Famalicão: Fundo Ambiental para proteger e valorizar Pateiras do Ave

O município de Vila Nova de Famalicão viu aprovada a candidatura ao Fundo Ambiental do projeto “Somos Paisagem: Educação e Participação nas Pateiras do Ave”, que pretende implementar um conjunto de ações que se articulam e complementam com o processo de criação de uma Paisagem Protegida Local (PPL), nas freguesias de Fradelos, Ribeirão e Vilarinho das Cambas.

O orçamento do projeto é de perto de 70 mil euros, contando com um cofinanciamento de cerca de 50 mil euros. O município de Famalicão assume o restante valor do investimento.

Entre as principais ações da candidatura estão a capacitação e participação da comunidade para a valorização das Pateiras do Ave, através de ações de mobilização dos cidadãos e das entidades públicas e privadas; a promoção da educação ambiental para todos com múltiplas atividades e iniciativas de sensibilização e, por fim, a realização do Festival de Observação da Natureza Pio-Pardo, cuja primeira edição decorreu este ano, no inicio do mês de setembro.

A candidatura insere-se na Estratégia Nacional de Educação Ambiental 2020, com a ação “Valorizar o território”, contribuindo ainda para o objetivo de desenvolvimento sustentável 15 “Proteger a Vida Terrestre” estabelecido pela Assembleia Geral das Nações Unidas.

Segundo o presidente da Câmara Municipal de Famalicão, «este projeto apresenta-se como uma resposta à necessidade de valorizar o território, suportada em princípios que fomentem a criação de uma cultura cívica e de uma cidadania ativa que mobilize a sociedade em prol do desenvolvimento sustentável».

Já foi efetuado o levantamento dos valores naturais e culturais a preservar, onde se estudou a biodiversidade e o património existentes e se trabalhou uma estratégia de valorização dos mesmos.

A área de intervenção do projeto corresponde ao território das 3 freguesias envolvidas, e que representa 3.539 hectares, dos quais 1.500ha corresponde a área da PPL.

 

Most Popular Topics

Editor Picks