Famalicão: Doentes acamados ainda aguardam oportunidade para vacinação contra a covid-19

Os doentes acamados que não têm possibilidade de se deslocarem ao Centro de Vacinação de S. Cosme terão uma solução brevemente, anuncia Sá Machado, diretor do ACES (Agrupamento de Centros de Saúde).

A farmacêutica Pfizer está a desenvolver doses únicas para serem administradas ao domicílio pelas equipas de enfermagem.

Isto porque atualmente cada frasco da Pfizer dá para seis vacinas e uma vez aberto as vacinas têm que ser administradas de imediato. Para não serem desperdiçadas doses de vacinas, a farmacêutica norte-americana desenvolveu a dose única.

Sá Machado revelou ao Cidade Hoje que ninguém vai ficar para trás e que aguarda a chegada das doses únicas para que os doentes dependentes também possam ser vacinados.

Famalicão: Paulo Cunha é o número dois da Aliança Democrática às eleições europeias

O Conselho Nacional do PSD aprovou, na noite desta segunda-feira, a lista de candidatos ao Parlamento Europeu. O famalicense Paulo Cunha será o número dois, atrás do cabeça de lista Sebastião Bugalho.

PSD e CDS vai ao ato eleitoral coligados, enquanto Aliança Democrática.

Paulo Cunha assume a nomeação “com orgulho, entusiasmo e espírito de missão.
Quem me conhece sabe bem do meu compromisso com os valores da democracia, da justiça, da cidadania e da solidariedade. Sinto-me motivado, confiante e preparado para representar os interesses e as aspirações dos portugueses na União Europeia”, escreveu nas redes sociais.

Mário Passos, presidente da Câmara Municipal, também já reagiu, afirmando que “Portugal e Famalicão não poderiam ficar em melhores mãos na Europa”. Sobre Paulo Cunha diz que é “um político com rasgo e capacidade para dar o melhor por Portugal”.

Paulo Cunha, vice-presidente nacional do PSD, lidera a distrital e foi, durante dois mandatos, presidente da Câmara Municipal de Famalicão. Do seu percurso político também fez parte a presidência da Concelhia do PSD famalicense.

Famalicão: Professores do AE Terras do Ave ultimam projeto Erasmus na Bélgica

Três professores do Agrupamento de Escolas Terras do Ave – Alberto Costa, Almerindo Oliveira e Isabel Alberto – participaram na terceira e última reunião transnacional do projeto Erasmus+ “Shared (Hi)stories”, que decorreu em Mons, na Bélgica.

À medida que a implementação do projeto entra na fase final, foram abordados aspetos fundamentais, abrindo o caminho para uma conclusão bem-sucedida. Durante as sessões, discutiram-se questões relativas à gestão do projeto, ao website e mapa interativo, ao Curso de Formação de Professores, aos Planos de Aula e Guia DIY, à criação de um canal YouTube e às estratégias de disseminação do projeto.

Os parceiros «demonstraram, mais uma vez, um compromisso inabalável com os objetivos do projeto, fortalecendo ainda mais as relações e parcerias dentro da comunidade educacional europeia», analisou o diretor do agrupamento.

Famalicão: Projeto ANIMA, da PASEC, mobiliza mais de quatro mil participantes

O ANIMA 2024 – Encontro Internacional de Animação Sociocultural – deu por concluído o plano de ação, com registo de mais de 4100 participantes que, entre março e abril, estiveram envolvidos em várias atividades.

Com o tema “O Eu, o Nós e a minha melhor versão” foram abordados os subtemas “Jovens na sua melhor versão…”, “Lideranças e Mediadores…na sua melhor versão…” e “Projetos de Educação Não Formal na sua melhor versão…”.

Um dos pontos altos foram os Campos de Formação Internacionais que tiveram lugar em Terras do Bouro (Gerês), com 30 jovens, e na Lousã, com 20. Nos dois locais decorreram várias masterclasses, workshops de projeto, trabalho cooperativo e apresentação de projetos simulados de intervenção comunitária, bem como treino de competências de liderança, autorregulação, resolução de problemas e gestão de equipas e, ainda, atividades de “team-building”.

Ainda no âmbito do ANIMA decorreu o Concurso de Ideias “Plano de Combate 2024” com o tema “Jovens na sua melhor versão…”, que mobilizou mais de 1700 participantes e as três sessões dos espetáculos “O Eu, o Nós e a minha melhor versão…” com mais de 1050 espetadores e participantes.

Houve, ainda, um roteiro temático sobre o tema geral do ANIMA que passou por mais de uma centena de grupos juvenis durante o passado mês. As atividades do ANIMA 2024 foram apoiadas pelo Programa Erasmus + da União Europeia.

Esta foi mais uma atividade da associação famalicense Pasec – Plataforma de Animadores Socioeducativos e Culturais

Famalicão: Presidente da Câmara no 25.º aniversário do Museu da Guerra Colonial

Mário Passos participa, esta terça-feira, pelas 16 horas, nas comemorações do 25.º aniversário do espaço museológico, situado no Lago Discount, em Ribeirão.

O Museu da Guerra Colonial, que pertence à Rede de Museus de Vila Nova de Famalicão, nasceu em 1999, com o intuito de transmitir ao visitante um real conhecimento sobre este período da história de Portugal, contado por quem o viveu e sentiu na primeira pessoa.

Todo o acervo foi cedido ou doado por antigos combatentes ou seus familiares, delegações da Associação dos Deficientes das Forças Armadas e pelos vários ramos das Forças Armadas Portuguesas.

Famalicão: Praça D. Maria II recebe mercado dedicado à arte da costura

O centro da cidade recebe, no próximo fim de semana, o Mercado “Linhas e Trapos”, dedicado à arte da costura e em “linha” com a sustentabilidade. Na Praça D. Maria II estão perto de duas dezenas de especialistas na arte de manejar a agulha. O mercado, de entrada livre, vai funcionar no sábado, das 10h00 às 23h00, e no domingo, das 10h00 às 18h00.

Haverá, também, programação cultural, no domingo, com coreografias pela ARTIS – Academia de Bailado, às 14h00, e o concerto de Ângela Silva, que vai “Cantar Abril”, a partir das 16h00.

O Mercado das Linhas e Trapos insere-se no projeto municipal “Vai à Vila!”. Trata-se de uma iniciativa de animação regular do centro de Famalicão que arrancou no ano passado e preenche os fins de semana, conciliando o novo centro urbano com uma dinâmica cultural e lúdica intensa. Toda programação do “Vai à Vila” em www.famalicao.pt

Famalicão: Academia Sénior chega a Delães

Há uma nova Academia Sénior no concelho. Em Delães está décima segunda do projeto municipal que tem por objetivo combater a exclusão social e o isolamento da população sénior, promover o envelhecimento ativo e a qualidade de vida, fomentando a formação científica, pessoal, social e cívica, através de práticas de aprendizagem e de sociabilização.

A nova resposta social foi apresentada, no passado sábado. Mário Passos marcou presença na tomada de posse dos novos órgãos sociais da Academia Sénior de Delães e na inauguração do espaço onde a associação vai desenvolver o trabalho de promoção de atividades para os seniores da freguesia, a Casa de Delães.

A nova Academia Sénior junta-se, assim, aos projetos de Requião, Carreira e Bente, Gavião, Gondifelos, Joane, Nine, Oliveira Santa Maria, Pedome, Riba de Ave, Vila Nova de Famalicão e TUSEFA.

Desde a implementação da primeira Academia Sénior «que traçamos como meta alargar esta rede a outras freguesias do concelho», apontou o edil famalicense, referindo, ainda, o «particular carinho» que sente por este projeto que, segundo analisa, «está a gerar sorrisos nos nossos seniores e isso não tem preço».

O presidente da Câmara Municipal fala em projetos «muito dinâmicos e independentes, que refletem o espírito da comunidade, sendo uma mais valia na ocupação dos tempos livres, pelas iniciativas de convívio, de participação cívica e de voluntariado social».