Famalicão: Estão concluídas as obras no topo norte e Alameda da Praça D. Maria II

Mário Passos, presidente da Câmara Municipal, visita esta sexta-feira, às 12 horas, a conclusão das obras do topo norte e Alameda da Praça D. Maria II, em pleno centro da cidade.

As áreas que são, agora, devolvidas aos famalicenses são essencialmente pedonais e sociais, com várias esplanadas, um parque infantil e mobiliário adequado à fruição do espaço público.

Esta intervenção decorre das obras de Renovação Urbana de Vila Nova de Famalicão, sob o mote “Um novo Centro. Uma Nova Cidade”, sendo um dos maiores investimentos públicos de sempre na requalificação de um espaço público citadino famalicense. São mais de oito milhões de euros aplicados numa cidade «mais amiga das pessoas, do ambiente e do comércio de proximidade».

(Foto Arquivo)

 

Famalicão: Poda de árvores na Alameda Padre Manuel Simões

A partir desta quarta-feira, vão decorrer trabalhos de poda de árvores na Alameda Padre Manuel Simões, junto ao Parque de Sinçães.

Esta intervenção decorre até sexta-feira e devido à natureza do trabalho, prevê-se que a mobilidade do trânsito seja temporariamente afetada.

Famalicão: Os destaques do Famabasket no último fim de semana

A equipa sénior masculina do Famabasket estreou-se a vencer no Campeonato Nacional da 2º divisão, no último domingo, na deslocação a Viana do Castelo, vencendo por 70-47 o CB Viana sub-23.

O triunfo foi conseguido com uma equipa renovada que integrou cinco atletas da formação do clube famalicense, dois que subiram esta época aos seniores e três que ainda são Sub18. O famabasket terminou a primeira parte em desvantagem por 16-13, inverteu o resultado no segundo período ao terminar 20-6, chegando ao intervalo com uma vantagem de 33-22. Nos restantes períodos a equipa famalicense conseguiu manter a vantagem e alcançar a vitória.

Os escalões de formação também entraram em campo. A equipa sub-16 feminina teve jogada dupla, na sexta-feira deslocou-se a Braga, numa partida que terminou com um resultado favorável para a equipa da casa que venceu por 67 – 51. Na tarde de sábado recebeu o GDAS e venceu o jogo de forma confortável por 70-31.

Os sub-16 masculinos jogaram no Pavilhão Municipal de Famalicão frente ao FAC, na tarde de domingo. O Famalicense Atlético Clube levou a melhor e venceu por 115-46.

A equipa sub-18 feminina deslocou-se a Vermoim, no domingo, para defrontar o ATC, alcançando uma vitória por 54-29.

Já a equipa sub-18 masculina viajou até Barcelos, na manhã de domingo, venceu todos os parciais e venceu a partida por 90-47.

Famalicão: No salão paroquial de Calendário ouviu-se cantar o fado

Na passada sexta-feira, mais de três centenas de pessoas ouviram cantar o fado num jantar promovido pela Liga de Amigos do Centro Social de Calendário, no salão paroquial.

Este evento solidário, a favor da requalificação do ATL e do alargamento da creche, envolveu dezenas de funcionárias da instituição na preparação e serventia do jantar.

A animação, que contou também com o apoio da Acafado, teve as vozes de Ana Sofia César, Paula Canossa, Jorge César e Joaquim Macedo. O acompanhamento musical esteve a cargo de Miguel Amaral (guitarra portuguesa), João Araújo e José Cunha (viola de fado) e Filipe Fernandes (baixo acústico). A apresentação foi de Susy Mónica.

Antes do final, realizou-se o sorteio das rifas, com sete prémios oferecidos, e o sorteio de presença de uma guitarra clássica. A noite encerrou com todos os presentes a cantar “Tudo isto é Fado”.

Famalicão: Festival de Teatro Construção prossegue no fim de semana

O XXXVIII Festival Teatro Construção prossegue nos próximos dias, com novos espetáculos a serem exibidos no Centro Cultural de Joane. Na sexta-feira, pode assistir a “BUM! A História Mais Rápida do Universo”, pelo Teatro Quadrilha (Santa Maria da Feira), em sessões para escolas (10h45 e 15h00).

No sábado, às 21h30, o palco é para a Companhia do Chapitô, de Lisboa, com a sua irreverente adaptação de “Rei Lear”. Uma abordagem original, marcada pelo humor e pela criatividade que caracterizam o trabalho da companhia.

No domingo, às 17 horas, o contador de histórias Tiago Sami Pereira, vindo da Guarda, apresenta “Histórias Sem Corantes”, uma sessão divertida e imaginativa, pensada para famílias e público de todas as idades.

O festival prolonga-se até 31 de outubro, terminando com o espetáculo coletivo “Província”, uma celebração especial das artes performativas.

Os bilhetes para o Festival Teatro Construção têm o valor de 6€ para o público em geral e 4€ para sócios e estudantes, sendo a entrada gratuita para crianças até aos 10 anos, quando acompanhadas por um adulto com bilhete.

Mais informações e reservas podem ser feitas através do email cultura@atc.pt ou pelo telefone 252 922 175.

Fotos: Daniel Fernandes

Famalicão: 365 Running Project começa época com vitória

A equipa masculina da 365 Running Project venceu coletivamente o Trail Curto e a equipa feminina foi segunda.

No Trail de Arnoso, individualmente, a equipa conquistou mais 10 pódios no Trail Curto, com destaque para Luís Gonzaga, 2º geral e 1º M35; Marko Santos, 2º M35,; Erick Araújo, 1º MSénior; Pedro Oliveira, 2ºM40; Renato Oliveira, 3º M40; Armando Rodrigues, 3º M55; Ana Freitas, 1ª F50; Sandra Castro, 1ª F35; e Sara Machado, 2ª FSénior.

No Trail Longo, Angélica Rocha foi segunda em F40.

Ana Carneiro, Cristina Oliveira, João Machado e Miguel Silva também contribuíram para os resultados coletivos da 365 Running Project.

 

Famalicão: Paulo Cunha fala de noite eleitoral história para o PSD no distrito

Numa reação aos resultados no distrito, o PSD Distrital de Braga, liderado pelo famalicense Paulo Cunha, «congratula-se» com a noite eleitoral deste domingo. Os resultados, aponta, «confirmam a ampla confiança dos eleitores nas equipas social democratas». Paulo Cunha recorda que o partido, sozinho ou em coligação, conquistou nove das 14 câmaras municipais, igualando o número de 2021, «mas com uma dimensão histórica inédita: a vitória nos quatro grandes municípios do Quadrilátero do Minho — Braga, Guimarães, Vila Nova de Famalicão e Barcelos».

Com estes resultados, e pela primeira vez, o PSD passa a governar, em simultâneo, estes quatro concelhos «que são o principal motor económico, social e cultural do distrito e da região Norte, representando mais de metade da população e da riqueza gerada no Minho». Em comunicado, a Distrital “laranja”, de entre os resultados de maior relevo, destaca a histórica vitória em Guimarães, com o PSD a colocar um ponto final a 36 anos de governação socialista.

Para Paulo Cunha, «o resultado obtido no Quadrilátero do Minho é um sinal inequívoco de mudança e de confiança. O PSD demonstrou que está preparado para liderar o desenvolvimento da região com responsabilidade, visão e proximidade às populações».

O famalicense também considera que os autarcas social democratas «são hoje uma referência de boa governação, transparência e capacidade de concretizar políticas de crescimento equilibrado e coesão territorial». Por esta ordem de razões, felicita todos os candidatos, militantes e simpatizantes «pelo empenho e espírito de missão demonstrados ao longo da campanha, reafirmando o compromisso de governar com proximidade, seriedade e sentido de serviço público».

Feitas todas as contas, o PSD lidera os municípios de Braga, Guimarães, Vila Nova de Famalicão, Barcelos, Celorico de Basto, Amares, Terras de Bouro, Vila Verde e Cabeceiras de Basto.

Sobre a taxa de abstenção, que no distrito de Braga fixou-se em 30,29%, abaixo da média nacional (40,74%), «demonstra o forte enraizamento do poder local e o sentido cívico dos bracarenses e minhotos, que continuam a acreditar na democracia participativa e nas soluções que o PSD representa para as suas comunidades».

Já o Partido Socialista continua à frente apenas em Fafe, Póvoa de Lanhoso e Vieira do Minho, enquanto que as autarquias de Esposende e Vizela passam a ser governadas por movimentos independentes.