Famalicão Dança apura campeões nacionais e do mundo

ORGANIZAÇÃO GINDANÇA

A Academia Gindança volta a organizar o Famalicão Dança 2021 AMCO, após um ano de interregno devido à pandemia. Está marcado para sábado, no pavilhão municipal. Contempla a 3.ª prova do Circuito Nacional de Dança Desportiva; o Campeonato Nacional de 10 Danças Adultos Open e Seniores 1 Open; a Taça do Mundo de Adultos Open Latinas.

As danças latinas são o Samba, Cha Cha Cha, Rumba, Paso Doble e Jive; as standard são a Valsa Inglesa, Tango, Valsa Vienense, Slow Foxtrot e Quickstep.

Os organizadores estão «muito orgulhosos por merecerem esta atribuição de provas» e agradecem o apoio do município de Famalicão e do Instituto Português do Desporto e Juventude, além das empresas.

A Taça do Mundo será disputada no escalão de adultos da modalidade em latinas, trazendo até si pares de 27 países e continentes diferentes, um recorde.

Nesta prova será apurado o par campeão da Taça do Mundo de 2021 em Adultos Latinas. A avaliação da prestação dos atletas em prova na Taça do Mundo no “Famalicão Dança 2021 AMCO” será da responsabilidade de 11 Juízes de Prova com licença da Federação Mundial de 10 países diferentes, assim como um vasto leque de júris nacionais ainda a serem nomeados pela federação portuguesa de dança desportiva para as provas nacionais.

Neste dia serão apurados também os campeões nacionais de Adultos Open e Seniores 1 Open a 10 danças, que serão os representantes de Portugal nas provas de maior importância como os Campeonatos da Europa e do Mundo. São atletas com idades compreendidas entre os 5 e os 70 anos de idade, que irão estar em pista a contagiar o público com o seu prazer de dançar.

A lotação do pavilhão este ano será mais reduzida, no entanto será possível pela primeira assistir a uma competição de dança ao vivo. Para adquirirem bilhetes e obterem mais informações devem entrar no site www.famalicaodanca.com

Desde 2014 que Vila Nova de Famalicão se vem afirmando como local de eleição para a prática de Dança Desportiva e realização de provas de grande importância. A Gindança tem vindo a aperfeiçoar o trabalho apresentado.

A organização, enquanto entidade associativa, diz que «tem muito orgulho em concretizar um projeto com esta importância em Vila Nova de Famalicão, por valorizar fortemente a prática desportiva», considerando que é, também, um elemento «de forte promoção e divulgação da modalidade».

Para montar um espetáculo destes é necessária, também, uma equipa de grandes profissionais de som, luz e imagem, uma vez que terá divulgação em programas de tv, live streaming para sites nacionais e internacionais, nomeadamente Federação Mundial e DSI England, de transmissão em direto de todas as provas que integram o evento.

Em permanência irão publicar informações de atualização em www.famalicaodanca.com , através do Facebook e Instagram.

Histórico edifício de Famalicão ganha nova vida: Bar do grupo Classe abre nas próximas semanas

O emblemático edifício da Praça D. Maria II, que durante décadas acolheu o principal balcão da Caixa Geral de Depósitos em Vila Nova de Famalicão, vai ganhar uma nova vida nas próximas semanas. O imóvel, que esteve devoluto durante décadas, está a ser transformado num bar do grupo Classe, com um conceito descontraído e que promete ser o ponto de encontro dos famalicenses no período do final da tarde / início da noite.

O novo espaço vai funcionar no rés do chão do edifício de arquitetura moderna, construído em meados do século XX e situado na esquina com a Rua de Santo António.

A abertura está prevista para muito breve, entre o final de 2025 e o início de 2026, após a conclusão das obras de adaptação.

Famalicão: Equipa feminina está nos quartos de final da Taça de Portugal

O FC Famalicão venceu, na tarde deste sábado, o CF Benfica e segue para os quartos de final da Taça de Portugal.

Em casa do adversário, as famalicenses levaram a melhor, por 1-2, após prolongamento. Na primeira parte, a equipa da casa adiantou -se no marcador e antes do intervalo o Famalicão empatou. Na segunda metade do encontro não houve golos. No prolongamento, logo nos primeiros minutos, Meriva colocou o Famalicão em vantagem que se manteve até ao apito final.

As duas equipas são do mesmo escalão – segunda divisão – estando ambas apuradas para a fase de campeão nacional.

Famalicão: Condutor foge depois de atropelar jovem em passadeira

Uma jovem de 18 anos foi atropelada na tarde desta sexta-feira, cerca das 18h40, enquanto atravessava uma passadeira na Avenida do Mosteiro, em Oliveira Santa Maria, Famalicão.

O condutor envolvido colocou-se em fuga após o acidente. A vítima recebeu assistência no local pelos Bombeiros Voluntários de Riba d’Ave e foi posteriormente transportada para o Hospital de Famalicão.

A GNR tomou conta da ocorrência e está a recolher informações sobre o veículo, descrito como um ligeiro de mercadorias de cor cinzenta. As autoridades apelam a quem possa ter testemunhado o atropelamento que contacte de imediato a GNR.

Famalicão: Associação pede esclarecimentos sobre desmatamento na Mata da Boa Reguladora

A Associação Famalicão em Transição veio a público pedir esclarecimentos à Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão sobre o desmatamento em corte raso realizado, em novembro de 2025, na área da Mata da Boa Reguladora.

Segundo o presidente da associação, Gil Pereira, a situação gera “profunda preocupação”, uma vez que grande parte da mata foi destruída “sem que estivesse concluído o processo de revisão do Plano Diretor Municipal (PDM)”.

A associação recorda que a 2.ª revisão do PDM propõe reclassificar o terreno como solo urbanizável. Contudo, foi apresentada uma proposta alternativa que defende a preservação do espaço como área verde florestal e agrícola, integrada na Estrutura Ecológica Municipal, de forma a travar a urbanização e a degradação ambiental.

Para Gil Pereira, esta operação “segue em contramão com as orientações de combate às alterações climáticas”, alertando para o papel essencial das zonas arborizadas na regulação da temperatura, no controlo das águas pluviais e na mitigação de cheias.

A Associação lamenta ainda a ausência de resposta do município às propostas apresentadas em sede de consulta pública.

Famalicão: Receção ao Estoril é para «regressar às vitórias» (c/vídeo)

Depois do desaire com o Braga, na jornada anterior, a receção ao Estoril é «um jogo importante para regressar às vitórias». É assim que Sorriso olha para o jogo contra os “canarinhos”, equipa que o FC Famalicão defrontou e eliminou, recentemente, na Taça de Portugal. Entre um e outro jogo a grande diferença «é que jogamos em casa», nota o extremo brasileiro.

A semana correu bem «e estamos preparados para fazer um bom jogo» na tarde deste domingo, às 15h30, no Estádio Municipal.

Sorriso diz-se bem adaptado ao clube e ao treinador que «nos apresenta as propostas para o jogo, explica-nos com clareza e deixa-nos leves para fazermos bons jogos».

Sobre os companheiros que compõe um plantel «muito jovem», Sorriso diz que são «muito competitivos e isso só eleva o nível».

Confira as declarações de Sorriso que, esta época, esteve em 15 jogos, sendo autor de dois golos e duas assistências. Números que quer melhorar, mas o importante «é ajudar o grupo».

Famalicão: Exposição Camiliana já recebeu milhares de visitas em Braga

A exposição «Livro Aberto – Camillo: Rotas do Escritor» que integra o projeto «Rotas de Camilo» já foi visitada por milhares de pessoas no Largo de São João do Souto, em Braga, onde permanece até ao dia 4 de janeiro.

Painéis ilustrados, excertos literários e referências à rota camiliana celebram a memória de Camilo Castelo Branco, num projeto coordenado pelo Município de Famalicão que conta com a colaboração de várias entidades parceiras.

Este evento cultural integra a programação do Festival Literário Utopia e conta com o financiamento do Programa NORTE 2030.