Famalicão: Festival Internacional de Órgão com concerto de verão na Igreja Matriz de Ribeirão

O FIO – Festival Internacional de Órgão regressa, este domingo, a Vila Nova de Famalicão com um concerto protagonizado por Javier Artigas na Igreja Matriz de Ribeirão, marcado para as 17 horas.

Os concertos de verão do FIO 2021 arrancam esta sexta-feira, no Mosteiro de Santo Tirso, também pelo mesmo músico, e marcam o aquecimento para a 7.ª edição do festival que vai acontecer no mês de setembro estando já confirmadas as presenças de Rosana Orsini, Marco Brescia, Franz Hauk, Radoslaw Marzec de Ministriles de Marsias, entre outros.

O Festival Internacional de Órgão terminará com concertos de Natal, nos dias 11 e 12 de dezembro, no Mosteiro de Santo Tirso, e na Igreja Matriz de Ribeirão, respetivamente.

O FIO é organizado pela Tagus – Atlanticus Associação Cultural que desde 2011 realiza eventos com o intuito de divulgar e promover a cultura e o património ibero-americano, e pela empresa JMS Organaria, fundada em 2015 e especializada na construção de tubos de palheta para órgãos e no restauro de instrumentos históricos.

O festival decorre nos territórios de Santo Tirso e Vila Nova de Famalicão, devido ao facto de se tratarem das localidades com a maior concentração de empresas do ramo da organaria em Portugal, inclusive produção de tubos e componentes para alguns dos mais importantes órgãos do mundo.