Famalicão: Equipa do Riba d´Ave no nono Torneio Eixo Atlântico de hóquei em patins

Este fim de semana, disputa-se na Corunha, Espanha, a nona edição do Torneio Eixo Atlântico de Hóquei em Patins, prova reservada a equipas juvenis.
Esta competição, organizada pelo Departamento de Desporto da Corunha e pelo Eixo Atlântico, reúne algumas das melhores equipas juvenis galegas e portuguesas de hóquei em patins. O concelho de Famalicão está representado pelo Riba d´Ave Hóquei Clube, que vai competir no grupo D, no Pavilhão Desportivo de Montealto. Deste grupo fazem ainda parte o Dominicos (A Corunha) e o QUE Bragança (Bragança).
O grupo A será formado pelo ACD Gulpilhares (Vila Nova de Gaia), Deportivo Liceo (A Corunha) e Académico (Porto); grupo B com a Compañía de María (A Corunha), CH dos Carvalhos (Vila Nova de Gaia) e Escola Lubiáns (Carballo); grupo C, com AD Valongo (Valongo), CH Compostela (Santiago de Compostela) e HC Ferrol (Ferrol).
Os grupos A e B jogam no Pavilhão Desportivo de Riazor e os dois últimos no Pavilhão Desportivo de Montealto.

F.C.Famalicão vence AVS (3-1)

O Futebol Clube de Famalicão venceu, esta segunda-feira ao final da tarde, o AVS por 3-1, no Estádio Municipal de Famalicão, em partida da 21.ª jornada da I Liga.

Depois de um nulo ao intervalo, o AVS adiantou-se no marcador aos 50 minutos por Diego Duarte, mas a equipa famalicense respondeu com golos de Justin de Haas (54’), Joujou (63’) e Umar Abubakar (67’), consumando a reviravolta e garantindo os três pontos diante dos seus adeptos.

O encontro terminou com triunfo justo do Famalicão, que confirmou a superioridade na segunda parte.

Famalicão: Corte no abastecimento de água a Joane

Esta terça-feira, entre as 14 e as 16 horas, será interrompido o abastecimento de água na vila de Joane. As ruas do Romão, Monte S. João, Agra de Santo André e a Avenida da Tapada serão as áreas afetadas.

Esta interrupção resulta de trabalhos de higienização no reservatório situado no lugar da Tapada.

Famalicão: PCP abre nova dinâmica de intervenção política

O Centro de Trabalho do PCP em Vila Nova de Famalicão realizou, no dia 7, a primeira iniciativa do ciclo “Anda Daí”, uma nova dinâmica de intervenção política, ideológica e cultural, com o objetivo de ajudar a «pensar criticamente, organizar coletivamente e intervir politicamente».

A sessão inaugural foi dedicada à reflexão sobre a hegemonia cultural e a dominação imperialista, «temas essenciais para compreender os mecanismos que sustentam a exploração e a negação de direitos», sublinha.

A próxima iniciativa do ciclo Anda Daí realiza-se no dia 7 de março, sob o tema “105 anos de história, presente e futuro”, integrando-se nas comemorações do percurso centenário do PCP.

Segundo o partido, ao longo deste ciclo de palestras serão abordados temas como o fascismo, a guerra, a dominação e a resistência, recuperando histórias e experiências «silenciadas e promovendo momentos de convívio popular, solidariedade e construção coletiva».

O PCP afirma que o Centro de Trabalho é um espaço «vivo de resistência, encontro e construção coletiva» dirigido a militantes e não militantes. «Num concelho que necessita de mais debate político, mais cultura e maior participação popular, o PCP reforça a sua opção por uma intervenção próxima, consequente e ligada aos problemas reais da população», realça.

Famalicão: Congresso de Educação sobre “Feridas Invisíveis”

A FECAPAF – Federação Concelhia das Associações de Pais de Vila Nova de Famalicão organiza, no próximo dia 21 de fevereiro, o I Congresso de Educação sobre “Feridas Invisíveis”.

O evento, que terá lugar no Multiusos de Nine, entre as 09h30 e as 18h00, pretende lançar um debate urgente sobre temas críticos no desenvolvimento infantojuvenil, como o abuso sexual infantil e o bullying. Para tal, reúne especialistas nas áreas da educação, saúde e justiça.

O objetivo passa por capacitar a comunidade, desde pais, professores e técnicos, para a sinalização precoce e para uma articulação mais eficaz entre a família, a escola e a justiça.

A FECAPAF conta com a colaboração da Confederação Nacional das Associações de Pais e o Instituto de Apoio à Criança.

Entrada gratuita, mas sujeita a inscrição. Link para inscrição: https://forms.gle/CHK67ipubNAm1N3Q7

Famalicão: GD Natação, solidário com Leiria, recolhe bens

O Grupo Desportivo de Natação uniu-se ao Clube Náutico de Leiria para ajudar na catástrofe que atingiu a região centro do país. Neste sentido, o clube famalicense está a recolher bens essenciais para quem mais precisa.
Kits de higiene pessoal, produtos de limpeza, alimentos, água e cobertores podem ser entregues na secretaria do GD Natação, nos seguintes dias: segunda-feira, 8h00 às 10h00; 15h às 20h30; de terça a sexta-feira, das 15h00 às 20h30; e ao sábado 10h00 às 12h30.
Neste momento, são especialmente necessários enlatados, leguminosas prontas a consumir, bolachas e cereais. Também estão a ser pedidos cremes de corpo para idosos, fraldas e produtos de higiene pessoal.

Recusaram-se a fazer o teste do álcool

Este fim de semana, nas cidade de Famalicão, Braga e Barcelos, a PSP deteve quatro pessoas, com idades compreendidas entre os 23 e 44 anos, pelo crime de desobediência.

No decurso de uma fiscalização, os suspeitos recusaram-se a efetuar o teste do álcool. Foram, depois, notificados para comparecerem junto dos respetivos Tribunais.