Famalicão: Deputado Nuno Sá reclama do Governo apoio para a Casa Abrigo das Lameiras

Nuno Sá, deputado na Assembleia da República, reclama investimento para a Casa Abrigo das Lameiras. Este pedido foi dirigido à Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, numa audição parlamentar.

O deputado socialista chamou a atenção para a necessidade de o Governo continuar a investir nas políticas de combate à violência doméstica e apoio às suas vítimas, dando como exemplo da Casa Abrigo da Associação de Moradores das Lameiras.

Desde 2006 que a IPSS das Lameiras tem capacidade para receber até seis pessoas a precisarem de apoio. Em 2009, a Associação adquiriu um apartamento que permite acolher mais seis pessoas, mas não conseguiu o apoio necessário da Segurança Social para custear as despesas diárias com essas pessoas.

Recorde-se que o Programa Casa Abrigo efetiva-se por protocolo entre a Segurança Social e as Instituições Particulares de Solidariedade Social, sendo paga às IPSS uma verba de cerca de mil euros por cada vítima acolhida e o valor desta comparticipação mantém-se inalterado há muitos anos.

Nuno Sá lembra que os dados e estudos indicam que a pandemia aumentou a violência doméstica e, especificamente, a violência contra as mulheres. O deputado baseia-se nos dados que indicam um aumento dos pedidos de ajuda e de alojamento para proteção das vítimas.