Famalicão: Falha de energia elétrica estraga mais de 3 mil vacinas

Uma quebra de energia elétrica no Centro de Vacinação de Famalicão inutilizou cerca de 3500 vacinas contra a covid-19.

A falha aconteceu durante a noite desta quarta-feira e não foi detetada a tempo de evitar a inutilização das vacinas, fruto da paragem do sistema de frio onde são guardadas.

Deste modo, está comprometida a vacinação nos próximos dias. Cidade Hoje sabe, ainda, que todas as autoridades de saúde e autárquicas já estão a par desta situação.

Famalicão: A última visita à exposição de Paula Rego

Na tarde de 4 de janeiro, às 16 horas, pode visitar, pela última vez, a exposição “Sonhos e Metamorfoses: O surrealismo em Paula Rego”, patente na Fundação Cupertino de Miranda desde abril deste ano.

A visita de encerramento da exposição será conduzida pela curadora Catarina Alfaro, da Casa das Histórias de Paula Rego.
Está é a última e única oportunidade para conhecer a a exposição e refletir sobre o universo surrealista na obra de Paula Rego.
A inscrição é obrigatória para: museu@fcm.org.pt.
A aquisição do bilhete poder ser realizada presencialmente na receção da FCM ou online em: https://eventos.cupertino.pt/pt/pagina-principal/

Paula Rego (1935–2022) é uma das mais reconhecidas artistas portuguesas contemporâneas, cuja obra se desenvolveu em Londres. Desde cedo interessada pelo surrealismo, encontrou neste movimento uma afinidade com o seu universo imagético.

A exposição apresenta obras com temáticas e métodos próximos do surrealismo, como as «pinturas-colagem» dos anos 1960 e figuras oníricas que evocam sonhos e encantamento. A metamorfose é central no seu processo criativo, enquanto metáfora da própria criação artística.

Famalicão: O Natal já passou, mas ainda há uma prenda para os adeptos

O FC Famalicão está apostado em regressar às vitórias “e oferecer a última prenda de Natal aos nossos adeptos, antecipando um final de ano que tem de ser positivo”, disse Hugo Oliveira, na tarde desta sexta-feira, na antevisão ao jogo com o Estrela da Amadora.

O encontro é este sábado, às 18 horas, no Estádio Municipal, e o treinador reconheceu a qualidade do adversário, antecipando, por isso, “um jogo difícil”.

Hugo Oliveira notou que o processo do Estrela da Amadora está em evolução, “nota-se que o trabalho está a ser desenvolvido e os jogadores conhecem cada vez melhor as ideias do treinador. Os resultados têm demonstrado isso e sabemos das dificuldades, mas estamos focados no nosso processo e regressar às vitórias”.

Numa análise ao adversário, o treinador do Famalicão considerou que o Estrela da Amadora “sabe defender em bloco e sai rápido. Quando tem a bola, faz bem as ligações, movimenta-se com qualidade e tem a energia própria da juventude que existe no grupo de trabalho. Também olha para este jogo como uma boa forma de terminar bem o ano. Temos de nos focar no que temos de fazer, manter a dinâmica e os caminhos dos últimos jogos”, considerou Hugo Oliveira.

Famalicão inicia luta pelo título nacional sub-23 nos Açores

O primeiro jogo de apuramento de campeão nacional da Liga Revelação é nos Açores, diante o Santa Clara. A jornada de abertura está marcada para 6 de janeiro.

Segundo o sorteio, na segunda jornada a equipa sub-23 do Famalicão recebe o Leixões, segue-se a deslocação a casa do Sporting e, depois, há dois jogos em casa, com o Académico de Viseu e com o Braga. Na sexta, jornada visita ao Torreense e, por último, a fechar a primeira volta, o Famalicão recebe o Benfica.

Na prova reservada às equipas sub-23 estão as quatro primeiras classificados das duas séries nacionais.

Famalicão: Óscar Aranda já recupera no relvado

O extremo espanhol, lesionado desde julho deste ano, iniciou uma nova fase da sua recuperação. O Famalicão partilhou imagens de Óscar Aranda a correr no relvado.

Um bom sinal para a recuperação do jogador que sofreu uma entorse do joelho direito, da qual resultou uma lesão do ligamento cruzado anterior.

Operado em agosto, Aranda já corre para a última fase de recuperação, sendo uma boa notícia e prenda de Natal para o treinador Hugo Oliveira que se viu privado do influente jogador antes do início do campeonato.

Recolha do lixo retomada esta sexta-feira

A recolha de resíduos urbanos foi retomada hoje, sexta-feira, dia 26 de dezembro, em Vila Nova de Famalicão, depois das alterações registadas na passada terça-feira, dia 24, e da suspensão do serviço no dia de Natal, 25 de dezembro.

Apesar das várias recomendações deixadas à população para não depositar lixo ao longo do dia de Natal, verificou-se uma grande acumulação de resíduos nas ruas e nos ecopontos do concelho. Entre os resíduos mais visíveis estiveram, sobretudo, caixas de cartão e embrulhos de Natal, resultantes das festividades da época.

Atrasos na rotunda da VIM em Mogege explicados: Alteração ao projeto na origem da situação

A construção da nova rotunda na Via Intermunicipal (VIM) de ligação a Mogege, que visa reforçar a segurança rodoviária e melhorar a fluidez do trânsito, registou atrasos significativos face ao prazo inicialmente previsto para a conclusão da empreitada.

A obra, que arrancou em maio, com um prazo de execução de 120 dias, deveria estar concluída no início do outono. No entanto, os trabalhos estiveram parados durante várias semanas, ultrapassando o calendário inicialmente definido.

Segundo informação apurada, a interrupção deveu-se à necessidade de uma alteração ao projeto na componente elétrica, situação que obrigou à submissão de um pedido de autorização superior à E-Redes. Este processo burocrático acabou por condicionar o normal avanço da obra, mantendo o estaleiro sem atividade durante um período prolongado.

O pedido de alteração recebeu, no entanto, luz verde nos últimos dias, permitindo a retoma dos trabalhos no terreno. Com esta aprovação, a empreitada volta agora a avançar, esperando-se que seja concluída o mais brevemente possível.