Famalicão: Festival Ymotion com Ricardo Pereira, Teresa Tavares e Maria João Bastos

Arranca na próxima segunda-feira, dia 8, a 7.ª edição do Festival Ymotion com 40 curtas em competição, mais retrospetivas, showcase e homenagens a artistas. As sessões competitivas decorrem entre 8 e 11 de novembro, pelas 21h30, na Casa da Juventude.

O destaque vai para a competição de curtas-metragens; a apresentação das primeiras imagens do filme «Revolta», com a presença do realizador Tiago R. Santos e dos atores Ricardo Pereira e Teresa Tavares; o Talk & Showcase da banda Capitão Fausto; a homenagem à atriz portuguesa Maria João Bastos e o tributo aos compositores Bernardo Sassetti e Ennio Morricone.

A sessão de abertura do festival é no dia 8, às 21h30, e será marcada pela apresentação do filme «Musgo», da jovem cineasta famalicense, Alexandra Guimarães.

Esta edição do festival também inclui a exposição «INSIDE – Fotografia Documental» dedicada às curtas-metragens em competição, que estará patente na Casa da Juventude, e uma sessão especial com foco no trabalho da produtora cinematográfica portuguesa Ukbar Filmes, na seção «Novíssimo Cinema Português», que inclui uma conversa entre a atriz Sónia Balacó, a produtora Pandora da Cunha Telles e o jornalista e comissário do festival, Rui Pedro Tendinha.

No dia 12, pelas 21h00, os Capitão Fausto, banda composta por Tomás Wallenstein, Salvador Seabra, Francisco Ferreira, Manuel Palha e Domingos Coimbra, vão protagonizar um showcase, seguido de uma conversa, no Centro de Estudos Camilianos.

Recorde-se que se encontram em competição no YMotion cerca de 40 curtas-metragens desenvolvidas por jovens realizadores, entre os 12 e os 35 anos, nas categorias «Grande Prémio Joaquim de Almeida», «Escolas Secundárias», «Melhor Documentário», «Melhor Curta de Animação», «Melhor Representação», «Melhor Argumento», «Melhor Direção de Fotografia» e «Prémio do Público».

Os vencedores serão conhecidos na sessão de encerramento no dia 13 de novembro, pelas 21h30, no Centro de Estudos Camilianos, num evento que também ficará marcado pela homenagem à atriz Maria João Bastos e um tributo à música dos compositores Ennio Morricone e Bernardo Sassetti, pelas mãos dos jovens músicos famalicenses Inês Silva e Pedro Lima.

O YMotion é um festival organizado pelo Município de Vila Nova de Famalicão desde 2015, que se tem vindo a afirmar no circuito de mostras e festivais de cinema do país, servindo de alavanca para o trabalho de jovens cineastas.

Para mais informações sobre o festival consulte: www.ymotion.org

Burla em Calendário: Casal volta a enganar e consegue convencer idosa a dar 300 euros por carne

Há mais uma idosa que foi engana pelo casal que tem andado pelo concelho de Famalicão a vender carne.

Esta quinta-feira, a vítima foi uma moradora da Aldeia do Sol, em Calendário.

Ao que nos foi possível apurar, o casal começou a conversa dizendo que conhecia bem os vizinhos, chegando mesmo a dizer alguns dos nomes que, provavelmente, foram ver às caixas de correio. Depois de captada a confiança da vítima, disseram-lhe que tinham para venda uma carne de muito boa qualidade, habitualmente comprada pelos moradores daquela zona.

A senhora, convencida de que estava perante um bom negócio, acabou por cair no golpe e pagou 300 euros por carne de vaca que vale muito menos.

Já a semana passada, um casal de burlões usou a mesma estratégia e conseguiu convencer uma outra idosa a dar 200 euros por pedaços de carne.

Arcélio Couto exibe as cores do FC Famalicão na conclusão do Dakar

O piloto famalicense, em ano de estreia, concluiu a edição 2022 do Rali Dakar e tratou de exibir as cores do Futebol Clube de Famalicão. Na fotografia, o famalicense exibe a bandeira do seu clube que partilhou o momento nas redes sociais.

Recorde-se que Arcélio Couto, aos comandos de uma Honda e integrado do Team Bianchi Prata, terminou na 80.ª posição. Após o feito, considerou «um sonho realizado na perfeição. Cheguei ao fim. A moto portou-se lindamente, eu estou aqui direitinho. É sem dúvida um sonho realizado. Tenho tanta gente para agradecer, mas principalmente ao Pedro Bianchi Prata, ao Renato, ao Paulo, ao João e a toda a restante equipa que nos acompanhou. E, neste momento, não tenho muitas palavras a dizer, a felicidade é imensa».

Famalicão: Gabriel Couto ganha obras no valor de 145 milhões de euros no Gana

A construtora famalicense Gabriel Couto venceu um concurso internacional relativo a dois contratos no Gana pelo valor de 145 milhões de euros. Está em causa a melhoria da rede viária daquele país.

Uma das empreitadas, com 66 quilómetros de extensão, é relativa à estrada que liga Tarkwa a Nkwanta, passando por Agona. É a obra de maiores dimensões que terá de ser entregue no prazo máximo de três anos. Esta empreitada, orçada em 95 milhões de euros, é vital para o desenvolvimento destas três cidades, bem como para a dinamização económica do país, especialmente no que respeita à exportação de minérios.

Em simultâneo, a Gabriel Couto vai reconstruir também a estrada que liga Bechem a Akumadan, numa distância de 40 quilómetros, que deverá estar concluída em 730 dias. Este investimento de 50 milhões nesta infraestrutura é também muito relevante no desenvolvimento económico da região, marcada predominantemente pela produção agrícola. Localizada na zona central do Gana, esta área é muito rica em produção de tomate e outros produtos agrícolas que necessitam de ser escoados para zonas mais carenciadas do país.

Para a Gabriel Couto, é mais um concurso internacional que ganhou numa área do Globo onde as necessidades são muitas, mas também é muito forte a presença das grandes construtoras mundiais. «O cumprimento rigoroso de todas as alíneas dos contratos assinados e a qualidade evidenciada das obras é também uma imagem da nossa marca que vamos espalhando pelo continente africano», sustenta Tiago Couto, diretor da construtora e responsável pelos projetos internacionais e de infraestruturas.

Recorde-se que a Gabriel Couto está na Zâmbia e Moçambique, países da África Oriental, tendo concluído nos últimos anos várias empreitadas em Essuatíni, ex-Suazilândia, na África Austral. Assim, a empresa de VN Famalicão regressa à África Ocidental, depois do êxito conseguido na reconstrução de estradas no Senegal, reconstruindo agora estradas fundamentais para o desenvolvimento do Gana.

A nível interno, a Gabriel Couto entregou neste final de ano à ANA a extensão do taxiway do Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto. Foram 30 milhões de euros de trabalhos contratados. Com a expansão de 1300 metros à via de circulação que liga a pista e a placa de estacionamento dos aviões, será possível uma maior sequência de descolagens e aterragens, acompanhadas com uma saída rápida da pista. Segundo Thierry Ligonnière, CEO da Ana – Aeroportos de Portugal, “vai incrementar substancialmente a eficiência e a capacidade do aeroporto do Porto.

 

 

Famalicão: Cancelado Ciclo de Concertos de Ano Novo na Casa das Artes

A Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão acaba de anunciar o cancelamento do Ciclo de Concertos de Ano Novo, agendado para os dias 29 e 30 de janeiro, com a Banda de Famalicão, Banda Marcial de Arnoso e Banda de Riba d’ Ave.

Imponderáveis de natureza artística relacionados com o atual contexto da pandemia Covid-19 impediram a normal preparação dos concertos por parte das bandas, o que obrigou a esta decisão.

Famalicão: CIOR reforça dinâmicas de mobilidade no âmbito do Erasmus+

Apesar dos constrangimentos da pandemia, a Escola Profissional CIOR continua a privilegiar a mobilidade dos alunos no âmbito do Programa Erasmus+. Deste modo, seis alunos finalistas do curso Técnico Auxiliar de Farmácia encontram-se a realizar um estágio de dois meses em farmácias na cidade de Gandia, na província de Valência, Espanha, com base numa parceria em vigor entre a CIOR e o IES Tirant Lo Blanc.

Há outro grupo de alunos recém-diplomados pela CIOR, com os cursos de Mecatrónica Automóvel e Animação Sociocultural, que estão a realizar estágios em empresas de Bilbau, Espanha e Malta.

«A todos os alunos da CIOR, no decorrer do seu percurso formativo e mesmo após concluírem os seus cursos, é dada a oportunidade de frequentarem um estágio em prestigiadas empresas e instituições europeias», afirma Paula Pereira, da direção da Escola. Esta responsável refere ainda que estas dinâmicas são extremamente importantes para os alunos se «confrontarem com diferentes contextos profissionais, metodologias, experiências, vivências, capacidade de organização, sentido de responsabilidade e boas práticas/vivências de cidadania europeia».

Ainda no âmbito da mobilidade, cinco professores do Liceul Tehnologic de Electrotehnica Si Telecomunicatii de Constanta, Roménia, encontram-se na CIOR, durante duas semanas, para abordarem aspetos relacionados com métodos de ensino em tempos de pandemia, base de dados para aulas e trabalhos laboratoriais online e impressão 3D.

 

Equipa feminina do Famalicão goleia Varzim a segue em frente na Taça de Portugal

Na noite desta quarta-feira, a equipa feminina do FC Famalicão goleou, 1-5, o Varzim e segue para a próxima eliminatória da Taça de Portugal, que se disputa já este domingo, às 15 horas, na Academia. O adversário é o Lusitânia de Lourosa, equipa que milita na 3.ª divisão.

Do jogo disputado na Aguçadoura, o Varzim adiantou-se no marcador, mas na primeira parte as famalicenses conseguiram o empate a um golo. Na segunda parte, o resultado foi avolumando até fechar em 5-1, favorável às famalicenses. Ludmila, com dois golos, Raquel, Sisi e Capeta foram as autoras dos restantes golos.