Famalicão cria novas áreas de reabilitação urbana em Joane e no eixo Bairro – Delães

Os empresários e proprietários de edifícios e espaços localizados nos núcleos urbanos da Vila de Joane e no eixo das freguesias de Bairro e Delães já podem aceder a benefícios fiscais e apoios financeiros para a reabilitação urbana.

A proposta para a delimitação de duas novas Áreas de Reabilitação Urbana (ARU) na Vila de Joane e no Eixo Bairro-Delães, no concelho famalicense, foram aprovadas na última reunião do executivo municipal e já é possível os proprietários candidatarem-se aos diversos benefícios. A estas novas ARU juntam-se as já existentes na cidade de Vila Nova de Famalicão e em Riba de Ave e Oliveira S. Mateus. Para breve, está a criação da ARU de Ribeirão – Lousado.

A reabilitação, a atração de novos investimentos e o desenvolvimento dos principais núcleos urbanos do concelho têm constituído uma aposta estratégica do município famalicense, nos últimos anos. Paulo Cunha está determinado em dinamizar os centros urbanos, revitalizando o património local, cativando novos investidores e melhorando a qualidade de vida das populações.

“Estamos empenhados em requalificar e revitalizar os principais núcleos urbanos do concelho, somando ao investimento público o investimento privado de forma a tornarmos estes espaços mais atrativos e funcionais, qualificando o parque habitacional, mas também dando nova vida ao comércio e à indústria, proporcionando um desenvolvimento mais equilibrado e harmonioso do território”, afirmou a propósito o presidente da Câmara Municipal.

A delimitação das ARU gera um conjunto de benefícios fiscais associados aos impostos municipais sobre o património designadamente no IMI, e no IMT, mas também no que diz respeito às mais valias, IRS, IRC, rendimentos prediais e nas taxas de apreciação de processos, e de operações urbanísticas e de vistorias, entre outros ganhos. Por outro lado, no quadro global das vantagens e benefícios associados a processos de reabilitação urbana, a delimitação das ARU permitem ainda aos proprietários aceder a apoios e incentivos financeiros à reabilitação urbana, como por exemplo o IFRRU 2020.

“São condições únicas de incentivo e conforto financeiro para a promoção da reabilitação urbana”, explica Paulo Cunha, salientando que da parte da autarquia “tudo está a ser feito para tornarmos os centros urbanos mais atrativos sob todos os pontos de vista. Queremos centros habitados, com espaço para o comércio e também os serviços, queremos os centros com pessoas e para as pessoas”, salienta.

Neste âmbito, a ARU da vila de Joane tem uma área de 153 ha englobando o eixo da Avenida Mário Soares (ER206), o Centro Cívico de Joane e área de equipamentos, o núcleo rural da Vila Boa e a zona ribeirinha do Pele. Por sua vez, a ARU do Eixo Bairro – Delães com uma área de 188 ha abrange o centro de Bairro, o centro de Delães, o eixo da EN310 e a frente ribeirinha do rio Ave.

Paulo Cunha destaca ainda que “a política de reabilitação constitui uma prioridade de intervenção da autarquia e articula-se com as restantes políticas municipais, nomeadamente nos domínios do urbanismo, habitação, ação social, cultura, mobilidade, ambiente urbano, economia, património imobiliário e finanças e foi desenvolvida e elaborada em paralelo com as estratégias do PDM”.

Tempo quente continua: Sábado com 30 graus previstos

O tempo quente vai continuar nos próximos dias, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, no concelho de Famalicão os termómetros podem ir até aos 30 graus.

Essa máxima está prevista para esta quinta-feira e sábado.

Pode seguir a previsão ao detalhe aqui

Informação Útil: Recolha de Lixo mantém-se no feriado desta quarta-feira

Neste feriado de 5 de outubro (quarta-feira) o serviço de recolha de lixo irá operar dentro dos horários e rotas habituais, informa a autarquia famalicense.

A população do concelho de Vila Nova de Famalicão pode, por isso, colocar o lixo nos locais para a respetiva recolha.

Famalicão: Mulher com cerca de 60 anos ferida em despiste de carro na N206

Uma mulher, com cerca de 60 anos, ficou ferida na sequência de um despiste automóvel, na N206, em Joane.

O sinistro aconteceu cerca das 06h40, na Avenida da Riopele.

A vítima foi assistida no local pelos Bombeiros Voluntários Famalicenses que asseguraram o transporte para a unidade de Vila Nova de Famalicão do Centro Hospitalar do Médio Ave com ferimentos considerados ligeiros.

A GNR tomou conta da ocorrência.

Famalicão: Serviço de Ginecologia e Obstetrícia assinala Semana Mundial do Aleitamento Materno

O Serviço de Ginecologia e Obstetrícia do Centro Hospitalar do Médio Ave está a comemorar a Semana Mundial do Aleitamento Materno. A celebração começou esta terça-feira e prossegue até quinta-feira.

Estão programadas algumas atividades para ajudar e esclarecer eventuais dúvidas a grávidas e puérperas, bem como uma aula de Yoga e massagem para bebés nascidos no CHMA (esta quarta-feira, às 15 horas, na Clínica da Mulher e da Criança), com o objetivo de promover uma maior conexão entre mãe e filho.

«Decidi amamentar, mas não está a correr como esperava» é o tema de uma sessão que decorre na quinta-feira, a partir das 15 horas, na sala de reuniões.

Inscrições através de preenchimento de formulário disponível na página do Facebook Aqui Geramos Sorrisos CHMA

Famalicenses participam no Europeu de Spartan

Hélder Rodrigues e Ricardo Campos, atletas famalicenses, vão participar no próximo fim de semana, no Spartan Europen Championship 2022 (Campeonato Europeu de Spartan), que vai ter lugar em Sussex, Reino Unido.

Nesta prova vão enfrentar 21.3km num terreno acidentado, numa corrida com 35 obstáculos, entre carregar pesos, subir cordas, obstáculos de suspensão, muita lama e também natação.

Recorde-se que as Spartan Race são corridas de obstáculos muito populares, com quase um milhão de participantes por ano em todo o mundo.

Os famalicenses vão competir com outros atletas europeus qualificados através dos resultados obtidos em provas anteriores.

 

FC Famalicão entra na Taça a jogar na Trofa

O FC Famalicão já conhece o adversário da terceira eliminatória da Taça de Portugal. No sorteio realizada esta tarde, na Cidade do Futebol, e já com as equipas da Liga Bwin, a equipa de João Pedro Sousa vai defrontar o vizinho Trofense, equipa da segunda Liga.

Os jogos ditados pelo sorteio disputam-se no fim de semana de 15 e 16 de outubro.