Famalicão: Grupo ROQ cresce 16% no primeiro semestre de 2021

No primeiro semestre de 2021, o Grupo ROQ teve um crescimento de 16% relativamente a 2020 e o objetivo passa por continuar a crescer acima dos dois dígitos ao longo do ano. A afirmação é do diretor executivo Fernando Pinto, do Grupo ROQ, empresa de Oliveira S. Mateus, de fabrico de máquinas de impressão serigráficas e digitais, de secagem e dobragem.

Com 600 funcionários, a expectativa passa pelo recrutamento de mais 100 novos colaboradores. As áreas mais procuradas são de engenharia mecânica, engenharia digital, engenharia informática, serralharia, montagem, entre outras.

Este objetivo está ligado ao crescimento das encomendas. Ainda recentemente, a empresa lançou a terceira geração de máquinas digitais, desenvolvidas para segmentos de mercados em grande crescimento como o DTG (Direct to Print) e Web-To-Print. Através de uma colaboração especial com o INEGI (Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial), o Grupo ROQ atualizou também a sua gama de equipamentos de secagem industrial, tendo recentemente lançando a ROQ Sahara em todo o mundo.

Em 2020, o Grupo ROQ obteve um resultado consolidado de 60 milhões de euros e tem o objetivo de chegar aos 100 milhões de euros de faturação em 2023.

Munido de engenharia diferenciada, apoiada nos seus mais de 50 engenheiros altamente qualificados que garantem a conceção e desenvolvimento de produtos e serviços de elevado valor acrescentado, o Grupo ROQ apresenta-se como um dos líderes nos seus segmentos de mercado de atuação há mais de 38 anos, competindo internacionalmente com as maiores empresas.

Com sucursais no Brasil e Estados Unidos, o Grupo ROQ exporta para mais de 60 países.

Famalicão: Homem que agrediu polícia fica em liberdade

O homem de 29 anos que agrediu um polícia de folga em Famalicão, na última semana, vai aguardar julgamento em liberdade, ficando obrigado a apresentar-se três vezes por semana às autoridades.

O indivíduo tinha sido detido depois de reconhecer, numa padaria, o PSP que anteriormente o autuou por uma infração rodoviária. Com a ajuda de comparsas, ameaçou e agrediu o agente.

A PSP acabou chamada ao local e levou-o para a esquadra, onde manteve uma postura agressiva. Os bombeiros tiveram de prestar assistência e transportar feridos para o hospital.

Famalicão: Comunidade escolar envolvida na cultura Hip-Hop

João Costa, de nome artístico Ré Menor, é artista de rap, formador e educador social, residente em Vila Nova de Famalicão há cerca de oito anos. Está envolvido num projeto comunitário na Escola Secundária Camilo Castelo Branco, denominado “Aprender Mais, com o objetivo de aproximar a vida escolar da vida social fora da escola. Acredita que a música, em particular o hip-hop, exerce uma influência direta nos jovens, como forma de expressão e comunicação.

No âmbito do projeto “Aprender Mais”, alunos e professores participarão, no dia 10 de dezembro, em sessões interativas sobre o papel da música na formação individual e coletiva dos jovens, debatendo tanto as suas influências positivas como os desafios e riscos associados. O projeto inclui, ainda, a gravação de um videoclipe nas instalações da escola, envolvendo diretamente a comunidade educativa no processo criativo.

Como músico, foi vencedor do concurso Episodium, promovido pela Associação Cultural The Village, cujo resultado é o lançamento do seu sexto trabalho a solo, intitulado “Outra Vida”, do qual já estão disponíveis quatro singles em todas as plataformas digitais.

Além disso, Ré Menor tem participado em palestras, colóquios, workshops e outros projetos com instituições e escolas, «sempre com o objetivo de mostrar como a arte pode ser uma ferramenta transformadora», disse. «A cultura hip hop nasceu da consciência social, da intervenção comunitária e da necessidade de dar voz a quem não a tinha», acrescenta.

Fim da impunidade em Cavalões: Lixo não autorizado na rua vai valer multa na hora

A Junta de Freguesia de Cavalões decidiu apertar o cerco aos responsáveis por deixar lixo espalhado no espaço público. Mesmo com ecopontos disponíveis em vários pontos da freguesia, continuam a surgir resíduos e sacos abandonados por quem ignora as regras básicas de civismo.

Para travar estas atitudes, será implementada uma fiscalização mais rigorosa, acompanhada de tolerância zero. Qualquer pessoa apanhada a sujar a via pública será autuada no momento, enfrentando coimas previstas na legislação.

A Junta apela ainda ao envolvimento da comunidade, pedindo aos moradores que sinalizem situações deste género sempre que as presenciem

Famalicão: FAC e Riba d´Ave conhecem adversários na Taça de Portugal

Segundo o sorteio dos 16 avos de final da Taça de Portugal de hóquei em patins, o FAC recebe o Óquei Clube de Barcelos, enquanto que o Riba d´Ave visita a Juventude Salesiana, formação da 3.ª divisão nacional. Esta eliminatória está marcada para o dia 10 de janeiro.

Em caso de vitória as equipas famalicenses encontram-se nos oitavos de final, em Riba de Ave, eliminatória marcada para o dia 14 de fevereiro

Famalicão: Despiste em Lousado faz um ferido

Na manhã desta quarta-feira, o despiste de um veículo em Lousado, na rua Carlos Moreira, deixou o condutor ferido.

O alerta foi dado por volta das 09h50 e para o local foram acionados os Bombeiros Voluntários de Famalicão, que transportaram a vítima com ferimentos ligeiros, para o hospital local.

Famalicão: Quinto encontro de Cantares ao Menino

O Rancho Folclórico de Santa Marinha de Mogege organiza o V Encontro de Cantares ao Menino, no dia 14 de dezembro, pelas 15h30, na igreja paroquial de Mogege. Foram convidados o Rancho Típico de Esposade (Matosinhos), o Rancho Regional São Salvador de Folgosa (Maia) e o Rancho anfitrião.

A direção do Rancho sente que é sua obrigação recolher, preservar e divulgar as tradições às gerações vindouras.