que não deve haver «preconceito ideológico» em relação às soluções que se revelem mais eficazes. É de opinião que o foco deve estar nos resultados, ou seja, «melhor acesso, melhores serviços e mais qualidade de vida para a população».

Em comunicado à imprensa, Paulo Ricardo Lopes lamenta que «a demagogia tenha subido nos últimos dias, em que do nada surgem estudos de restruturação do Hospital (a que só a campanha da coligação tem acesso) e o assumir da candidatura de Eduardo Oliveira a Ministro da Saúde, pois só a este Ministério cabe a decisão de construir novos hospitais», crítica.

Famalicão: Paulo Ballas volta a ser convocado para representar Seleção Nacional de Trial

O famalicense Paulo Ballas foi uma vez mais convocado para representar a Seleção Nacional de Trial, em Elite, desta vez em Itália, na localidade de Tolmezzo. O Trial das Nações realiza-se este fim de semana, dias 20 e 21 de setembro.

O jovem piloto famalicense vai assumir o papel de capitação da seleção portuguesa e mostra-se confiante para a competição “vamos dar o nosso melhor e trazer o melhor resultado possível para Portugal”.

Atriz famalicense é protagonista do filme “Criadores de Ídolos” que estreia no cinema esta quinta-feira

Rafaela Sá, atriz famalicense, é a protagonista do filme “Criadores de Ídolos”, que estreia esta quinta-feira no cinema, onde se vai manter até ao dia 24 de setembro, nas salas de cinema NOS, em cidades como Lisboa, Porto, Coimbra, Paços de Ferreira e Castelo Branco.

Para além da famalicense, a produção cinematográfica que foi gravada na Trofa conta com a participação de conhecidos atores como José Fidalgo, Ricardo Carriço e Virgílio Castelo.

Rafaela Sá nasceu em 1999 e começou a formação em teatro através do Curso Profissional de Interpretação na ACE Escola de Artes, em Famalicão. Já participou na novela da TVI “Quero é Viver” e na minissérie da RTP “Fernão Lopes”. Para além da presença na televisão nacional, integrou ainda o elenco do filme “Estações da Vida” e da curta-metragem “Cair”.

Famalicão: A relação entre a escola e a família no Ciclo de Conferências em Educação

Na noite do dia 25 de setembro, a partir das 21 horas, decorre mais um debate no âmbito das Conferências em Educação. O encontro decorre no auditório da Biblioteca Municipal, tendo como oradora Manuela Cunha, professora especializada em educação especial, mentora de escolas de pais e de acompanhamento parental.

Discutir o sucesso educativo, além da sala de aula e a importância da ligação próxima entre escola e família, é o mote para esta reflexão cujo tema é “Preparar o sucesso: a relação entre a escola e a família”.

O encontro é promovido pelo Município de Vila Nova de Famalicão, em parceria com a FECAPAF e o Centro de Formação de Escolas de Vila Nova de Famalicão.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas em www.famalicaoeducativo.pt