Famalicão: Criada linha de apoio psicológico para profissionais

A Clínica Oldcare Saúde e Bem-Estar de Vila Nova de Famalicão criou uma linha de apoio psicológico para profissionais de saúde, inteiramente gratuito e sob anonimato.

Segundo a diretora, Susana Dias, «o objetivo é proporcionar apoio a quem tem estado na linha de frente ao combate à covid-19», reconhecendo que os profissionais de saúde estão «sobrecarregados e sob forte pressão, desde a primeira onda da pandemia e agora ainda mais com o agravamento da pandemia».

A diretora clínica da Oldcare considera que é «essencial cuidar de quem cuida», destacando que «há profissionais exaustos, com ansiedade, stresse crónico, depressão e síndrome de Burnout».

Considerando que além dos equipamentos, os recursos humanos são parte indissociável da prestação de cuidados de saúde aos doentes, Susana Dias reconhece que «precisamos dos profissionais de saúde e as suas famílias precisam dos pais, mães, filhos, maridos, esposas que eles são. Precisamos cuidar dessas pessoas e procurar ajudar a evitar o esgotamento físico e mental que, infelizmente, muitos já sentem».

Recorde-se que, em abril, a Oldcare criou uma Linha de Apoio Psicológico para ajudar as pessoas a cuidar da saúde mental durante a pandemia da covid-19. O serviço foi realizado de forma gratuita e registou um balanço positivo.

Segundo a Oldcare, a maior parte das chamadas foi efetuada por pessoas com doenças mentais pré-existentes e que precisavam de apoio médico. Também foram registadas muitas chamadas feitas por pessoas com crise de ansiedade devido ao isolamento social e contactos feitos por pessoas que estão a viver momentos emocionalmente difíceis devido à perda de familiares próximos com covid-19.

Most Popular Topics

Editor Picks