FAMALICÃO DANÇA ESTE SÁBADO

Na noite deste sábado, dia 4 de novembro, tem lugar no pavilhão municipal de Famalicão, a Taça da Europa de Latinas e a final da Taça de Portugal de Danças Standard e Latinas. Pelo quarto ano consecutivo, esta é uma organização da Gindança, com apoio da Câmara Municipal de Famalicão e do IPDJ.

Na Taça da Europa de Latinas estarão 19 pares em representação da Alemanha, Áustria, Azerbaijão, Bielorrúsia, Bulgária, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Espanha, Finlândia, França, Hungria, Itália, Letónia, Países Baixos, Polónia, Rússia, Ucrânia, Portugal.

A jurar a competição Famalicão Dança 2017 estarão 14 juízes de prova em representação de 10 países.

Relativamente à final da Taça de Portugal, a organização espera 250 pares; todos aqueles que foram apurados nas várias jornadas que decorreram ao longo deste ano, oriundos de vários pontos do país e de vários escalões etários.

Neste evento desportivo estarão os melhores pares de dançarinos de Portugal e da Europa. No caso da Taça da Europa, foram escolhidos pelas respetivas federações.

Famalicão: Homem fica em estado grave depois de despiste em Oliveira S.Mateus

Um homem ficou, esta sexta-feira, em estado grave, depois do despiste da viatura que conduzia, em Oliveira São Mateus.

O acidente aconteceu em plena EN310, cerca das 18h00.

Para o socorro foram acionados os Bombeiros Voluntários de Riba d’Ave e a VMER.

A GNR tomou conta da ocorrência.

Famalicão: Brufe já exibe árvore enfeitada com crochê

Ao final da tarde desta sexta-feira foi inaugurada em Brufe uma árvore gigante feita de crochê. O desafio foi lançado à comunidade e o bonito resultado pode ser visto na Praceta dos Combatentes.

Na inauguração, com a presença de centenas de pessoas e cânticos de Natal, o autarca local, Carlos Gomes, enalteceu o espírito comunitário que permitiu concretizar este objetivo, assinalando que o projeto que é agora uma realidade faz prova da solidariedade e amizade, fazendo votos que esta quadra natalícia seja intensamente vivida por todos.

Famalicão: Alunos da EB de Delães exploram a Casa do Território

Os alunos do 3º ano da EB de Delães visitaram a Casa do Território, no Parque da Devesa, no dia 28 de novembro. As crianças tinham como objetivo conhecer melhor o território, as suas personalidades e principais atividades.

Num só espaço ficaram a conhecer Bernardino Machado, Alberto Sampaio, Camilo Castelo Branco e Soledade Malvar. Para além das personalidades, também perceberam que existem museus importantes, com um significativo espólio.

A visita só terminou depois de os alunos conhecerem as indústrias que levam o nome de Vila Nova de Famalicão a todo o mundo, como é o caso de Vieira de Castro, Riopele, Louropel, Continental Mabor e Leica.

Rafael Azevedo, Lara Sampaio e outros meninos, intitulados “Somos os Exploradores”, ficaram encantados com as surpresas deste espaço e, no final, demonstraram os conhecimentos adquiridos.

 

Famalicão: Gala do Centenário da AF Braga premeia desporto famalicense

A Associação de Futebol de Braga reuniu, esta quarta-feira, cerca de 300 pessoas num jantar comemorativo, que assinalou o culminar do centenário da associação.
O jantar decorreu no Altice Fórum e o Município de Famalicão, clubes, atletas e árbitros do concelho foram homenageados.
A Câmara Municipal, representada pelo vereador do Desporto, Pedro Oliveira, recebeu o prémio Reconhecimento e Gratidão e o FC Famalicão, nas competições profissionais, foi distinguido pela subida à Primeira Liga (futebol seniores masculino) e pela participação na final da Taça de Portugal (seniores femininos)
Ana Azevedo, jogadora de futsal, foi alvo do Prémio Mérito Desportivo, enquanto que o Prémio Reconhecimento e Resiliência foi atribuído ao Núcleo de Árbitros. Ainda no setor da arbitragem, João Pinheiro viu ser-lhe reconhecido o Mérito e Carreira.
Todos os clubes do concelho filiados na AF Braga foram alvo do Prémio Reconhecimento e Gratidão pelo mérito e resiliência.

A gala contou com várias personalidades ligadas ao futebol masculino e feminino, futebol de praia e futsal masculino e feminino. José Couceiro representou a Federação Portuguesa de Futebol e Pedro Proença, presidente da Liga de Clubes, também marcou presença.

Famalicão: Quarenta e uma escolas são Amigas da Criança

A distinção promovida pela Confederação Nacional das Associações de Pais, pela editora LeYa Educação e pelo psicólogo Eduardo Sá premiou 41 escolas e jardins de infância e mais de 170 os projetos de Vila Nova de Famalicão com o Selo Escola Amiga da Criança.

Esta iniciativa de âmbito nacional, visa distinguir escolas que concebem e concretizam ideias que contribuam para o desenvolvimento da criança no espaço escolar e, essencialmente, partilhem essas boas práticas.

Os objetivos desta ação passam por envolver a comunidade educativa em projetos que promovam a satisfação dos alunos, dar a conhecer as ideias promovidas pelos estabelecimentos de ensino e proporcionem às crianças e jovens um percurso enriquecedor e um desenvolvimento pessoal e social mais integrado e harmonioso.

Famalicão joga domingo em Braga para a Liga BPI

A oitava jornada da Liga BPI, campeonato nacional de futebol feminino, joga-se este fim de semana, com o FC Famalicão a ter uma curta deslocação a Braga.

A equipa treinada por Marco Ramos joga no domingo, às 15 horas, com o SC Braga, no Estádio 1.º de Maio.

As bracarenses são, atualmente, segundas classificadas, com 18 pontos, enquanto que o Famalicão é quinto, com 12 pontos.
Na jornada passada as famalicenses empataram, a um golo, com o Sporting, enquanto que o Braga perdeu, 3-0, com o Benfica, líder isolado com 21 pontos.

Foto arquivo