Famalicão é município amigo das famílias pela sétima vez

“É com o maior gosto que comunicamos que a autarquia a que V. Exa. representa foi considerada por este Observatório como uma das Mais Familiarmente Responsáveis”. É a sétimo ano – o sexto consecutivo – que a mensagem da coordenadora do Observatório dos Municípios Familiarmente Responsáveis é recebida em Vila Nova de Famalicão, o que coloca o município em grande destaque ao nível do reconhecimento independente das políticas de apoio à família com a obtenção de sete bandeiras de reconhecimento em nove possíveis.

Os programas de apoio às famílias, promovidos pelo município, transversais a todas as faixas etárias, desde a infância à terceira idade, não passam despercebidos às instâncias nacionais que acompanham as melhores práticas das autarquias portuguesas em matéria de responsabilidade familiar. É o caso do alargamento da atribuição das fichas e manuais escolares aos alunos do concelho, da promoção do desporto de reabilitação para as pessoas que sofrem alguma patologia neurológica, músculo-esquelética, respiratória ou oncológica, mas também da criação do Gabinete de Avaliação e Intervenção em Comportamentos Aditivos e Dependências (GAICAD), um organismo multidisciplinar que atua no âmbito da saúde mental e que oferece respostas e ajuda gratuita a quem precisa. Estes foram apenas alguns dos novos argumentos apresentados este ano, que se juntam às inúmeras medidas de apoio à família já existentes.

Para o presidente da Câmara Municipal, Paulo Cunha “as medidas de apoio à família têm, acima de tudo, como objetivo valorizar a família, enquanto alicerce da comunidade, criando condições para que possa desempenhar o nobre papel de cuidar dos seus e, assim, contribuir decisivamente para o desenvolvimento de uma comunidade mais feliz e com maior qualidade de vida”.

Neste sentido “receber este galardão pela sétima vez e pelo sexto ano consecutivo é um enorme motivo de orgulho, pois representa o reconhecimento nacional pela política de família global e integrada, que privilegia a concretização de medidas socialmente eficazes, na melhoria da qualidade de vida dos seus munícipes”.

Ao todo o Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis distinguiu setenta municípios.O observatório avalia iniciativas dos municípios em 12 áreas, entre as quais o apoio prestado à maternidade e paternidade, o apoio às famílias com necessidades especiais, medidas de conciliação entre trabalho e família, serviços básicos, educação, habitação, transportes, saúde, cultura, desporto e tempo livre e participação social.

Na candidatura apresentada, o município de Vila Nova de Famalicão destaca as várias vertentes de intervenção, nomeadamente as políticas orientadas para todas as famílias do concelho, no apoio à sua função de suporte aos filhos mas também aos pais e avós, e ainda às ações destinadas a agregados familiares mais desfavorecidos económica e socialmente, através de ajudas específicas e personalizadas a vários níveis.

Assim, no domínio da educação, para além da oferta dos manuais escolares gratuitos ao 1. E 2.º ciclo sobressai a existência de um terceiro escalão social de apoio às famílias com crianças no pré-escolar e 1.º Ciclo de Ensino Básico (que acresce aos dois escalões nacionais), o Banco de Livros Escolares, os transportes gratuitos, o apoio à aquisição de material didático por parte das famílias mais carenciadas e as bolsas de estudo aos estudantes universitários do concelho.

Na área social destaca-se o Programa Municipal “Casa Feliz” que ajuda as famílias mais carenciadas do concelho a realizarem obras de renovação das suas habitações e que apoia as famílias que mais precisam no pagamento das rendas, assim como os descontos e isenções nas tarifas de água e saneamento para as famílias numerosas e para as mais necessitadas.

Em matéria fiscal, é uma reconhecida mais-valia para as famílias a estabilidade fiscal do município ao longo dos anos, a fixação da taxa do IMI próxima do mínimo legal (0,35%) e a existência de um IMI familiar, que atribui um desconto no pagamento do imposto de 40 euros para as famílias com dois filhos e de 70 euros para as famílias com três ou mais dependentes.

O acesso das famílias à fruição cultural e à prática desportiva tem também merecido uma atenção especial da autarquia que tem instituído o Cartão Jovem Municipal, o Cartão Sénior Feliz e o Cartão do Voluntário com descontos significativos em diversas atividades e no acesso aos transportes públicos no concelho, para além de outros benefícios.

Recorde-se que o Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis é uma iniciativa da Associação Portuguesa de Famílias Numerosas, em parceira com Instituto da Segurança Social, tendo como principais objetivos acompanhar, galardoar e divulgar as melhores práticas das autarquias portuguesas em matéria de responsabilidade familiar.

Famalicão: Clorosol atingida por incêndio de grandes dimensões

A Clorosol, localizada na freguesia de Mouquim, em Vila Nova de Famalicão foi, na madrugada desta sexta-feira, atingida por um violento incêndio.

O alerta para o fogo foi dado aos bombeiros cerca das 00h30 e os primeiros relatos que chegaram à Cidade Hoje, provenientes de vizinhos, davam conta de chamas altas e uma densa coluna de fumo.

Graças à rápida intervenção dos Bombeiros Voluntários Famalicenses e Viatodos, foi possível fazer um combate eficaz e evitar a propagação das chamas para a restante unidade industrial que se dedica ao fabrico de embalagens e detergentes.

Desconhece-se o que terá motivado o fogo nem os estragos causados.

Não há informações da existência de feridos.

[notícia atualizada às 01h24 com informação sobre corporações que estiveram envolvidas no combate às chamas e ponto de situação]

FamaBoys ‘invadem’ hotel onde descansa o F.C.Famalicão antes do jogo com o Gil Vicente

Várias dezenas de adeptos invadiram, esta quinta-feira à noite, a zona de estacionamento da unidade hoteleira onde está hospedada a equipa do Futebol Clube de Famalicão, a par da N206, em Gavião.

Com tarjas e elementos pirotécnicos, os FamaBoys gritaram cânticos numa atitude de apoio e motivação para a equipa que, na tarde desta sexta-feira, defronta o Gil Vicente, em Barcelos.

 

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Vila Nova 1931 (@vila_nova_1931)

APPACDM fecha em Famalicão depois de penhora que também não permite pagar salários

A direção da APPACDM Braga decidiu encerrar, por tempo indeterminado, os Centros de Atividades e Capacitação para a Inclusão, localizados nos concelhos de Vila Nova de Famalicão, Braga, Vila Verde e Esposende.

Na origem da decisão, está uma penhora ocorrida na última semana, por parte do Instituto de Gestão Financeira da Segurança Social, na ordem dos 300 mil euros, que deixou a instituição “esvaziada de suporte financeiro”, pode ler-se num comunicado a que a nossa redação teve acesso.

No mesmo documento, assinado pelo diretor da APPACDM Braga, Bruno Silva, é deixada a informação de que não vai ser processado qualquer pagamento de salário no presente mês de março.

Os atuais responsáveis da APPACDM explicam ainda que a penhora ocorrida recentemente está relacionada com “incumprimentos sucessivos da direção anterior”, não conseguindo, para já, avançar com uma data para a resolução do problema.

A Cidade Hoje sabe que, na sequência destes acontecimentos, a atual direção da APPACDM Braga irá reunir com a Segurança Social. O encontro deverá acontecer no decorrer da próxima semana.

 

 

Famalicão: GD Joane a dez minutos de regressar ao primeiro lugar da pró nacional

O Conselho de Disciplina da AF Braga determinou que devem ser jogados os minutos em falta da partida entre o Forjães e o Joane. Este jogo, da vigésima primeira jornada da pró nacional, foi interrompido aos 80 minutos, porque o árbitro entendeu não ter condições de segurança para prosseguir com a partida, quando a equipa joanense vencia, confortavelmente, por 1-3.

Deste modo, a equipa de Duarte Nuno está a pouco mais de dez minutos para regressar ao primeiro lugar da principal prova da AF Braga. Com 26 jornadas disputadas, o Maria da Fonte lidera com 54 pontos, mais dois que o Joane que tem a conclusão daquela partida por fechar.

Acresce à decisão do Conselho de Disciplina uma multa de 100 euros para o Forjães, duplicando para o Joane, ou seja 200 euros. Às duas equipas é aplicado um jogo de interdição. Os dois emblemas são, ainda, obrigados a pagar as custas do processo. Esta decisão do Conselho de Disciplina foi conhecida na noite desta quinta-feira.

Recorde-se que após a decisão do árbitro, os treinadores do Forjães e do Joane manifestaram o seu desacordo pelo fim abrupto da partida. Ambos consideraram que, após o terceiro golo joanense, nada aconteceu para que o árbitro tomasse a decisão que tomou.

Famalicão: Nuno Melo toma posse como ministro da Defesa na terça-feira

Após a audiência com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, ao final da tarde desta quinta-feira, é oficial o elenco ministerial do XXIV Governo Constitucional, liderado por Luís Montenegro.

Do elenco faz parte o famalicense Nuno Melo, que será o ministro da Defesa.

A tomada de posse do novo executivo acontece na próxima terça-feira, dia 2 de abril, às 18h00, no Palácio Nacional da Ajuda, enquanto a dos Secretários de Estado é na sexta-feira, 5 de abril, também pelas 18h00, no mesmo local.

Nuno Melo, líder do CDS desde 2022, é advogado e foi eleito deputado nas legislativas de 1999, 2002 e 2005. Em 2009, liderou lista do CDS-PP às eleições europeias, tornando-se deputado no Parlamento Europeu, cargo que vai abandonar. É, ainda, presidente da Assembleia Municipal de Famalicão.

Recorde-se que nas legislativas de 10 de março, Nuno Melo, natural da vila de Joane, era o segundo da lista da Aliança Democrática (PSD/CDS/PPM) pelo círculo eleitoral do Porto, onde tem residência.

Famalicão: Nuno Melo deve assumir a pasta da Defesa

O famalicense Nuno Melo deverá assumir a pasta da Defesa no governo de Luís Montenegro.

Nuno Melo, líder do CDS, é advogado e foi eleito deputado nas legislaturas de 1999, 2002 e 2005. Em 2009, encabeçou a lista do CDS-PP às eleições europeias, tornando-se deputado no Parlamento Europeu. É, ainda, presidente da Assembleia Municipal de Famalicão.

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, vai ser recebido esta quinta-feira, às 18 horas, pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, numa audiência em que vai apresentar o elenco dos ministros do XXIV Governo Constitucional.