Famalicão e cidade americana estreitam relações

Famalicão e Fort Collins já formalizaram a sua relação de cooperação, numa sessão que decorreu no dia 22 de outubro, online, por causa da pandemia. A relação entre os dois municípios já existe desde 2018 e o objetivo é fortalecer estes laços. «Estamos muito contentes com a cooperação que temos tido nos últimos dois anos, mas ainda mais entusiasmados com as relações que vamos estabelecer no futuro». Foi desta forma que o City Manager de Fort Collins, Darin Atteberry, comentou a assinatura do memorando de entendimento entre a cidade norte-americana do estado do Colorado e o município de Vila Nova de Famalicão.

Esta assinatura decorreu no âmbito do Programa Internacional de Cooperação Urbana onde participaram responsáveis de várias cidades parceiras, tais como Gary Miller, vice-mayor do Liverpool, e Carlos Calvelo, alcaide de Arteixo.

Os municípios de Famalicão e Fort Collins vão cooperar numa série de medidas. Por exemplo, a Famalicão interessa as políticas de mobilidade de Fort Collins, e que podem ser aplicadas na cidade que a autarquia famalicense quer construir para o futuro, nomeadamente a Rede Urbana Pedonal e Ciclável.

Fort Collins inspirou-se no sofá amarelo da cidadania de Famalicão, uma das marcas do Festival Famalicão Visão’25, para mobilizar a sua comunidade e envolvê-la no debate do Plano para as Alterações Climáticas.

Mas há outros domínios de interesse como participação social e economia circular. Comprometem-se, por isso, a manter o contacto através de conferências, visitas técnicas e outras atividades.