Famalicão Dança apura campeões nacionais e do mundo

ORGANIZAÇÃO GINDANÇA

A Academia Gindança volta a organizar o Famalicão Dança 2021 AMCO, após um ano de interregno devido à pandemia. Está marcado para sábado, no pavilhão municipal. Contempla a 3.ª prova do Circuito Nacional de Dança Desportiva; o Campeonato Nacional de 10 Danças Adultos Open e Seniores 1 Open; a Taça do Mundo de Adultos Open Latinas.

As danças latinas são o Samba, Cha Cha Cha, Rumba, Paso Doble e Jive; as standard são a Valsa Inglesa, Tango, Valsa Vienense, Slow Foxtrot e Quickstep.

Os organizadores estão «muito orgulhosos por merecerem esta atribuição de provas» e agradecem o apoio do município de Famalicão e do Instituto Português do Desporto e Juventude, além das empresas.

A Taça do Mundo será disputada no escalão de adultos da modalidade em latinas, trazendo até si pares de 27 países e continentes diferentes, um recorde.

Nesta prova será apurado o par campeão da Taça do Mundo de 2021 em Adultos Latinas. A avaliação da prestação dos atletas em prova na Taça do Mundo no “Famalicão Dança 2021 AMCO” será da responsabilidade de 11 Juízes de Prova com licença da Federação Mundial de 10 países diferentes, assim como um vasto leque de júris nacionais ainda a serem nomeados pela federação portuguesa de dança desportiva para as provas nacionais.

Neste dia serão apurados também os campeões nacionais de Adultos Open e Seniores 1 Open a 10 danças, que serão os representantes de Portugal nas provas de maior importância como os Campeonatos da Europa e do Mundo. São atletas com idades compreendidas entre os 5 e os 70 anos de idade, que irão estar em pista a contagiar o público com o seu prazer de dançar.

A lotação do pavilhão este ano será mais reduzida, no entanto será possível pela primeira assistir a uma competição de dança ao vivo. Para adquirirem bilhetes e obterem mais informações devem entrar no site www.famalicaodanca.com

Desde 2014 que Vila Nova de Famalicão se vem afirmando como local de eleição para a prática de Dança Desportiva e realização de provas de grande importância. A Gindança tem vindo a aperfeiçoar o trabalho apresentado.

A organização, enquanto entidade associativa, diz que «tem muito orgulho em concretizar um projeto com esta importância em Vila Nova de Famalicão, por valorizar fortemente a prática desportiva», considerando que é, também, um elemento «de forte promoção e divulgação da modalidade».

Para montar um espetáculo destes é necessária, também, uma equipa de grandes profissionais de som, luz e imagem, uma vez que terá divulgação em programas de tv, live streaming para sites nacionais e internacionais, nomeadamente Federação Mundial e DSI England, de transmissão em direto de todas as provas que integram o evento.

Em permanência irão publicar informações de atualização em www.famalicaodanca.com , através do Facebook e Instagram.

F.C.Famalicão vence AVS (3-1)

O Futebol Clube de Famalicão venceu, esta segunda-feira ao final da tarde, o AVS por 3-1, no Estádio Municipal de Famalicão, em partida da 21.ª jornada da I Liga.

Depois de um nulo ao intervalo, o AVS adiantou-se no marcador aos 50 minutos por Diego Duarte, mas a equipa famalicense respondeu com golos de Justin de Haas (54’), Joujou (63’) e Umar Abubakar (67’), consumando a reviravolta e garantindo os três pontos diante dos seus adeptos.

O encontro terminou com triunfo justo do Famalicão, que confirmou a superioridade na segunda parte.

Famalicão: Corte no abastecimento de água a Joane

Esta terça-feira, entre as 14 e as 16 horas, será interrompido o abastecimento de água na vila de Joane. As ruas do Romão, Monte S. João, Agra de Santo André e a Avenida da Tapada serão as áreas afetadas.

Esta interrupção resulta de trabalhos de higienização no reservatório situado no lugar da Tapada.

Famalicão: PCP abre nova dinâmica de intervenção política

O Centro de Trabalho do PCP em Vila Nova de Famalicão realizou, no dia 7, a primeira iniciativa do ciclo “Anda Daí”, uma nova dinâmica de intervenção política, ideológica e cultural, com o objetivo de ajudar a «pensar criticamente, organizar coletivamente e intervir politicamente».

A sessão inaugural foi dedicada à reflexão sobre a hegemonia cultural e a dominação imperialista, «temas essenciais para compreender os mecanismos que sustentam a exploração e a negação de direitos», sublinha.

A próxima iniciativa do ciclo Anda Daí realiza-se no dia 7 de março, sob o tema “105 anos de história, presente e futuro”, integrando-se nas comemorações do percurso centenário do PCP.

Segundo o partido, ao longo deste ciclo de palestras serão abordados temas como o fascismo, a guerra, a dominação e a resistência, recuperando histórias e experiências «silenciadas e promovendo momentos de convívio popular, solidariedade e construção coletiva».

O PCP afirma que o Centro de Trabalho é um espaço «vivo de resistência, encontro e construção coletiva» dirigido a militantes e não militantes. «Num concelho que necessita de mais debate político, mais cultura e maior participação popular, o PCP reforça a sua opção por uma intervenção próxima, consequente e ligada aos problemas reais da população», realça.

Famalicão: Congresso de Educação sobre “Feridas Invisíveis”

A FECAPAF – Federação Concelhia das Associações de Pais de Vila Nova de Famalicão organiza, no próximo dia 21 de fevereiro, o I Congresso de Educação sobre “Feridas Invisíveis”.

O evento, que terá lugar no Multiusos de Nine, entre as 09h30 e as 18h00, pretende lançar um debate urgente sobre temas críticos no desenvolvimento infantojuvenil, como o abuso sexual infantil e o bullying. Para tal, reúne especialistas nas áreas da educação, saúde e justiça.

O objetivo passa por capacitar a comunidade, desde pais, professores e técnicos, para a sinalização precoce e para uma articulação mais eficaz entre a família, a escola e a justiça.

A FECAPAF conta com a colaboração da Confederação Nacional das Associações de Pais e o Instituto de Apoio à Criança.

Entrada gratuita, mas sujeita a inscrição. Link para inscrição: https://forms.gle/CHK67ipubNAm1N3Q7

Famalicão: GD Natação, solidário com Leiria, recolhe bens

O Grupo Desportivo de Natação uniu-se ao Clube Náutico de Leiria para ajudar na catástrofe que atingiu a região centro do país. Neste sentido, o clube famalicense está a recolher bens essenciais para quem mais precisa.
Kits de higiene pessoal, produtos de limpeza, alimentos, água e cobertores podem ser entregues na secretaria do GD Natação, nos seguintes dias: segunda-feira, 8h00 às 10h00; 15h às 20h30; de terça a sexta-feira, das 15h00 às 20h30; e ao sábado 10h00 às 12h30.
Neste momento, são especialmente necessários enlatados, leguminosas prontas a consumir, bolachas e cereais. Também estão a ser pedidos cremes de corpo para idosos, fraldas e produtos de higiene pessoal.

Recusaram-se a fazer o teste do álcool

Este fim de semana, nas cidade de Famalicão, Braga e Barcelos, a PSP deteve quatro pessoas, com idades compreendidas entre os 23 e 44 anos, pelo crime de desobediência.

No decurso de uma fiscalização, os suspeitos recusaram-se a efetuar o teste do álcool. Foram, depois, notificados para comparecerem junto dos respetivos Tribunais.